A jornada 20 da Série A 2017/18 – primeira da segunda volta – da prova confirmou a tendência que se regista de há pelo menos quatro rondas a esta parte: a luta pelo “scudetto” será entre Juventus e Nápoles. O Inter de Luciano Spalletti não vence há sete jogos oficiais e a diferença em relação aos dois primeiros colocados é cada vez maior. Immobile continua intratável.
Tudo acontece ao Inter de Luciano Spalletti. Seis jogos depois, tudo se configurava para um regresso às vitórias no Artemio Franchi, em Florença. O Inter passou para a frente do marcador ao minuto 55 graças a um golo do argentino Mauro Icardi, mas Gio Simeone encarregou-se de prolongar a série negativa do Inter ao apontar um golo já para lá dos 90 minutos, impedindo a primeira vitória da equipa milanesa neste novo ano civil – o primeiro desafio tinha culminado com um empate sem golos diante da Lazio, em Roma. Após um arranque promissor que fez com que os “tiffosi” do Inter voltassem a sonhar com a possibilidade de a equipa se intrometer na luta pelo “scudetto” até final, os homens do Meazza têm vacilado constantemente e já distam nove pontos do Nápoles (51 pontos) e oito da Juventus (50 pontos).
No San Paolo, mais uma partida de sentido único. Embora só tenha materializado a sua superioridade em golo já no segundo tempo, o Nápoles foi claramente superior ao frágil Hellas Verona e acabou por carimbar um triunfo por duas bolas sem respostas, tentos apontados por Kalidou Koulibaly e José María Callejón já no segundo tempo. A Juventus teve um desempenho idêntico na deslocação à Sardenha para defrontar o Cagliari. O tento da vitória tardava em aparecer, mas Fede Bernardeschi acabou por resolver a questão aos 74 minutos de jogo, apontando o único golo do desafio que permitiu cimentar o segundo posto – graças ao empate do Inter – e seguir na perseguição ao Nápoles.
Ciro Immobile reforçou a liderança da tabela de melhores marcados do campeonato italiano em mais uma tarde de sonho. No terreno do SPAL 2013, Luís Alberto abriu o ativo, deu o mote pata a goleada “laziale” e Ciro Immobile encarregou-se do resto, apontado um poker entre os minutos 19 e 50. O marcador terminou com um resultado de 2-5 favorável à Lazio, emblema que está a encetar uma perigosa aproximação ao Inter, terceiro colocado que já só tem uma vantagem de dois pontos. Do outro lado da capital italiana, a situação é bem mais complicada que a da Lazio. A AS Roma não vence há quatro jogos oficiais e nesta jornada 20 perdeu em casa com a Atalanta (1-2).
O Benevento, “lanterna vermelha” da Série A, tomou-lhe o gosto. Depois de ter batido recordes negativos durante a primeira volta, a equipa do sul de Itália conquistou dois triunfos consecutivos – um frente ao Chievo (1-0) e oito diante da Sampdoria (3-2). Note-se que, antes da vitória diante do emblema de Verona, o Benevento não tinha conseguido melhor que empatar em casa com o AC Milan.
Boas Apostas!