A 28ª jornada inicia-se com o dérbi da cidade invicta, opondo o FC Porto ao Boavista, dando assim a possibilidade dos dragões “saltarem” para a liderança da Liga NOS, à condição, uma vez que o Benfica joga apenas no Domingo. Os encarnados deslocam-se até Santa Maria da Feira para defrontar o Feirense praticamente despromovido. Ambas equipas estão à espera de um deslize do seu adversário direto, e aquela que agora tropeçar poderá ser decisivo nas contas finais na luta pelo título. O Sporting recebe o Rio Ave e também precisa vencer para, desde logo, manter o 3º lugar, mas também ainda tentar chegar-se a FC Porto e Benfica. O Sporting de Braga tem o jogo, teoricamente mais difícil, uma vez que se desloca até Moreira de Cónegos, medindo forças com o sensacional Moreirense.
Mas, a Liga NOS não está apenas ao rubro na corrida ao título, mas também na luta pela despromoção. Desportivo de Chaves, Tondela, Vitória de Setúbal, Nacional, Boavista, Desportivo das Aves e Marítimo estão neste momento a tentar permanecer no principal escalão do futebol português. O Desportivo de Chaves é a equipa que tem a deslocação mais difícil, frente ao Vitória de Guimarães. A equipa da cidade berço tem sido muito competente no seu reduto, mas apenas uma vitória flaviense poderá tirar a equipa da zona de despromoção. Também Marítimo e Desportivo das Aves jogam na condição de visitante. A equipa insular desloca-se ao Estádio do Bonfim, enquanto a equipa avense joga na Choupana. O Tondela é a equipa que tem a grande oportunidade de deixar a zona de despromoção, uma vez que joga em casa com o Portimonense. Está ao rubro a luta pela permanência na Liga NOS, e esta jornada pode trazer alterações no trio de equipas abaixo da linha de água.
Águias e dragões continuam de mãos dadas. Quem vai ceder?
Ambas equipas somam 66 pontos e o que mantém o Benfica no 1º lugar é a vantagem no confronto directo. Nesta 28ª jornada os dragões jogam primeiro, e logo o escaldante dérbi com o Boavista. Estes são sempre jogos intensos, mas Sérgio Conceição precisa gerir muito bem o plantel para esta recta final. Os dragões jogam poucos dias depois em Anfield, e em 12 dias farão 4 jogos. Felipe não vai a jogo, devido à acumulação de cartões amarelos. Um jogo em que os dragões tentarão resolvê-lo o mais cedo possível, por forma a poder, desde logo, tranquilizar-se e também gerir o esforço físico.
O Benfica, muito provavelmente, entrará no Marcolino de Castro na 2ª posição, face à elevada probabilidade dos dragões vencerem o dérbi da cidade do Porto. As águias vêm de um jogo desgastante, sob pontos de vista físico e emocional, uma vez que ditou a eliminação da Taça de Portugal um dos objectivos dos encarnados, para a presente temporada. Apesar do Feirense estar, praticamente despromovido, este não deixará de ser um jogo que irá exigir muita determinação por parte da equipa de Bruno Lage. A condição física continua a ser o principal obstáculo para as águias, uma vez que o seu sistema de jogo requer muita disponibilidade física. Rafa Silva foi expulso, no dérbi, e é ausência confirmada para este embate.
3º e 5º lugar continua altamente disputado
Além de Benfica e FC Porto, também Sporting e Sporting de Braga andam de braço dado na disputa pelo 3º lugar da Liga NOS. Os bracarenses estiveram muitas jornadas nesse posto, mas a derrota com o FC Porto permitiu aos leões ascender ao lugar, igualando os bracarenses com o mesmo número de pontos. É o confronto directo que está a dar vantagem à equipa de Alvalade, sobretudo devido ao resultado (3-0) com que os leões venceram o Sporting de Braga.
Nesta jornada os bracarenses têm um desafio maior, uma vez que deslocam-se ao terreno do surpreendente Moreirense. A equipa cónega voltou a mostrar o seu bom futebol, na última jornada, num triunfo de (0-2) em Portimão. Mas, o Sporting de Braga precisa reagir, e depois de dois jogos com o FC Porto, onde perdeu um e empatou outro, os “guerreiros do Minho” precisam reagir e continuar a provar que são a melhor equipa da Liga NOS, depois dos três grandes. A vantagem da equipa arsenalista, para os 5º lugar é de 13 pontos, e por aí se vê o patamar em que este Sporting de Braga está.
Também a luta pelo 5º lugar está muito disputada com Moreirense e Vitória de Guimarães como intervenientes. A equipa cónega tem 45 pontos, mais 3 que o Vitória de Guimarães. Também aqui tem havido troca de lugar. O Vitória de Guimarães assumiu o 5º lugar na jornada 26, mas durou apenas 1 semana, uma vez que com a derrota em Santa Clara, e com o triunfo do Moreirense em Portimão, houve novamente inversão. Em teoria, o Moreirense tem um jogo bem mais complicado, ao receber o Sporting de Braga, mas o Vitória de Guimarães joga com o “aflito” Desportivo de Chaves que precisa de pontos para se manter na Liga NOS. Mais uma jornada que se antevê, no mínimo, emocionante na luta pelo 5º lugar.