Estamos na recta final da Liga NOS, apenas a três jornadas do final da temporada e o Benfica reforçou a sua condição de líder, na última jornada. A vitória em Braga, conjugado com o empate do FC Porto, em Vila do Conde, deu ao Benfica uma confortável margem de 2 pontos para o 2º classificado. Nesta 32ª jornada é hora dos encarnados receberem o Portimonense que ainda não estando a salvo da despromoção, tem uma vantagem importante de cinco pontos.
Logo a seguir entra em jogo o FC Porto que recebe o Desportivo das Aves, e há uma grande expectativa em perceber como chegam os dragões a este desafio. A reacção dos adeptos não foi a melhor, depois do deslize na última jornada, e as esperanças estão bem menores, apesar de Sérgio Conceição afirmar que a equipa irá lutar até ao fim. A questão clínica de Casillas também é outra preocupação, e poderá ter impacto numa reacção no próximo jogo.
O Sporting poderá confirmar, já esta jornada o 3º lugar, se conseguir vencer no terreno do Belenenses. Mas, até poderá nem precisar vencer, no caso do Sporting de Braga não pontuar. Mais abaixo, o Moreirense continua com quatro pontos de vantagem para o Vitória de Guimarães, mas os cónegos precisam regressar aos triunfos, sob pena de poderem ficar com o lugar em risco, se tiverem mais um desaire. Também a questão da possibilidade da equipa do Moreirense poder não reunir condições para a inscrição na Liga Europa, tem mexido com jogadores e equipa técnica. Depois de 3 jornadas sem vencer, a equipa de Ivo Vieira volta a jogar em casa, e diante do Rio Ave, tem a oportunidade de poder regressar ao seu nível habitual, e consequentemente aos triunfos.
Na luta pela manutenção, o Desportivo de Chaves tem feito pela vida ao somar 7 pontos nos últimos 9 possíveis. Neste momento já não tem pontos de atraso, relativamente aos lugares seguros, pelo que encara estas últimas três jornadas como se de finais se tratassem. Nesta ronda desloca-se ao terreno do já despromovido Feirense, e tem a grande oportunidade de somar mais três preciosos pontos, podendo ser esta a jornada em que deixa os lugares de despromoção.
O Tondela recebe o Santa Clara e só a vitória assegura a manutenção acima da linha de água, independentemente do resultado que o Desportivo de Chaves fizer.
Águias e dragões jogam em casa, nesta 32ª jornada
Esta 32ª jornada poderá ser de contraste com a anterior. Benfica e FC Porto andaram de “mãos dadas” durante várias jornadas, e na ronda anterior tinham deslocações de grau de dificuldade elevado. Nesta jornada regressam a casa, e perante equipas que lutam pela manutenção. O FC Porto recebe o Desportivo das Aves, e a maior incógnita será a condição mental do plantel, depois de verem o Benfica quase a tocar no título. Além disso, esta semana não só os adeptos do FC Porto, mas todos os que gostam de futebol, estão solidários com Iker Casillas. O guardião terminou a temporada e cresce a expectativa para perceber se poderá continuar a carreira. O plantel tem mais um motivo para vencer, para dedicar a Iker Casillas.
O desportivo das Aves poderá ser um visitante “incómodo”, sobretudo porque pode aproveitar bem uma maior fragilidade dos dragões. Os níveis de ansiedade estão elevados, no reino do dragão, e o Desportivo das Aves está muito competitivo. Com Augusto Inácio ao leme, a equipa avense tem um excelente registo na condição de visitante. Há 7 jogos que não perde, precisamente desde 28 de Janeiro. E em 5 desses 7 jogos, o Desportivo das Aves fez golo. O favoritismo é do FC Porto, mas este Desportivo das Aves poderá ser um adversário competitivo, em pleno Estádio do Dragão.
O Benfica corre para o título, faltando apenas três finais. Os encarnados têm dois jogos em casa e uma deslocação ao Estádio dos Arcos, onde o FC Porto deixou dois pontos. O primeiro jogo é com o Portimonense que continua a exibir-se muito abaixo do seu potencial. Os encarnados estão em grande forma, e destaca-se a capacidade anímica que a equipa tem. Em Braga começou a perder, mas não se deixou afectar e a resposta foi contundente ao marcar 4 golos sem resposta. João Félix e Seferovic continuam em forma e bem apoiados pelo “maestro” Pizzi. As águias aceitam o favoritismo mas sabem que por vezes poderá ser perigoso, sobretudo quando leva ao excesso de confiança. como aconteceu com o Belenenses, o último jogo em que os encarnados perderam pontos em casa. O Estádio da Luz deverá encher e fazer a festa nas bancadas, empurrando o Benfica rumo ao 37ª titulo da sua história, na 1ª divisão.
Boas apostas!