Depois de uma 31ª jornada que poderá ter sido decisiva na luta pelo título, tudo regressou ao “normal” na 32ª ronda. O FC Porto venceu confortavelmente o Desportivo das Aves, o Benfica ainda chegou a apanhar um susto, mas goleou o Portimonenses, e o Sporting “esmagou” o Belenenses no Estádio do Jamor. Na luta pela Europa, o Moreirense continua no 5º lugar, mas agora apenas com 3 pontos de vantagem para o Vitória de Guimarães. E no fundo da tabela foi a vez do Tondela entrar na zona de despromoção, por troca com o Desportivo de Chaves.

Três grandes cumprem “obrigações” e vencem nesta 32ª jornada

Sapo deporto

Sapo deporto

O Benfica foi o primeiro dos três grandes a entrar em cena. As águias receberam o Portimonense e chegaram a apanhar um susto. A primeira parte, sem golos já era algo atípico, mas mostrava um Potimonense capaz de incomodar as águias. Era já um “cheirinho” do que viria a acontecer na 2ª parte. A equipa de Portimão adiantou-se no marcador ao minuto 53, gelando o Estádio da Luz. Mas, a partir da hora de jogo o Benfica iria começar a engrenar, Rafa Silva tratou de empatar o jogo ao minuto 62. Apanhou-lhe o gosto e apenas quatro minutos depois, voltou a marcar, conferindo vantagem aos encarnados.

Mesmo com um Benfica muito superior, o golo da tranquilidade chegou apenas ao minuto 84, pelo inevitável Seferovic, que quis emitar o seu colega Rafa Silva, e também ele fez o 2º golo da sua conta pessoal, apenas quatro minutos depois. Mas, ainda havia tempo para Jonas fechar a contagem e estabelecer o resultado final (5-1). Mais “uma final” ganha pelas águias, rumo ao título.

O FC Porto entrou em campo logo a seguir e “despachou” o Desportivo das Aves com um claro (4-0). Havia uma grande expectativa para perceber como a equipa iria reagir, sobretudo em termos anímicos. Mas, desde cedo se percebeu que havia uma grande união, e uma vontade superior em dedicar um bom triunfo para Iker Casillas. Corona abriu a contagem ao minuto 18, e Tiquinho Soares aumentava a vantagem dos dragões, ao minuto 30, conferindo uma saída tranquila para os balneários. No 2º tempo o FC Porto dobra a dose e marca mais dois golos. Destaque para a inclusão de Manafá na lista dos marcadores, ele que apontou o 3º golos, antes de Tiquinho Soares fechar as contas fazendo o “bis” ao minuto 70.

Uma vitória da melhor equipa em campo, com um FC Porto bem mais dinâmico, mas sobretudo atento, relativamente ao que deixou dois pontos em Vila do Conde. No reino do dragão ainda se acredita, e será na 33ª jornada que os azuis e brancos aguardam por um “deslize” do Benfica.

O Sporting continua em grande forma, e nada melhor que comemorar a 10ª vitória consecutiva com uma goleada. Mas, não foi uma goleada qualquer, os leões “abateram” o Belenenses com um contundente (1-8). Quase que podemos dizer que nem é uma goleada à antiga! O controlo do jogo, por parte dos leões, foi praticamente desde o primeiro minuto de jogo. Rafinha abriu a contagem bem cedo, ao minuto 10, e foi no fecho do 1º tempo que Luiz Phellype aumentou a vantagem. Importa recordar que ao minuto 22 Muriel foi expulso, deixando a sua equipa reduzida a 10 unidades. Licá ainda reduziu ao minuto 61, dando esperança à turma azul, mas o que viria a seguir seria um “descalabro”. Os níveis de intensidade, da equipa de Silas, baixaram e os erros defensivos acumularam-se, e o Sporting aproveitou para construir um resultado histórico.

Desportivo de Chaves “saiu da toca”

maisfutebol - iol

maisfutebol – iol

Merece naturalmente nota de destaque o facto do Desportivo de Chaves, ao final de tantas jornadas ter saído da zona de despromoção. A recuperação que a equipa tem feito, com José Mota, e sobretudo nas três últimas jornadas, tem sido notável. No entanto, em Santa Maria da Feira, com um Feirense já despromovido, a equipa flaviense não esperava tantas dificuldades. Um jogo espectacular, com várias alternâncias no marcador, começando o Chaves por colocar-se em vantagem, por William, logo aos 10 minutos. Mas, o Feirense empatou, apenas 3 minutos depois, por Djavan, e colocou-se na frente do marcador, ao minuto 37.

Maras voltou a restabelecer a igualdade (2-2), ao minuto 59, e depois foi uma meia hora de jogo alucinante. O Feirense voltou à vantagem ao minuto 70, por Babanco, mas 3 minutos depois, Platiny igualou. E assim continuou, a haver golos de 3 em 3 minutos, com Luís Machado a recolocar os fogaceiros em vantagem ao minuto 76. E foi já sobre o minuto 90 que Platiny bisou e deu um importante ponto à equipa visitante.

Com este ponto conquistado, por parte do Chaves, e com a derrota do Tondela, a equipa beirã ficou mesmo em zona de descida, continuando com 31 pontos, e com o Chaves somando 32. Tudo em aberto para estas duas próximas jornadas, no que toca à 3ª equipa que irá confirmar a descida.

Outros destaques:

O Sporting de Braga perdeu (1-0) no Estádio dos Barreiros, frente ao Marítimo. Os insulares confirmaram a manutenção.

O Vitória de Setúbal “deu um tiro nos pés” ao perder, em casa, com o Boavista. Os sadinos respiram com 2 pontos de vantagem sobre a zona de despromoção.

O Vitória de Guimarães não foi além de um empate (2-2) com o Nacional. Mesmo assim ganhou um ponto ao Moreirense que perdeu (1-2) com o Rio Ave.

Boas Apostas!