A jornada 28 iniciou-se com o dérbi da cidade invicta onde o FC Porto triunfou sobre o Boavista, num jogo em que os dragões mostraram total superioridade e o resultado peca por escasso. Também Benfica e Sporting venceram nesta jornada, mantendo-se assim tudo na mesma no topo da Liga NOS. Os encarnados foram a Santa Maria da Feira derrotar o Feirense por (1-4) enquanto o Sporting recebeu e venceu o Rio Ave por claros (3-0). Os leões comprovam assim o seu bom momento, e nem o desgaste foi entrave para a equipa e Marcel Keiser somar o seu 6º triunfo consecutivo. No “campeonato da manutenção” houve troca no trio abaixo da linha de água. O Tondela venceu o Portimonense e trocou de posição com o Nacional que não foi além de um empate, caseiro, na recepção ao Desportivo das Aves. Por fim, nota de destaque para o Moreirense que continua a defender o 5º lugar, triunfando novamente nesta jornada (4-0) ao Desportivo de Chaves.

Benfica goleia Feirense (1-4) e mantém-se na liderança

impala

impala

O Benfica tinha um grande desafio, em Santa Maria da Feira, depois da derrota com o Sporting que ditou o afastamento dos encarnados da Taça de Portugal. Além do desgaste físico, a parte emocional seria também testada, uma vez que com esse desaire o Benfica falhou um dos objectivos da época. Além disso tinha ainda ausências importantes, pelo que a conjuntura trazia um verdadeiro desafio para a turma de Bruno Lage.

O início de jogo prometia ainda mais dificuldades, uma vez que o Feirense adiantou-se bem cedo no marcador, através de Fabio Sturgeon. Estavam decorridos 10 minutos e era preciso atestar a verdadeira capacidade do anímica dos encarnados. Mas, a resposta foi clara e contundente e sobre o minuto 40 Pizzi converte uma grande penalidade, colocando o jogo empatado. E foram precisos apenas 5 minutos para André Almeida colocar as águias em vantagem, conferindo assim uma importante vantagem ao intervalo.

No início do segundo tempo apareceu o suspeito do costume – Seferovic. O jogador suíço aumentou a vantagem das águias logo no início do segundo tempo, e ainda foi a tempo de bisar já ao cair do pano. Assim, Seferovic chega aos 18 golos e continua a liderar a lista dos melhores marcadores, tendo agora mais 3 golos que Bruno Fernandes que está no 2º lugar. Um triunfo claro e inequívoco por parte do Benfica. Bruno Lage procedeu a algumas alterações que não correram bem, mas ainda foi a tempo de emendar e resgatar um Benfica de alto nível.

FC Porto não desarma na perseguição ao 1º lugar, depois da vitória (2-0) sobre o Boavista

record

record

Já se percebeu que a luta pelo título está para durar e será decidida em detalhes. Os dragões continuam sem vacilar, e ganharam ainda mais alento e confiança depois do triunfo no Estádio Municipal de Braga. Nesta ronda 28, os azuis e brancos abriram a jornada diante do Boavista. Apesar do grande domínio, dos dragões no primeiro tempo, foi preciso esperar pelo minuto 41 para Tiquinho Soares abrir o activo, na transformação de uma grande penalidade. Foi com naturalidade que os dragões recolheram aos balneários, uma vez que o jogo teve apenas um sentido, o da baliza de Bracalli.

No 2º tempo houve mais do mesmo, um FC Porto em busca do (2-0), e um Boavista mantendo-se recolhido no seu meio campo, tentando segurar segurar o resultado, para poder incomodar o FC Porto, numa fase mais adiantada do encontro, tendo em conta as declarações do treinador adjunto das panteras. No entanto, Octavinho aumentou a contagem, logo no início da etapa complementar, e a partir desse momento houve uma maior gestão por parte do FC Porto, tendo em conta que jogava em Anfield poucos dias depois. Mesmo com dois golos de desvantagem, o Boavista continuava inofensivo ofensivamente o que deixou os azuis e brancos totalmente tranquilos até final do encontro. Um triunfo indiscutível de um FC Porto que fez o mínimo necessário para vencer sem se desgastar muito, algo que é muito importante nesta fase.

Outros destaques:

O Sporting vence Rio Ave (3-0) e abre vantagem de 3 pontos sobre o Sporting de Braga que perdeu em Moreira de Cónegos (1-0).

O Moreirense volta a vencer, somando o seu 2º triunfo consecutivo. Nesta jornada recebeu e venceu o Sporting de Braga (1-0), mantendo assim os três pontos de vantagem sobre o Vitória de Guimarães.

O Vitória de Guimarães goleou o Desportivo de Chaves por (4-0), mantendo-se assim na “perseguição” ao 5º lugar, ocupado pelo Moreirense.

Esta jornada 28 trouxe alteração no trio das equipas que estão em zona de despromoção. O Feirense mantém-se no último lugar, o Desportivo de Chaves também mantém a sua posição de penúltimo classificado, mas o Tondela saiu da zona de despromoção. A equipa de Pepa venceu (3-2) o Portimonense, numa partida em que recuperou de uma desvantagem de (0-2). Além dos 3 pontos conquistados, o Tondela pode ter ganho uma nova vida, depois desta “remontada”.

O Nacional baixou até à zona de despromoção, depois de não ter conseguido vencer o Desportivo das Aves (0-0). Os insulares estão agora a 1 ponto dos lugares seguros, neste caso do Tondela.

O Belenenses continua a atravessar um período de menor fulgor. Voltou a não vencer, nesta jornada, empatando (1-1) na recepção ao Santa Clara.

O Vitória de Setúbal conseguiu um importante triunfo sobre o Marítimo. Assim, os sadinos mantém-se nos lugares seguros, com 4 pontos de vantagem sobre a zona de despromoção.

Boas Apostas!