Esta é uma temporada onde o campeonato alemão está mais renhido que o habitual, já que para além do Bayern de Munique e o Leipzig estarem isolados na tabela, equipas principalmente como o FC Koln, Hertha Berlim, Frankfurt e Hoffenheim estão todas numa corrida lado a lado pelos lugares de acesso à Europa.

FC Koln e Hertha Berlim procuram quebrar jejum

Anthony Modeste marcou mais de metade do total de golos do FC Koln esta temporada.

Anthony Modeste marcou mais de metade do total de golos do FC Koln esta temporada.

Estas são duas equipas que já passaram algumas vezes pelas competições europeias, mas não conseguem repetir o feito já há alguns anos, estando esta temporada perto de quebrar o jejum. O FC Koln está a conseguir a melhor temporada desde o início do milénio, tendo começado bem o campeonato alemão e tendo já roubado pontos a equipas como Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Leipzig. Neste momento fora dos lugares de acesso às competições europeias, este conjunto comandado por Peter Stoger ocupa o 7º lugar com 33 pontos, apenas 4 a menos que o 3º classificado Borussia Dortmund, e apenas a 1 de distância de saltar para a zona de acesso à Liga Europa.

Os Billy Goats não conseguem chegar às competições europeias já desde 1992/93, onde nem da 1ª ronda passaram. Ainda assim, esta é uma época onde voltarem aos palcos da europeus está bem dentro do seu alcance, apresentando uma boa organização defensiva, já que contam com a 2ª defesa que menos golos concede. No que toca ao processo ofensivo, o FC Koln é uma equipa exímia no contra-ataque, e esta temporada conta com Anthony Modeste como referência ofensiva, já que apontou 17 golos na Bundesliga esta temporada, mais de metade do total de golos da equipa.

O Hertha Berlim, por sua vez, está a conseguir a melhor temporada desde 2008/09, onde terminaram em 4º lugar, mas depois disso desceram de divisão por duas vezes. Desde 2009/10 que a Velha Senhora não pisa os palcos europeus, já que foi eliminada da 3ª pré-eliminatória no início desta temporada, e procura agora quebrar o jejum, encontrando-se no 6º lugar com 34 pontos, mas ainda longe de o ter seguro. Mais recentemente, o Hertha Berlim tem vindo a cair de forma e a perder demasiados pontos, mas parece ter voltado ao caminho correcto na última jornada ao segurar um empate por 1-1 contra o Bayern de Munique.

Ainda assim, esta continua uma equipa que não se destaca nem por boa organização defensiva nem por boa capacidade ofensiva. Esta Velha Senhora opta muita vez por actuar dentro do seu meio-campo, dá largura ao seu jogo e ataca muito centro do terreno, apostando em passes em desmarcação e contra-ataques, tendo Ibisevic como referência ofensiva, o 7º melhor marcador da Bundesliga com 9 tentos assinalados.

Águias à procura do regresso à Europa

Ao contrário destas equipas, o Frankfurt já venceu uma vez uma competição europeia, batendo o compatriota Borussia M’Gladbach na final da Liga Europa, na temporada de 1979/80, ainda Taça UEFA na altura. Esta temporada as Águias começaram muito bem a temporada, concedendo apenas duas derrotas nos primeiros 14 jogos da Bundesliga, mas recentemente sofreram uma quebra de forma e perderam as duas últimas jornadas, contra o Bayer Leverkusen e Ingolstadt, algo que também foi causado pela vasta onda de lesões que abalou a equipa.

Fora das competições europeias desde 2013/14, é imperativo que o Frankfurt recupere a bela forma que demonstrou no início do campeonato e continue a lutar por um destes 6 primeiros lugares. É de realçar que esta equipa apresenta a 3ª defesa menos batida do campeonato alemão, a seguir ao Bayern de Munique e FC Koln, com apenas 20 golos sofridos, demonstrando uma boa organização defensiva. Contudo, tem pecado na parte da eficácia ofensiva. No geral, este é um conjunto aguerrido que disputa todos os lances. Quando partem para o processo ofensivo, geralmente dão largura ao jogo e atacam maioritariamente pelo lado esquerdo, fazendo vários cruzamentos por jogo e com os remates de longe a serem a sua melhor arma de ataque.

Hoffenheim perto de fazer história

Jovem treinador de 29 anos tem sido fundamental na boa campanha da equipa esta época.

Jovem treinador de 29 anos tem sido fundamental na boa campanha da equipa esta época.

Tal como o Leipzig, este Hoffenheim está a ser uma das maiores surpresas da temporada, sendo esta a sua melhor temporada em toda a história, até porque também só chegou ao principal escalão de futebol alemão em 2008/09. O Hoffenheim está no bom caminho de conseguir pisar os palcos europeus na próxima temporada, encontrando-se nesta altura em 4º lugar com os mesmos pontos que o 3º classificado Borussia Dortmund e provou o sabor da derrota apenas duas vezes desde o início da época, ambas já em 2017, contra o Leipzig e Wolfsburg.

Desde que Julian Nagelsmann assumiu os comandos de treinador principal que foi visto um enorme desenvolvimento na equipa, com este jovem treinador de apenas 29 anos a estar a trabalhar bem a organização defensiva, contando com a 4ª defesa menos batida do campeonato. No geral, o Hoffenheim tem por hábito trocar a bola dentro do seu meio-campo, adoptando um futebol de posse, enquanto que quando parte para o ataque o faz muita vez pelo flanco esquerdo e têm por hábito rematar muitas vezes de longe. Bolas-paradas e contra-ataques rápidos são outras duas armas ofensivas da equipa. Como referência na frente de ataque, o Hoffenheim conta com Sandro Wagner, o 5º melhor marcador do campeonato com 10 tentos assinalados.

Boas Apostas!