Já são conhecidos os 32 emblemas que vão marcar presença na fase a eliminar da Liga Europa, segunda prova de clubes mais importante do “velho continente”. O Sporting juntou-se ao Braga nos “16 avos” da competição.
Os primeiros apurados para os “16 avos” da Liga Europa foram conhecidos na 3ª e na 4ª feira. Da Liga dos Campeões “caíram” duas equipas russas, duas alemãs, uma escocesa, uma espanhola, uma portuguesa outra italiana. CSKA de Moscovo, Spartak de Moscovo, RB Leipzig, Borussia Dortmund, Celtic de Glasgow, Atlético de Madrid, Sporting e Nápoles foram as formações que terminaram os respetivos grupos no terceiro posto, assegurando o “prémio de consolação”. A lista é naturalmente encabeçada por Nápoles e Atlético de Madrid
Esta quinta-feira, ficaram definidos os restantes apurados a partir dos 12 grupos da competição. O Braga, já apurado desde a jornada anterior, perdeu na deslocação à Turquia para enfrentar o Basaksehir mas acabou a sorrir, uma vez que o já eliminado Hoffenheim empatou a uma bola com os búlgaros do Ludogorets Razgrad, resultado que permitiu à formação treinada por Abel Ferreira terminar na primeira posição de um grupo em que a grande surpresa (pela negativa) foi mesmo a fraca prestação do Hoffenheim, último colocado. A participação germânica nesta Liga Europa foi uma desilusão, dado que o Colónia e o Hertha também não conseguiram chegar-se à frente, restando ao RB Leipzig e ao Borussia Dortmund salvarem a honra, isto depois de terem caído da Liga dos Campeões.
No grupo I, o Vitória Sport Clube não teve semelhante fortuna e terminou na quarta e última posição com cinco pontos, menos três que o Marselha, conjunto francês que acompanhou o Red Bull Salzburgo na passagem à fase seguinte da competição. No adeus, em plena cidade de Guimarães, pedia-se mais a uma equipa do Vitória que só foi capaz de demonstrar verdadeiramente a sua força na etapa final da partida. Mehdi Bourabia deu vantagem ao Konyaspor no primeiro quarto de hora e os “Conquistadores” só conseguiram demonstrar que poderiam aspirar a algo mais nos últimos instantes. O golo que ditou o empate acabou por resultar de uma infelicidade de Ali Turan que introduziu a bola na própria baliza.
Olhando para o atual quadro, em termos de valor, o Arsenal é o emblema que encabeça o lote de equipas que se apuraram a partir desta fase de grupos, sem esquecer um AC Milan que, apesar da má fase que atravessa, tem plantel para aspirar a algo mais – a prestação italiana terminou com uma derrota na Croácia frente ao Rijeka. Num segundo nível, a Lazio, a rubricar uma ótima campanha tanto em termos domésticos como europeus, e o Zenit de Riberto Mancini. Os russos foram a formação que mais pontuou nesta fase de grupos com 16 pontos conquistados em 18 possíveis, encerrando a fase de grupos com uma grande vitória em San Sebastián, frente à Real Sociedad.
Villarreal, Astana, Dínamo de Kiev, Partizan, Braga, Ludogorets, AC Milan, AEK, Atalanta, Lyon, Lokomotiv, Copenhaga, Viktoria Plzen, Steaua de Bucareste, Arsenal, Estrela Vermelha, Red Bull Sazlburgo, Marselha, Athletic Club, Ostersunds, Lazio, Nice, Zenit e Real Sociedad são os emblemas que se apuraram para a próxima fase.
Boas apostas!