Os play-offs da Liga dos Campeões foram fechados nesta quinta-feira à noite, com o Sporting CP a dar nas vistas na Roménia com uma expressiva vitória por 1-5, e com o Liverpool e o Nápoles a também não desiludirem nos respectivos encontros.
Bruno Fernandes lança 4 dos 5 golos
Depois de um decepcionante empate sem golos em casa, na 1ª mão, o Sporting CP tinha de arrancar pelo menos um empate sem golos na Roménia para chegar à próxima fase e quebrar a maldição, já que de todos os seus 3 jogos disputados em solo romeno, o Sporting perdeu sempre, e sempre sem marcar golos. A turma comandada por Jorge Jesus entrou a pressionar alto, complicando a tarefa do Steaua na construção de jogo, mas sempre que a bola chegava aos avançados romenos, estes conseguiam sempre criar perigo.
Não foram precisos mais de 12 minutos para Doumbia apontar o primeiro golo com a camisola do Sporting, no seu primeiro jogo a titular. O Sporting estava a ser superior em campo, com os romenos a terem dificuldade em chegar ao último terço do campo, mas sempre que o conseguiam fazer, faziam-no com perigo, e foi logo 7 minutos depois, com um erro de Coates, que o Steaua igualou a partida, com Alibec a rematar para defesa de Rui Patrício e com a bola a sobrar para Júnior Morais, que apenas teve de encostar. O empate com golos era suficiente para os Leões se qualificarem, mas era um resultado muito arriscado, o que obrigava a turma portuguesa a procurar mais. Depois do intervalo a turma lisboeta entrou mais uma vez a pressionar alto e foi aí que Bruno Fernandes começou a dar nas vistas. Aos 60 minutos Bruno Fernandes mostra a sua grande visão de jogo e isola Acuña, que ganhou o ressalto com o guarda-redes romeno e apontou o 1-2.
Apenas 3 minutos depois, o médio português lança Gelson Martins na frente, com o jovem extremo a marcar com um pontapé de fora de área. Aos 74 minutos mais um excelente passe de Bruno Fernandes para Gelson Martins, com o avançado a assistir Bas Dost, que finalizou de primeira. E aos 86 minutos chegou o 1-5, com mais uma vez Bruno Fernandes a estar na jogada, entregando para Fábio Coentrão que cruzou ao segundo poste para Battaglia. Com esta estrondosa vitória, o Sporting assegurou presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de um excelente jogo de Bruno Fernandes.
Em Anfield manda o Liverpool
Depois de uma vitória por 1-2 na Alemanha, o Liverpool não tinha a eliminatória garantida, pelo que precisava de uma prestação convincente para tirar o Hoffenheim do seu caminho. A primeira situação de perigo surgiu aos 2 minutos, com Mohamed Salah a cabecear por cima da baliza. A primeira situação de perigo surgiu aos 2 minutos, com Roberto Firmino a lançar Sadio Mané na frente, que acabou por atirar à figura de Baumann. Aos 9 minutos, surgiu uma jogada idêntica, com Firmino a lançar Mané no flanco esquerdo, e com o senegalês a tocar fugir para dentro, tocando de calcanhar para Emre Can que passava nas costas, e com o número 23 a inaugurar o marcador. Aos 17 minutos, foi Firmino que esteve mais uma vez envolvido no lance, cruzando rasteiro para o coração da área e com Wijnaldum a atirar ao poste, mas com Salah a encostar na recarga.
Apenas 3 minutos depois os Reds aumentaram para 3-0 depois de um passe fantástico de Wijnaldum a lançar Sadio Mané no flanco esquerdo, com o senegalês a dar mais um majestoso toque de calcanhar para Roberto Firmino, que passou nas costas, cruzar de primeira para Emre Can bisar na partida. Aos 28 minutos, Mark Uth, em campo há apenas 4 minutos, finalizou um passe de Sandro Wagner com um remate a fugir de Mignolet, diminuindo a desvantagem para 3-1. A partida contou com várias situações de golo para os dois lados até que Kevin Vogt é desarmado por Jordan Henderson, com o alemão a ser o último homem lá atrás, e com o inglês a partir juntamente com o Roberto Firmino para o golo, com o capitão a assistir o brasileiro para o 4-1. Aos 78 minutos o Hoffenheim ainda conseguiu reduzir para 4-2, com Kramaric a cruzar para um bom cabeceamento de Sandro Wagner.
Italianos brilham na Allianz Riviera
Depois de triunfar por 2-0 na 1ª mão, em Itália, foi a vez do Nápoles viajar até Nice e disputar a 2ª mão, procurando sucesso de modo a alcançar a fase de grupos. Depois de uma primeira parte completamente controlada pelos italianos, com o Nice a criar somente duas tentativas de golo para 12 do Nápoles, os golos viriam a aparecer somente no segundo tempo, com os Azzurri a apontarem o 1-0 aos 47 minutos, com Callejón a encostar a bola no fundo das redes depois de uma boa assistência de Hamsik, e com Mertens a atirar ao poste apenas 5 minutos mais tarde, num lance individual.
O Nice esteve melhor depois de conceder o golo e criou mais situações do que no primeiro tempo, mas eram os italianos quem mais perigo levavam quando alcançavam o último terço do campo. O 0-1 para os italianos manteve-se quase até ao final da partida, até que foi através de um rápido contra-ataque que estes aumentaram a vantagem e fecharam as contas, com Ghoulam a assistir Lorenzo Insigne, que recebeu a bola à entrada de área e disparou sem hipótese para o fundo das redes. O Nápoles qualifica-se assim para mais uma fase de grupos da Liga dos Campeões.
Outras curtas da jornada:
- Copenhaga vence Qarabag por 2-1, mas não foi suficiente para seguir em frente na prova.
- CSKA vence por 2-0 na recepção ao Young Boys e segue em frente.
- Empate a zero contra Slavia de Praga serve de qualificação ao APOEL.
- Olympiakos vence Rijeka e avança para fase de grupos.
- Maribor e Sevilla qualificam-se depois de eliminarem o Hapoel Be’er Sheva e Basaksehir.
- Depois de vencer 5-0 na 1ª mão, Celtic perde em casa do Astana por 4-3, mas segue em frente na prova.
Boas Apostas!