A 1ª ronde da 2ª volta, na Liga NOS, começou com vitória dos quatro primeiros. O Benfica permaneceu em Guimarães, onde tinha ganho para a Taça de Portugal, e desta feita replicou o mesmo resultado (0-1), mas agora em jogo a contar para o campeonato. Também no mesmo dia o FC Porto tinha ganho em Chaves (1-4), tal como o Sporting de Braga que goleou o Nacional, no Estádio da Choupana (0-3). O grande com mais dificuldades foi o Sporting que suou para vencer o Moreirense (2-1). Quanto aos candidatos que estão em zona de descida, já vimos que o Chaves perdeu, e continua na última posição, o Feirense empatou em Vila do Conde (0-0), e o destaque vai para o Desportivo das Aves que venceu, na estreia de Augusto Inácio, derrotando o Vitória de Setúbal.
FC Porto “passeou” em Chaves (1-4)
Sérgio Conceição antevia um jogo complicado em Chaves, e talvez fosse, em teoria, mas os dragões tiveram o condão de o tornar fácil. O FC Porto entrou a “mandar no jogo”, como era expectável, e depois de ameaçar algumas vezes, adiantou-se no marcador ao minuto 24, com Tiquinho Soares a inaugurar o marcador. O brasileiro viria a tornar-se o homem do jogo, fazendo um hattrick.
Só dava FC Porto, e foi com naturalidade que os dragões dilataram a vantagem, ainda antes do intervalo, com Tiquinho Soares a bisar. A meio do segundo tempo, novamente o brasileiro a fazer estragos, e a consumar o seu hattrick, à passagem do minuto 68. Três golos em que o brasileiro precisou apenas de encostar, mas mérito para o posicionamento e o faro de golo que lhe permite estar muitas vezes no sítio certo. O Desportivo de Chaves ainda reduziu, através da transformação de uma grande penalidade, por intermédio de Bruno Gallo, mas os dragões ainda viriam a colocar a diferença de 3 golos no marcador, com um autogolo de Nuno André Coelho, mas com intervenção decisiva do reforço Fernando (ex Santa Clara).
Com este triunfo o FC Porto mantém a diferença de 5 pontos sobre o Benfica que também venceu nesta jornada.
O filme da Taça de Portugal repetiu-se em Guimarães
O Benfica de Bruno Lage tinha um duplo compromisso em Guimarães que prometia ser, no mínimo, exigente. Isso confirmou-se com as águias a vencerem pelo mesmo resultado os dois jogos. Um magro (0-1), mas onde a equipa encarnada mostrou porque tem somado apenas vitórias com Bruno Lage ao leme. Com um meio campo mais robusto, com dois médios de características mais defensivas, e com Pizzi sobre uma ala, este Benfica ganha outro poder de contenção, e isso foi por de mais evidente nestes dois jogos.
Se no jogo da Taça de Portugal um golo bem cedo, de João Félix, foi suficiente, neste encontro o golo surgiu bem mais tarde, à passagem do minuto 81, e por intermédio de Seferovic. Um Benfica novamente pragmático, com boa solidez defensiva e de processos simples, que voltou a somar mais 3 pontos, continuando assim na luta pelo título, mantendo a distancia em 5 pontos para o líder FC Porto.
Sporting de Braga aplica chapa 3 na Choupana
A jornada 18 começou no Estádio da Choupana com o Sporting de Braga a vencer e convencer, com uma goleada de três golos sem resposta. Anteviam-se maiores dificuldades para a equipa de Abel Ferreira, até pelo desgaste acumulado, e as muitas alterações que o técnico teve de fazer. No entanto, se há “imagem de marca” deste Sporting de Braga, é a capacidade que tem de apresentar um onze forte e competitivo, e que por norma é seleccionado de um lote de 16 jogadores.
Assim, os os “guerreiros do Minho” têm um plantel com profundidade que permite ao seu técnico mexer, pontualmente em elementos em quase todas as posições, mas com a equipa a conseguir dar resposta. A forma como o Sporting de Braga construiu o resultado foi inequívoca, e ficou a impressão que se precisasse marcar mais golos, não teria problemas com isso. Apesar do primeiro golo aparecer após a hora de jogo, por intermédio de Ricardo Horta, a verdade é que os próximos vieram quase de seguida. Murillo fez o 2º, apenas 12 minutos depois, e Paulinho fechou a contagem ao minuto 86. Era altura de resguardar esforços para o embate com o Sporting, para a Taça da Liga.
Outros destaques:
Já o referi, o Sporting também venceu, e foi dos 4 grandes a equipa com mais dificuldade, com um triunfo marginal sobre o Moreirense (2-1). Os leões continuam assim no 4º lugar da Liga NOS.
O Boavista continua em situação difícil, depois de nesta jornada ter somado o 2º desaire consecutivo, e em casa, desta feita diante do Portimonense por (0-2).
Destaque para a vitória do Desportivo das Aves (2-1), diante do Vitória de Setúbal. Com este triunfo, a equipa, agora liderada por Augusto Inácio, soma 15 pontos e é 16ª classificada.
O Rio Ave de Daniel Ramos continua sem vencer, depois de nesta jornada não ir além do nulo com o Feirense. Os fogaceiros continuam no 17º lugar, e portante em zona de descida.
O Santa Clara voltou a perder, agora em casa, com a equipa do Marítimo por (0-1). E o Belenenses não foi além de um empate a duas bolas na recepção ao Tondela.
Boas Apostas!