Sete anos depois, a Liga Portugal vai ter novo “naming”. Após a recusa da NOS em prolongar o contrato ainda em vigor, o principal escalão do futebol nacional passará a chamar-se “Liga Bwin”, segundo a informação veiculada pelo jornal “A Bola” na edição desta terça-feira, 13 de abril. A confirmar-se, a Liga Portugal poderá assegurar assim o maior patrocínio de sempre. No entanto, o caso pode mesmo chegar aos tribunais…

Liga Bwin 2021/22

13 anos depois, a Liga Portugal poderá voltar a ser “Liga Bwin”, “naming” atribuído à competição pela última vez na temporada 2007/08. O tema é capa da edição de hoje do jornal “A Bola” e, ao que tudo indica, a entidade presidida por Pedro Proença já terá chegado a acordo para alteração do “naming” já a partir da próxima época desportiva. A Bwin, marca da Bet.pt que tem como acionista maioritário Joaquim Oliveira, terá oferecido um valor superior ao que era oferecido pela NOS até então, na ordem dos 4.8 milhões por época. Ainda que sem confirmação relativamente a números ou duração do contrato, a Liga Portugal poderá passar a contar com o maior patrocínio de sempre, dado que a mesma fonte refere que a Bwin terá ganho a corrida à Betano, marca que se propunha a pagar um valor a rondar os 5.5 milhões de euros.

Betano pode recorrer à justiça

O acordo com a Bwin estará praticamente selado, mas o caso pode acabar nos tribunais. A situação foi tornada pública por Panos Konstantopoulos, chefe de gabinete da Kaizen Gaming International (empresa que detém a marca Betano) numa carta aberta enviada a todos os clubes. Na informação constante na carta pode ler-se que as negociações com a Liga Portugal chegaram mesmo a uma fase bastante avançada e tudo estava encaminhado para que a competição passasse a ser Liga Betano, mas que tudo mudou no dia 6 de abril, após uma chamada com os representantes da Liga Portugal. Segundo Konstantopoulos, numa altura em que o acordo estava “finalizado”, a Kaizen Gaming International foi informada de que o acordo não poderia prosseguir “devido ao facto de, alegadamente, outra empresa ter ativado uma cláusula contratual para o patrocínio do naming da competição”. A Betano terá inclusive demonstrado abertura para efetuar uma contraproposta que implicaria a subida do valor previamente acordado, mas a Liga Portugal interrompeu as negociações. Face à situação, a Betano poderá mesmo ativar  “todos os direitos legais e interesses que decerto são suscitados pelo acordo negociado com a Liga Portugal e o comportamento dos seus representantes”.

Assim, a dúvida prende-se com a validade da cláusula que terá ditado o fim das negociações com a Betano e que, escreve a imprensa nacional, poderá ter que ver com um direito de preferência assegurado na última ocasião em que a Bet and Win patrocinou a Liga Portugal.

Boas apostas!