O Real Madrid volta a estar à prova, com o início do playoff da Liga Endesa. O campeão europeu terá o FC Barcelona como grande adversário, uma vez mais, sendo que os resultados das últimas semanas da fase regular permitiram que as duas equipas só se venham a encontrar na final. Para além dos dois grandes favoritos, outras equipas terão uma palavra a dizer e esperam-se interessantes confrontos entre o Unicaja Málaga e o Laboral Kutxa ou entre o Bilbao Basket e o Valencia Basket. Nesta primeira ronda, o maior interesse parece mesmo estar em descobrir que semifinalistas irão encontrar os dois grandes, mas as surpresas podem sempre acontecer…
Real Madrid – Herbalife Gran Canaria
O campeão europeu encontra a outra equipa espanhola que também jogou uma final europeia esta temporada. As dificuldades poderão surgir para os merengues nas partidas jogadas fora de casa, no entanto, é pouco provável que os homens de Pablo Laso se permitam distrações perante uma equipa que, mesmo tendo sido oitavo classificado da fase regular, tem bastantes armas para utilizar. Enquanto do lado do Real Madrid se espera o habitual contributo de homens como Rudy Fernandez, Sérgio Rodriguez ou Sérgio Llull, da parte do Gran Canaria é o gigante Walter Tavares que volta a ser peça central da equipa, pelo seu domínio no jogo interior. No entanto, jogadores como Kyle Kuric, Eulis Báez ou Brad Newley também poderão criar dificuldades ao grande favorito a ser campeão.
FC Barcelona – FIATC Joventut Badalona
Um fantástico dérbi catalão nesta primeira ronda do playoff não será teste fácil para os culés, ainda que a rotação do Joventut não lhe permita excessivas ambições nesta fase da temporada. No entanto, tem sido através de um esquema de jogo minimal, apostado numa pequena rotação de jogadores e na sua entrega – ao melhor estilo do espírito de Badalona – que o Joventut tem alcançado sucesso na presente temporada. Sergi Vidal, Goran Suton e Sitapha Savané são a sua tríade mais produtiva, com Clevin Hannah, Demond Mallet e Tarik Kirksay a oferecerem consistência à sua equipa. O Barcelona aposta sobretudo em Justin Doellman e Ante Tomic para se tornar inalcançável, sendo que a sua vitória neste duelo deverá depender, sobretudo, da capacidade para manter um ritmo de jogo bem elevado.
Unicaja Málaga – Laboral Kutxa
O conjunto de Málaga passou boa parte da temporada na frente da Liga Endesa, mas acabou por ser ultrapassado pelo FC Barcelona na reta final da prova, acabando numa terceira posição que agora até poderá ser difícil de manter. Pela frente terá um adversário que bem conhece, até porque o Laboral Kutxa tem sido um dos “companheiros” na Euroleague. A equipa do Unicaja gira em volta da qualidade de Jayson Granger e Ryan Toolson, podendo vir destes dois elementos o maior contributo para a vitória. Do lado do Laboral Kutxa, com um grupo que sofreu várias alterações ao longo da temporada, Fernando San Emeterio parece estar de volta ao seu melhor nível. Será, certamente, uma eliminatória para disputar até ao último encontro.
Bilbao Basket – Valencia Basket
Este é o confronto que promete mais equilíbrio neste playoff, entre duas equipas que conseguiram o mesmo número de vitórias na fase regular. Perante esse quadro, a vantagem do Bilbao Basket nos confrontos com os valencianos acabou por fazer a diferença, mas poderá não lhe valer o suficiente para seguir para as meias-finais. Tudo indica que será uma decisão tomada em pormenores.Do lado da equipa do País Basco, Quino Colom tem sido a grande revelação na forma como influi nos sucessos da equipa, enquanto os valencianos têm em Pau Ribas e em Sam Van Rossom as suas principais figuras.
O playoff começa a jogar-se hoje e na próxima segunda ou terça-feira poderá ser já possível conhecer algum apurado para a ronda seguinte, caso uma das equipas decida a série em apenas três partidas.