Noite de decisão, manhã de sorteio. Já estão definidos os duelos dos “oitavos” da Liga Europa 2017/18. A 16 equipas que seguem em prova continuam as respetivas sortes esta manhã, em Nyon. O Sporting, único representante português ainda em prova, não tem razões de queixa…
A vitória não sorriu aos “leões” na tarde de Alvalade, mas o objetivo foi devidamente cumprido graças ao resultado da primeira mão. O empate a três golos em Lisboa, frente aos cazaques do Astana, não comprometeu o acesso do Sporting aos “oitavos” da Liga Europa 2017/18. Quando se registam seis golos em 90 minutos, não se pode dar o tempo dispensado para assistir à partida por perdido, ainda para mais pelo menos um deles (o de Bruno Fernandes) “vale o bilhete”. De uma partida que culminou com um empate após dois golos sofridos já para lá dos 80 minutos de jogo, o principal motivo de preocupação para os sportinguistas (e para Jorge Jesus, tal como admitiu na conferência de imprensa pós-jogo) deverá estar associado à condição física de Bas Dost, jogador que terminou o encontro em dificuldades. Resta saber se a condição atual não retirará o holandês já do próximo jogo, em Alvalade, frente ao Moreirense.
No sorteio desta manhã, o Sporting também teve motivos para sorrir. Atendendo ao “quadro” de potenciais rivais, os checos do Viktoria Plzen que acabaram por sair em sorte aos “leões” figuram como um dos mais acessíveis ainda em prova.
Bracarenses ainda sonharam
O golo de Ricardo Horta ao minuto 31 do desafio disputa na Pedreira ainda deixou o Braga a sonhar com a possibilidade de dar continuidade à sua campanha europeia, mas a tarefa hercúlea de recuperar de uma desvantagem de três golos frente ao Marselha não foi conseguida. Para a posteridade fica uma queda de pé dos “guerreiros do Minho”, capazes de deixar uma imagem positiva no adeus à Europa graças a uma vitória, minutos de bom futebol e várias ameaças à baliza defendida por Yohann Pelé. A equipa do sul de França realizará agora uma deslocação – não tão longa quanto isso – ao País Basco para enfrentar o Athletic Bilbao, formação que perdeu na receção ao Spartak de Moscovo mas seguiu em frente na Liga Europa. A noite de Bilbao ficou marcada por graves incidentes entre adeptos de ambos os clubes, havendo a lamentar inclusive a morte de um agente da autoridade.
Nápoles ameaçou
A expectativa era elevada à entrada para a eliminatória entre o RB Leipzig e o Nápoles e, quem assistiu aos 180 minutos de futebol, não saiu defraudado. À vitória por três bolas a uma do RB Leipzig em pleno San Paolo sucedeu um triunfo italiano na Alemanha por duas bolas sem resposta que chegou a ameaçar a passagem da formação germânica. Com o português Mário Rui em campo durante 68 minutos, o Nápoles caiu devido ao facto de o Leipzig ter marcado mais um golo fora de portas, ainda que a eliminatória tenha terminado empatada a três golos.
Duelo de colossos
O duelo mais apaixonante dos “oitavos” está definido: AC Milan e Arsenal. Dois históricos do futebol europeu vão estar frente a frente após terem deixado para trás Ludogorets e Ostersunds, respetivamente, prometendo dois duelos apaixonantes entre equipas com nível de Liga dos Campeões.
Todos os jogos:
CSKA de Moscovo – Lyon
Atlético de Madrid – Lokomotiv
RB Leipzig – Zenit
Marselha – Athletic
Sporting – Viktoria Plzen
AC Milan – Arsenal
Borussia Dortmund – RB Sazlburgo
Lazio – Dínamo de Kiev
Boas Apostas!