À semelhança do que acontece no campeonato espanhol, Lyon, Marselha e PSG também disputam a liderança da Ligue 1.
Lyon
Os outrora heptacampeões de França assumem-se, nesta época, como um dos principais favoritos à conquista da Ligue 1.
O antigo defesa francês Hubert Fournier assumiu o comando técnico esta temporada, vindo do Stade de Reims.
No início da temporada poucos acreditariam que o Lyon conseguisse alcançar este sucesso no campeonato. Os motivos foram vários, desde o afastamento prematuro nos play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, frente aos romenos do Astra, passando pela eliminação da Taça da Liga e da Taça de França nos meses de Dezembro e Janeiro, respectivamente.
Anthony Lopes é uma das grandes figuras desta equipa. O guarda-redes português tem demonstrado o porquê de ser considerado um dos melhores guardiões do campeonato francês. O futuro de Portugal será risonho nas mãos de Anthony. Lacazette com 22 golos é o melhor marcador do campeonato e tem contribuído para o sucesso do Lyon.
O actual primeiro classificado do campeonato, com 50 pontos, mais dois que o Marselha e o PSG, é a melhor equipa a jogar no seu terreno, conquistando até, agora, 34 pontos no seu reduto.
Marselha
O Marselha do El Loco Bielsa encantou no início da temporada mas, uma sequência de maus resultados, atirou o clube francês para o 2º lugar.
O treinador argentino não demorou tempo a colocar a equipa a jogar à sua imagem. Uma equipa com muita entrega e, ofensivamente, com qualidade para desequilibrar qualquer defesa contrária. Mandanda, N’Koulou, Imbula, Ayew, Batshuayi e Gignac são as grandes referências desta temporada, numa equipa que se faz valer pelo seu colectivo.
O avançado francês Gignac é o melhor marcador da equipa, com 14 golos, o que corresponde ao 2º lugar na Liga.
Nas Taças internas o Marselha caiu prematuramente. Nos 1/32 avos de final na Taça de França e na 3ª ronda da Taça da Liga.
A falta de consistência deve-se, sobretudo, aos maus resultados fora de portas. Apenas 15 pontos em 12 jogos. Um dado que também se verificou na eliminação das Taças com o Marselha a jogar fora.
PSG
Laurent Blanc terá um grande desafio pela frente no que resta desta época. O PSG manteve a base da sua equipa e contou ainda com as entradas de David Luiz, Bahebeck e Aurier.
A época começou da melhor maneira com a conquista da Supertaça. Vitória por 2-0 frente ao Guingamp.
Na Liga dos Campeões, a presença do Barcelona no mesmo grupo não intimidou a turma francesa, terminando em 2º lugar com 13 pontos, menos 2 que a equipa espanhola.
No campeonato, os jogos fora nem sempre correm de acordo com as expectativas, ditando muitas das vezes resultados surpreendentes, como é o caso da goleada sofrida em casa do Bastia, por 4-2.
Na Taça da Liga, o PSG já garantiu o lugar na final e a oportunidade de se vingar da goleada imposta pelo Bastia. Na Taça de França, o sorteio dos quartos-de-final colocou frente-a-frente duas das melhores equipas francesas, PSG e Mónaco irão discutir entre si um lugar nas meias-finais.
Saint-Étienne e Mónaco
O Saint-Étienne e o Mónaco têm protagonizado um campeonato sem grandes perturbações e continuam na luta pelos seus objectivos, espreitando sempre algo mais.
A equipa verde e branca é, a par do Lyon, a defesa menos batida do campeonato e muito se deve à organização defensiva que o técnico francês, Christophe Galtier, armou. Ele que jogou como defesa.
Na Taça da Liga, o Saint-Étienne caiu aos pés do PSG, nos quartos-de-final, mas na Taça de França tem uma excelente oportunidade para atingir as meias-finais, ficando a decisão pendente para o encontro em casa do US Boulogne.
Na Liga Europa os esforços foram insuficientes para evitar o último lugar do grupo, composto por Karabakh, Dnipro e Inter, com um total de 5 pontos.
O Mónaco tem sido a grande surpresa esta época. Leonardo Jardim conseguiu superar as adversidades depois das saídas de Falcao e James e, com os recursos que tem à sua disposição, alcançou resultados inéditos.
Na Liga dos Campeões a equipa monegasca passou em 1º lugar do grupo do Bayer Leverkusen, Zenit e Benfica, somando 11 pontos, tendo pela frente o Arsenal nos oitavos-de-final.
Nas meias-finais da Taça da Liga, Ricardo Carvalho, João Moutinho e Bernardo Silva perderam no desempate por grandes penalidades frente ao Bastia. Na Taça de França, como já referimos, perspectiva-se um duelo contra o PSG. Quem vencer seguirá em frente rumo às meias-finais e parte como favorito à conquista da prova.
Apenas 10 pontos separam o 1º classificado, Lyon, do 5º, Mónaco. Um campeonato que ainda vai a meio mas que promete emoção máxima até ao fim.
Boas Apostas!