Na 27ª jornada da Liga NOS, os três grandes venceram, e como tal nada  mudou na luta pelo título, com o Benfica a manter-se no primeiro lugar, com os mesmos pontos que FC Porto. O Sporting também venceu, o que lhe permitiu ascender ao 3º lugar, até então ocupado pelo Sporting de Braga. Na luta pela manutenção, o trio que estava abaixo da linha de água perdeu, e têm agora por perto o Nacional da Madeira que “respira” com um ponto acima da linha de água. Na dança do 5º lugar, o Moreirense que na jornada anterior tinha perdido o lugar para o Vitória de Guimarães, voltou a recuperá-lo nesta jornada.

Benfica sua para vencer o Tondela (1-0) e FC Porto vence em Braga (2-3)

sapo desporto

sapo desporto

Benfica e FC Porto continuam de mãos dadas no topo da tabela classificativa da Liga NOS. Mas vamos às diferenças relativamente à jornada 26. Em primeiro os pontos que agora ambas equipas somam, com mais 3 conquistados, o que perfaz um total de 66. Mas, a maior diferença esteve no nível das exibições que ambos os candidatos ao título preconizaram. Antes da jornada se iniciar antevia-se um jogo tranquilo para o Benfica, apesar da situação aflitiva do Tondela, e um jogo de grau de dificuldade máxima para o FC Porto. Apesar de ambas equipas terem vencido pela margem mínima, ficou bem evidente a diferença no desempenho de ambas equipas.

Os encarnados suaram para levar de vencida a formação do Tondela. Podemos colocar muitos factores para explicar este decréscimo no desempenho das águias. Desde logo sob ponto de vista físico. É notório que os índices físicos não estão em níveis elevados, o que também é perfeitamente natural, nesta altura da época. Mas, até que ponto esse desgaste físico não está relacionado com a parte mental? A turma de Bruno Lage é o líder da Liga NOS, e desde que assumiu esse estatuto o seu nível exibicional caiu. Depois de exibições cinzentas com o Dínamo Zagreb, depois com o Belenenses, agora com o Tondela não foi diferente. O domínio do jogo não esteve em causa, mas foi preciso esperar pelo minuto 84 para Seferovic decidir o jogo, ele que começou no banco de suplentes. Objectivo conseguido, mas as águias não deixaram bons indicadores para o que resta do campeonato.

O FC Porto tinha provavelmente o maior desafio até final da temporada. O jogo em Braga era aquele em que os adeptos encarnados mais acreditavam para verem o dragão escorregar. E a verdade é que chegou a desenhar-se esse cenário, com a equipa azul e branca a perder desde muito cedo. No entanto, desde cedo se percebeu a força anímica da equipa de Sérgio Conceição que chegou ao empate, ainda antes da meia hora de jogo, por Tiquinho Soares. Mas, o Sporting de Braga voltaria a adiantar-se no marcador ao minuto 47, e tudo parecia muito complicado para os dragões. Mas, através da conversão de duas grandes penalidades, os dragões conseguiram confirmar a reviravolta e somar os preciosos 3 pontos.

Sporting vence em Chaves (1-3) e ascende ao 3º lugar

sapo desporto

sapo desporto

O Sporting ainda está na luta pelo título, pelo menos enquanto matematicamente for possível. A 8 pontos de Benfica e FC Porto, os leões tinham ainda à sua frente, o Sporting de Braga. No entanto, com a derrota da equipa bracarense, e com a vitória dos leões, a equipa de Marcel Keiser está agora no 3º lugar da Liga NOS. Bruno Fernandes voltou a ser protagonista ao marcar o 2º golo dos leões, mas a grande figura foi Luiz Phellype que foi determinaste, para o desfecho do encontro, ao apontar um um “bis”.

Assim, o avançado brasileiro inaugurou o marcador à passagem do minuto 23, depois de uma excelente jogada do ataque leonino. Ristowski iniciou o lance tocando para Raphinha que combinou com Bruno Fernandes, este lançou em profundidade o lateral direito que centrou para a finalização de Luiz Phellype. Aos 51 minutos Jefferson viu o 2º cartão amarelo e foi expulso, deixando a equipa da casa reduzida a 10 unidades. Mesmo assim, o Desportivo de Chaves ainda conseguiu chegar ao empate, à passagem do minuto 59, num lance onde a defensiva do Sporting ficou muito mal na fotografia. Mas, o inevitável Bruno Fernandes resolveu, mais uma vez, o jogo para os leões, adiantando novamente a turma de Alvalade no marcador, à passagem do minuto 80. E Luiz Phellype acabaria por bisar e fechar as contas ao minuto 90.

Com este triunfo, a equipa de Marcel Keiser chega ao 3º lugar, mas enquanto matematicamente for possível ainda espreita o título.

Outros destaques:

Feirense, Desportivo de Chaves e Tondela, os três clubes que estavam em zona de despromoção perderam nesta jornada. Os fagaceiros perderam com o Vitória de Setúbal (0-1), o Chaves com o Sporting (1-3) e o Tondela na deslocação ao Estádio da Luz (1-0). A turma flaviense está a 2 pontos dos lugares seguros e o Tondela apenas a 1.

O Moreirense foi a Portimão derrotar o Portimonense (0-2) e recuperou o 5º lugar, uma vez que o Vitória de Guimarães perdeu no terreno do Santa Clara (1-0).

O Marítimo venceu o dérbi da Madeira, chegando assim aos 30 pontos, o que lhe permite respirar com 5 pontos de vantagem sobre a linha de água.

O Rio Ave continua sem ganhar no seu reduto, com Daniel Ramos. Os vila condenses foram surpreendidos pelo Desportivo das Aves (0-2).

O Boavista mantém-se forte no Estádio do Bessa e derrotou o Belenenses por (2-0). Um triunfo muito importante que coloca as panteras com 4 pontos de vantagem sobre a zona de despromoção.

Boas Apostas!