A 13ª jornada não trouxe alterações no topo da classificação da Liga NOS. Uma jornada em que foi “marcada” pelas equipas insulares, uma vez que estiveram presentes em todos os jogos dos três grandes. O FC Porto venceu no terreno do Santa Clara, e o Sporting venceu na recepção do Nacional, e Benfica passou no teste do Estádio dos Barreiros. O Sporting de Braga provou que está em grande forma e goleou o Feirense por (4-0).  Já no fundo da tabela classificativa, o Desportivo de Chaves continua em último, e Tondela e Feirense completam a zona de despromoção, também com derrotas nesta jornada.

Difícil… mas surgiu a 13ª vitória consecutiva dos dragões

sapo desporto

sapo desporto

Não se esperaram facilidades no Estádio de São Miguel. Recordei aqui a dificuldade que o Santa Clara impôs na recepção ao Sporting, e o “filme” contra o FC Porto não foi muito diferente. A equipa anfitriã começou afirmativa, e tal como tinha feito diante do Sporting, também abriu o marcador frente ao FC Porto. Zé Manuel marcou para o Santa Clara ao minuto 38, mas a resposta do FC Porto não se fez esperar e chegou ao empate, ainda dentro da primeira parte, mesmo em cima do minuto 45.

Na segunda parte apareceu o suspeito do costume (Marega) para dar vantagens aos dragões. Um lance que foi muito discutido, logo no início com uma possível falta de Tiquinho Soares sobre Patrick. A verdade é que nada foi assinalado, o jogador brasileiro correu em direcção à baliza, disferiu um remate com resposta apertada do guardião do Santa Clara, e Marega faz a recarga.

A partir daí o FC Porto recuou mais as linhas e o Santa Clara teve ascendente e teve até chances para chegar ao empate, mas aí contou muito a experiência e serenidade de Casillas. Um triunfo que acaba por ser justo, mas o Santa Clara provou, mais uma vez que vai “dificultar a vida”

Sporting ligou o descomplicador a tempo

sapo desporto

sapo desporto

O Sporting continua fiel ao “adn” que Marcel Keiser trouxe, uma equipa muito ofensiva, e que “vence porque marca mais golos que o adversário”. Assim à primeira vista parece uma frase óbvia, mas a verdade é que o Sporting tem promovido o espectáculo e jogos de golos. Não tem problemas em sofrer golos, desde que marque mais, e este jogo com o Nacional não fugiu à regra, e o leão até se expôs em demasia. Podemos dizer que o Sporting complicou o seu jogo, permitiu uma vantagem de dois golos ao Nacional. Assim, ainda antes da meia hora, o Nacional vencia por (0-2), mas o Sporting teria a capacidade para virar o jogo.

A “remontada” do Sporting começou ainda dentro do primeiro tempo com Bas Dost a converter um pontapé de penalti ao minuto 35. Um lance muito discutível, mas valeu mesmo e o Sporting reduziu. Mas, o Sporting não ganhou para o susto e só ao minuto 70 é que chega ao empate, por intermédio de Bruno Fernandes. Mas, o melhor golo da noite estaria para chegar 5 minutos depois, com Mathieu a fazer o 3-2 na execução soberba de um livre directo.

Mas, a sociedade Bas Dost e Bruno Fernandes ainda tinham mais trunfos na manga. O holandês bisou ao minuto 87, e novamente de penalti, e Bruno Fernandes fechou a contagem sobre o minuto 90. A vitória do Sporting não tem discussão, mas era escusado sofrer tanto, mas também é verdade que descomplicou aquilo que complicou. Mas o aviso fica feito, e com outro adversário e sem alguma ponta de sorte, o Sporting poderia não ter virado o jogo.

Sporting de Braga goleia Feirense, enquanto Benfica passa dificuldades, mas vence, na Madeira

sapo desporto

sapo desporto

O Sporting de Braga voltou a dar provas da grande época que está a fazer, e não fez por menos, venceu o Feirense por (4-0). Mais uma exibição de gala dos “guerreiros do Minho”, onde Dyego Sousa foi o rei da noite ao assinar um hattrick, com Wilson Eduardo também a inscrever o seu nome na lista dos marcadores.

O Benfica deslocou-se ao sempre difícil Estádio dos Barreiros, e suou muito para sair de lá com os três pontos. Apenas um golo do veterano Jonas, e de penalti foi o suficiente para garantir os três pontos. Este foi o 5º jogo consecutivo das águias sem sofrerem golo, mas foi mais um encontro em que o resultado foi bem melhor que a exibição.

O Marítimo, mesmo em reconstrução teve as suas chances de empatar, e viu-se já uma equipa “guerreira” à imagem do seu treinador. Há matéria-prima para Petit “levantar” este Marítimo.

Outros destaques:

Desportivo das Aves 1-1 Vitória de Guimarães – Ainda não foi desta que a equipa de José Mota voltou às vitórias.

Desportivo de Chaves 1-2 Moreirense – Na estreia de Tiago Fernandes como novo técnico, o Desportivo de Chaves continua a perder.

Boavista 2-0 Tondela – A equipa do Bessa regressa aos triunfos caseiros e deixa o Tondela em situação difícil, abaixo da linha de água.

Rio Ave 2-2 Belenenses – Mais um ponto conquistado por Silas, o que eleva para 5 o número de jogos sem vitórias para os vila condenses.

Portimonense 3-1 Vitória de Setúbal – Equipa de António Folha mantém um bom nível no Estádio de Portimão e deixa o Vitória de Setúbal no 10º lugar da Liga NOS

Boas Apostas!