A 21ª jornada da Liga NOS foi marcada por mais um “tropeço” do FC Porto, e que permitiu ao Benfica reduzir ainda mais a diferença pontual que agora é de apenas um ponto. Destaque para a vitória dos encarnados que golearam, sem apelo nem agrado, o Nacional por (10-0). Também o Sporting triunfou em Santa Maria da Feira, pela terceira vez esta temporada, depois de o ter feito em jogos para a Taça da Liga e Taça de Portugal. Para fechar os candidatos ao título, o Sporting de Braga também venceu e colocou-se apenas a 2 pontos do FC Porto. Esta 21ª jornada contribuiu para o “ferver” da luta pelo título.

FC Porto escorrega em Moreira de Cónegos (1-1)

sapo desporto

sapo desporto

O FC Porto já vinha dando sinais de desgaste, e embora em alguns jogos a categoria e inspiração dos seus jogadores ajudasse a resolver os problemas, a verdade é que já se anunciava que isso pudesse não chegar a curto prazo. Foi o que aconteceu já em Guimarães (0-0), e agora na deslocação seguinte em Moreira de Cónegos (1-1).

Neste jogo o FC Porto mostrou-se novamente com poucas ideias, sem conseguir materializar um ascendente evidente sobre o seu adversário, e foi surpreendido ao minuto 79 quando Texeira adiantou os cónegos no marcador. O FC Porto teve de suar muito para reverter os acontecimentos, e o melhor que conseguiu foi mesmo salvar um ponto, sobre o minuto 90 com um golo de Herrera.

Com esta “tropeço”, os dragões perderam mais dois pontos e praticamente toda a vantagem que tinham para o Benfica, e que agora é de apenas um ponto.

Benfica “abate” Nacional com goleada histórica (10-0)

sapo desporto

sapo desporto

Começam a faltar adjectivos para qualificar o momento de forma do Benfica. Depois da goleada ao Boavista (5-1), e mesmo às portas de um jogo importantíssimo em Istambul, o Benfica não se poupou e até “fintou” o desgaste físico.  Os encarnados começaram o jogo praticamente a vencer, com um golo de Grimaldo no primeiro minuto de jogo. Percebia-se ao que o Benfica vinha, mas quando o segundo golo surgiu apenas à passagem do minuto 21, esperava-se que o resultado não pudesse chegar à marca dos dois dígitos.

Foi um Benfica sempre a carregar no acelerador, com um futebol envolvente dinâmico e cheio de confiança e os golos foram surgindo de forma natural. Ao intervalo as águias já venciam por confortáveis (3-0), mas a segunda parte trouxe um parcial de (7-0). Tudo foi perfeito até a estreia de Ferro foi premiada com um golo.  Com este triunfo os encarnados reduzem a diferença pontual para o líder FC Porto em apenas 1 ponto, e estão ainda mais confiantes que poderão regressar aos títulos já esta época.

Sporting de Braga também aproveita escorregadela do FC Porto

sapo desporto

sapo desporto

O Sporting de Braga também se chegou à frente na luta pelo título. Depois de saber que os dragões tinham deixado 2 pontos em Moreira de Cónegos, o foco dos guerreiros do Minho era claro: vencer, independentemente da exibição. Aliás, há algumas jornadas que os bracarenses deixaram de se importar com dar espectáculo, pois tornaram-se uma equipa altamente pragmática e competitiva.

O adversário foi o Desportivo de Chaves que vinha num boa fase de recuperação. Muito do recente sucesso da equipa transmontana assenta na sua solidez defensiva e neste jogo isso foi novamente evidente, principalmente no primeiro tempo. E a turma de Tiago Fernandes até se adiantou no marcador ao minuto 51 deixando o Estádio Municipal de Braga em silêncio.

Mas, a capacidade do Sporting de Braga veio à tona, e voltou a ver-se a versão original do Sporting de Braga a assumir o jogo e uma equipa de grande dinâmica. O inevitável Dyego Sousa igualou a partida ao minuto 64 e Claudemir, à passagem do minuto 80 confirmou a reviravolta no marcador. Três preciosos pontos que colocam o Sporting de Braga apenas a 2 pontos da liderança, e fazem acreditar que pode ser este o ano dos “guerreiros do Minho”.

Outros destaques:

O Boavista de Lito Vidigal voltou a vencer, e vão dois triunfos consecutivos. Preciosos 6 pontos na luta pela manutenção. Os axadrezados respiram 2 pontos acima da linha de despromoção.

O Feirense é cada vez mais último classificado. Sem vencer desde a 2ª jornada, volta a não conseguir vencer, ao perder com o Sporting (1-3).

O Vitória de Guimarães perdeu em Tondela (1-0) e começa a ficar muito longe do seu objectivo que passa por um lugar que dê acesso à Liga Europa.

Também o Portimonense continua em queda, e volta a perder novamente no seu reduto. Depois do desaire com o Chaves (0-1), agora foi com o Rio Ave, pelo mesmo resultado.

O Marítimo somou a 3º derrota consecutiva e é já a última equipa na zona de manutenção. Os insulares perderam (0-1) com o Desportivo das Aves.

A jornada 21 encerrou no Bonfim com empate entre Vitória de Setúbal e Belenenses (0-0). Este foi o 3º empate consecutivo do Vitória orientado por Sandro Mendes.

Boas Apostas!