Londrina – Brasil de Pelotas (Brasileirão Serie B)
O Londrina e o Brasil de Pelotas colocam-se frente a frente esta terça-feira no Estádio Municipal Jacy Scaff, no Paraná, num embate a contar para a 13ª jornada do Brasileirão Serie B. Depois de cair às mãos do líder Vasco da Gama, o Londrina voltou a escorregar, desta vez às mãos do Luverdense, somando assim a sua 2ª derrota consecutiva e caindo na tabela de classificação geral. Já o Brasil de Pelotas, depois de somar 2 empates consecutivos, voltou às vitórias na última jornada ao bater o Bahia, somando assim o seu 3º jogo consecutivo sem provarem o sabor da derrota, e subindo 2 lugares na pauta classificativa.
O Londrina ocupa o 11º lugar com os mesmos 16 pontos que o Oeste e Paysandu, 12º e 13º classificados, fruto de 4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, com parciais de 10 golos marcados e 10 golos sofridos. Antes de dar início a este campeonato brasileiro, o Tubarão alinhou no Campeonato Paranaense onde conseguiu alcançar os quartos de final, acabando eliminado pelo Atlético Paranaense, que acabaria por vencer a prova, entrando ainda na corrida pela Taça do Brasil, no entanto, foi posto fora pelo Cruzeiro. Sob as ordens do treinador Cláudio Tencati, este conjunto sofreu então a sua 2ª derrota consecutiva na última jornada, caindo uma posição na tabela de classificação geral e ficando a 5 pontos tanto dos lugares de promoção, como da zona de relegação, pelo que devem aproveitar o factor casa para somar estes 3 pontos aqui em disputa e voltarem à corrida pelo top-4.
Defensivamente, o Tubarão apresenta um sector defensivo bem organizado, sendo a 2ª defesa menos batida da prova, com menos de 1 golo sofrido, em média, por jogo. Ofensivamente, estes têm deixado muito desejar com uma média inferior a 1 golo por jogo, o que apresenta claramente lacunas no processo ofensivo da equipa. Nos seus 6 embates disputados em casa, o Tubarão venceu 3 embates, empatou 1 e perdeu os 2 restantes, marcando 4 golos e sofrendo 3 no processo.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Londrina apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-0 na recepção ao Vila Nova. Seguiu-se um empate por 1-1 em terreno do Oeste, uma vitória por 1-2 em terreno do Bahia, uma derrota por 0-1 na recepção ao Vasco da Gama, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do Luverdense.
Onze Provável: Rangel – Romário, Silvio, Sena e Pelé – Germano – Jô, Gava, Rondinelly e Zé Rafael – Paulinho.
O Brasil de Pelotas, por sua vez, ocupa o 7º lugar com os mesmos 19 pontos que o 6º classificado CRB, fruto de 5 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, com parciais de 11 golos marcados e 11 golos sofridos. O Xavante, antes de iniciar a sua campanha neste campeonato brasileiro, alinhou no Campeonato Gaúcho onde conseguiu chegar aos quartos de final, acabando eliminado pelo Grêmio, participando ainda na Taça do Brasil, embora tenha sido posto fora da prova logo na 1ª Fase às mãos do Atlético Paranaense. Depois de vencer o Bahia na última jornada, este conjunto aos comandos de Rogério Zimmermann conseguiu escalar 2 lugares na tabela de classificação geral, tendo apenas sofrido 1 desaire nos seus últimos 5 jogos consecutivos, o que o deixa agora apenas a 2 pontos de conseguirem alcançar os lugares de promoção.
Apesar de apresentar o 3º melhor sector defensivo deste campeonato brasileiro, o Xavante demonstra lacunas no processo ofensivo, apresentando em média menos de 1 golo marcado por jogo. Este é um conjunto cujos resultados oscilam muito dependendo da condição caseira ou visitante, visto que a actuarem dentro de portas, os pupilos de Rogério Zimmermann venceu 5 embates e empataram 2 dos 7 encontros disputados, marcando 9 golos e sofrendo apenas 2, enquanto que actuarem fora de portas ainda estão por somar a sua primeira vitória, empatando 2 encontros e perdendo 3 embates, marcando apenas 2 golos e sofrendo 9 no processo. Destaque apenas para o Ponta de Lança Felipe Garcia que é o 3º melhor marcado do campeonato com 6 tentos assinalados.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Brasil de Pelotas apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-0 na recepção ao Tupi. Seguiu-se uma derrota por 3-0 em terreno do Ceará, um empate por 1-1 em terreno do Sampaio Corrêa, um empate por 0-0 na recepção ao Náutico, e na última jornada, uma vitória por 2-1 na recepção ao Bahia.
Onze Provável: Martini – Wender, Camilo, Teco e Marlon – Leite e Washington – Garcia, Marcos Paraná e Oliveira – Ramon.
Desde o início do Milénio, existiram apenas 4 confrontos directos, tendo o Brasil de Pelotas vencido 2 embates e o Londrina vencido 1. O restante jogo terminou empatado.
Londrina | 2-1 | Brasil de Pelotas |
Série C 2015
|
Brasil de Pelotas | 3-1 | Londrina |
Série C 2015
|
Londrina | 2-2 | Brasil de Pelotas |
Série D 2014
|
Brasil de Pelotas | 3-1 | Londrina |
Série D 2014
|
O Londrina tem apresentando um bom registo defensivo, sendo a 2ª melhor defesa da prova, enquanto que o Brasil de Pelotas, apesar de estar bem classificado, apresenta uma fraca campanha quando actua fora de casa, marcando poucos golos e sofrendo muitos, estando ainda por conquistar o seu primeiro triunfo em terreno hostil. Posto isto, espera-se um embate relativamente renhido com o conjunto da casa a ser favorito, havendo ainda algumas dúvidas quanto ao sucesso ofensivo do Brasil de Pelotas neste jogo.