Está aí a 17ª jornada da Liga NOS, aquela que marca o final da primeira volta, e que tem uma equipa destacada na liderança, o FC Porto. Os dragões deslocam-se até ao Estádio José de Alvalade para um dos maiores clássicos do futebol português. Os azuis e brancos continuam em estado de graça, mas esta promete ser o maior desafio para a equipa de Sérgio Conceição, até tendo em conta as dificuldades físicas que a equipa atravessa. Para o Sporting é um jogo decisivo, ou ganha, ou dificilmente continuará como candidato ao título. Um dia antes, o Benfica também joga fora, no Estádio de São Miguel, onde medirá forças com o Santa Clara. Numa jornada que começou no dia de ontem, com o Sporting de Braga a perder dois pontos no terreno do Portimonense.

Ameaça real à conquista da 19ª vitória do FC Porto

o jogo

o jogo

É apenas um pormenor, mas que não passa despercebido a ninguém. O FC Porto soma uma incrível série de 18 triunfos, e há muitas jornadas que se faz a mesma pergunta: “quem poderá fazer tropeçar” os dragões, ou é o mesmo que dizer, quem conseguirá por termo a este record que aumenta, semana após semana. Será no Estádio José de Alvalade? Um clássico é sempre um jogador de tripla, e este não fugirá à regra.

A melhor notícia para o Sporting é a inclusão de Bas Dost. O goleador recuperou de ma lesão sofrida no jogo com o Belenenses, e será um reforço de peso. A equipa ficou “orfã” do holandês no último jogo, onde averbou mais uma derrota. As dificuldades em marcar foram gritantes, e até mesmo Mathieu não parecia acreditar que tinha marcado um golo a contar. Os leões estão a 8 pontos do líder FC Porto, e se assim já se vislumbra uma tarefa verdadeiramente hercúlea, poder chegar ao primeiro lugar, quanto mais se se der ao luxo de perder o este clássico.

Mas, que confiança passa este Sporting de Marcel Keiser, sobretudo para os seus adeptos? O holandês chegou há pouco tempo, e em poucos jogos conquistou os adeptos. A forma coma colocou a equipa a carburar no último terço, foi quase imediata. No entanto, e sem tirar qualquer mérito, digamos que essa seria a parte mais simples, tendo em conta a qualidade de jogadores como Bruno Fernandes, Nani, Diaby ou Bas Dost. A equipa venceu e convenceu, na maioria dos jogos, sobretudo contra adversários em que os leões eram claramente favoritos. Mas, a parte defensiva foi sempre dando sinais de permeabilidade, e “temia-se” que assim que encontrasse um adversário com outros argumentos, a boa série de vitórias poderia ser quebrada. E foi o que aconteceu em Guimarães, com a derrota por (1-0). Apesar de não ser expectável a perda dos 3 pontos em Tondela, a verdade é que se viu um Tondela organizado, coeso, intenso, e o Sporting voltou a sentir grandes dificuldades, ainda para mais sim o seu goleador Bas Dost.

Este é sem dúvida o prato forte da jornada, e a confiança no reino do dragão é tanta que Pepe chegou esta semana e já foi convocado. De facto é um FC Porto em estado de graça, com grande confiança, moralizado, e só isso tem permitido a equipa superar-se do ponto de vista defensivo. Mas, até quando vão durar as “pilhas” deste dragão?

Confronto de águias no Estádio de São Miguel

img_818x455$2019_01_06_18_15_56_811176O Benfica não está com maior margem que o Sporting, ou não tivesse apenas mais um ponto que os leões. O grande tónico para as águias de Lisboa é o facto de ser imprescindível vencerem, para poder também ganhar pontos a um ou aos dois rivais que realizam o clássico. Este jogo nos açores será o 2º de Bruno Lage como técnico interino, depois de se estrear com um triunfo, em casa, num jogo em que esteve a perder por (0-2), mas com classe deu a volta aos acontecimentos.

Ainda é cedo para perceber o mérito de Bruno Lage nesse primeiro triunfo dos encarnados, mas pelo menos todos lhe reconhecem a capacidade de colocar alguns jogadores na sua posição, como foi exemplo o “menino” João Félix, que juntamente com Seferovic bisou na partida. Assim, este é o primeiro tónico para esta deslocação aos Açores, onde deverá comparecer um Benfica motivado, uns bons furos acima do nível que tem apresentado, e sobretudo com uma parte anímica muito forte, tal como se atestou na recuperação que fez no último jogo.

Para o Santa Clara será o tentar “sobreviver” não tanto pelo facto de jogar com o Benfica, mas especialmente pelas ausências importantes que tem, nomeadamente um dos seus  melhor médios, o Iraquiano Rashid, e Fernando é agora jogador do FC Porto. Não convém esquecer as dificuldades que as águias dos Açores conseguiram impor ao FC Porto, Sporting e Sporting de Braga.

Sporting de Braga deixa 2 pontos em Portimão

jornal do Algarve

jornal do Algarve

A jornada 17 começou no Estádio Municipal de Portimão, o que mostra bem as dificuldades que os quatro primeiros terão nesta ronda. No caso do Sporting de Braga confirmaram-se mesmo, depois do empate a uma bola, um jogo em que o Sporting de Braga até esteve a perder. Apesar da ausência de Shoya Nakajima, na equipa de António Folha, a resposta dos alvi-negros foi muito positiva. Mostrou-se novamente uma equipa intensa, bem organizada, e altamente competitiva.

Este resultado do Sporting de Braga aumenta ainda a expectativa, sobretudo para a equipa do Benfica, que em caso de vitória ganhará pontos no mínimo a 2 dos seus três concorrentes na luta pelo título.

Boas Apostas!