Estamos na recta final da Liga NOS. Entramos na 26ª jornada e começamos a contagem decrescente das 9 últimas jornadas da prova. No topo da tabela classificativa, Benfica e FC Porto estão de mãos dadas na luta pelo título de campeão. O Sporting de Braga é o 3º classificado, e com apenas 5 pontos de atraso, para os dois primeiros, ainda acredita que pode continuar na luta pelo título. O Sporting é 4º, mas já recuperaram terreno para o Sporting de Braga. O Moreirense fecha os 5 primeiros lugares e está numa luta acesa com o Vitória de Guimarães, mas o despertar do Belenenses ainda poderá trazer um novo intruso na luta pelo 5º lugar. Na zona de descida Tondela é a primeira equipa do trio que se completa com Desportivo de Chaves e o Feirense. Que venham as emoções da 26ª jornada.

Benfica e FC Porto de mãos dadas a 9 jornada do fim

sport On stage

sport On stage

Não podia estar mais ao rubro esta Liga NOS. À entrada da 26ª jornada, águias e dragões somam 60 pontos, mas a vantagem é para a turma de Bruno Lage, devido ao confronto directo, uma vez que venceu os dois jogos com os dragões. Ou seja, o Benfica depende apenas de si para chegar ao título de campeão, mas ainda tem alguns desafios bem difíceis e o primeiro é logo nesta jornada. Desloca-se até ao terreno do sensacional Moreirense que continua de pedra e cal no 5º lugar, e que promete manter-se nesta luta até final da temporada.

Como se isto não fosse o suficiente para o Benfica ter um jogo complicado, ainda acresce o facto dos encarnados virem de um jogo a meio da semana, e forçados a jogar mais 30 minutos. Se juntarmos a lesão de Seferovic, que volta a ficar de fora, as águias têm em Moreira de Cónegos um teste bem difícil, e que não tem margem de manobra, tendo em conta que o FC Porto joga em casa com o Marítimo.

Os dragões apostam muito que pode ser esta a jornada que os devolva à condição de líderes da Liga NOS. Há duas jornadas perderam o embate com o Benfica, na sua própria casa (1-2), mas a resposta veio no jogo seguinte, ao vencer a Roma (3-1), e consecutivamente a conseguirem o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões. No jogo seguinte foram a Santa Maria da Feira, cansados, mas mesmo assim trouxeram os três pontos, recuperando 2 para o Benfica, o que lhe permite estar hoje em igualmente pontual com as águias. O calendário deu tréguas ao FC Porto que pode preparar este jogo com 6 dias, um tempo que parece demasiado, tendo em conta que os dragões jogaram 3 jogos em 8 dias. A expectativa é grande em que o seu rival perca novamente pontos, mas para isso é preciso que os azuis e brancos façam a sua parte, e isso passa por vencer o Marítimo, no Estádio do Dragão.

Sporting de Braga e Sporting separados por 3 pontos

maisfutebol - iol

maisfutebol – iol

Um pouco mais abaixo, na tabela classificativa, Sporting de Braga e Sporting continuam na disputa do 3º lugar, se bem que os guerreiros do Minho ainda acreditam que podem continuar na luta pelo título. A verdade é que sempre que defrontam os rivais directos, a equipa de Abel Ferreira, não se tem mostrado à altura, e esse é mesmo o aspecto que faz reduzir muito as hipóteses para a turma bracarense. Nesta jornada, os arsenalistas deslocam-se até ao Estádio do Bonfim onde já venceram de forma confortável esta época, uma vez por (0-4), em jogo para a Taça da Liga, e outra vitória por (0-1) em jogo para a Taça de Portugal.

O Sporting está apenas a 3 pontos do Sporting de Braga, e aposta numa recta final ao seu melhor nível, depois de estar bem mais folgado em termos de calendário. Os leões ficaram afastados da Liga Europa, caindo aos pés do Villarreal, e a equipa apresenta hoje melhores índices físicos. Com 4 vitórias e 1 empate, nos últimos 5 jogos, a equipa de Marcel Keiser voltou a assumir o seu “adn” ofensivo que tanto marcou a imagem dos leões a quando da entrada do técnico holandês. Também a pressão diminuiu, houve mexidas no plantel, por exemplo com a saída de Nani, e tudo isto contribuiu para melhores resultados.

Aqui e ali, os leões têm vindo a aproveitar os deslizes dos da frente, e nas duas últimas jornadas ganharam 3 pontos ao FC Porto e 2 ao Benfica. Ainda assim, estão a 8 pontos da liderança, mas os leões estão atentos às escorregadelas dos seus adversários. Pensam apenas em fazer a sua parte, e o resto poderão aproveitar o que lhe for concedido.

Chicotada psicológica no Desportivo de Chaves para tentar a manutenção

sic notícias

sic notícias

No trio de despromoção, o Feirense parece praticamente condenado. Com apenas 14 pontos, e a 11 dos lugares de manutenção, e pela acumulação de derrotas, a vida do Feirense está muito complicada. A equipa não parece ter capacidade de reacção, e nem com a saída de Nuno Manta as coisas melhoraram, muito pelo contrário.

Um lugar acima está o Desportivo de Chaves que aposta tudo em salvar-se, ao despedir Tiago Fernandes que já tinha entrado para o lugar de Daniel Ramos. Chega agora um dos treinadores mais experientes da Liga NOS, José Mota mostrou a sua qualidade no ano passado, precisamente ao serviço da equipa que defronta nesta jornada, o Desportivo das Aves. Uma estreia que está a gerar enorme expectativa, entre dois rivais na luta pela manutenção. Os transmontanos estão a 4 pontos dos lugares seguros.

Por fim, o Tondela é a equipa que está mais próxima dos lugares de manutenção, apenas a 1 ponto do Vitória de Setúbal. A equipa de Pepa tem conseguido manter-se no principal escalão da Liga NOS, mas quase sempre de forma sofrida, e este ano parece não ser diferente. Tem nesta 26ª jornada a oportunidade de regressar aos triunfos, uma vez que recebe o lanterna vermelha, o Feirense.

Boas Apostas!