O Fórum Grimaldi, no Mónaco, acolheu o sorteio da fase de grupos da Liga Europa 2016/17. O Sporting Clube de Braga foi o único emblema português envolvido no certame, uma vez que Arouca e Rio Ave foram eliminados na fase preliminar da competição por Olympiacos e Slavia de Praga, respetivamente. José Mourinho, Paulo Bento, Paulo Fonseca – regressa à Pedreira ao serviço do Shakhtar Donetsk – e Paulo Sousa conheceram adversários.
O reencontro

Foto: “UEFA”
Grupo H de reencontros. Paulo Fonseca deixou o comando técnico do Braga para rumar aos ucranianos do Shakhtar Donetsk, mas o sorteio da fase de grupos da Liga Europa voltou a colocar o técnico português no caminho da formação da “cidade dos Arcebispos”. Braga e Shakhtar Dontetsk também são velhos conhecidos. O primeiro embate entre os dois emblemas remonta à temporada 2010/11, ocasião em que o Braga se estreou na fase de grupos da Liga dos Campeões e mediu forças com o Shakhtar. Na época passada, nos quartos-de-final da Liga Europa, as duas equipas voltaram a encontrar-se. Note-se que a equipa de Donetsk – eliminada pelo Young Boys na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões – venceu os quatro encontros que disputou até à data diante do Braga. O Gent, campeão belga em 2014/15, também será adversário do conjunto bracarense. Na última época, os “índios” foram uma agradável surpresa na Liga dos Campeões ao alcançarem os oitavos-de-final, etapa em que acabaram eliminados às mãos dos alemães do Wolfsburg. O Konyaspor, terceiro colocado da última edição do campeonato turco que na época passada contava com os serviços do português Mário Felgueiras, é o rival do pote 4 que saiu em sorte ao clube Minhoto.
O Manchester United, habituado aos grandes palcos do futebol europeu, não terá vida fácil fora de Old Trafford neste grupo A. Os “Red Devils” ficaram no grupo A da fase de grupos juntamente com Fenerbahçe, Feyenoord e Zorya Luhansk. À partida, os comandados de José Mourinho reúnem todas as condições para seguir em frente sem grandes sobressaltos, mas as deslocações que realizará obrigam o técnico português a uma gestão cuidada da equipa. O embate com o Fenerbahçe ficará marcado pelo reencontro entre o Manchester United e Robin Van Persie.
Paulo Bento debelou o primeiro grande teste à frente do novo projeto ao eliminar o Arouca no “play-off” de acesso à Liga Europa. Com apenas uma semana de trabalho, o novo técnico do Olympiakos amenizou os efeitos produzidos pelo afastamento na fase preliminar da Liga dos Campeões às mãos do Hapoel Beersheba. Cabeça de série neste sorteio da fase de grupos, o conjunto ateniense “caiu” num grupo B que se destaca pelo equilíbrio, onde constam três equipas que foram eliminadas na fase preliminar da Liga Europa – APOEL, Young Boys e Astana. Quanto à Fiorentina de Paulo Sousa, a verdade é que os “Viola” também não têm razões de queixa neste sorteio. A equipa italiana partilha o grupo J com PAOK, Liberec e Qarabag, adversários que permitem uma abordagem optimista por parte do conjunto de Florença, que na última época não foi além dos 16-avos-de-final. É factual que gregos e azeris chegam à Liga Europa depois de terem sido eliminados na fase preliminar da Liga dos Campeões, facto que no entanto não diminui o favoritismo da Fiorentina no que à passagem respeita.
Boas Apostas!