A jornada 34 da Liga Espanhola leva-nos a olhar com mais atenção para o que acontece em redor da linha de água, onde seis equipas lutam pelos três lugares que garantem a manutenção, enquanto as que ficarem com os últimos lugares terão que enfrentar o futuro na divisão secundária.
Somar pontos em casa
Das seis equipas que estão na luta pela manutenção, cinco delas jogam em casa. Oportunidade para somar pontos e ficar mais perto da salvação. A história deste fim-de-semana começa na noite de sexta-feira, com o Celta de Vigo a receber o Athletic Bilbao. A equipa galega somou duas vitórias muito importantes para respirar um pouco, recebendo agora um dos conjuntos mais imprevisíveis da Liga BBVA. Os bascos são capazes do melhor e do pior, sendo que já não vencem há quatro jornadas.
No sábado, o Osasuna tem uma deslocação bem difícil, jogando em Valência, onde encontrará uma equipa ferida no seu orgulho e a necessitar de um milagre para cumprir os seus objetivos no topo da tabela. O Osasuna somou dois empates nas derradeiras jornadas, frente a Real Sociedad e Rayo Vallecano, e precisará de continuar a pontuar para não cair nos lugares de despromoção.
O Granada recebe o Málaga, equipa que ainda vai mantendo esperanças europeias para a próxima temporada, mas com fracos resultados nas partidas longe do seu estádio. O Granada venceu na passada semana, frente ao Espanyol, e precisa de mais pontos para continuar a respirar com a cabeça fora de água.
A noite de sábado encerra-se com o Deportivo a receber o Atlético Madrid. Grande teste para a equipa galega, depois de cinco encontros sem perder, recebendo o conjunto de Diego Simeone. Em caso de vitória, o Depor poderá mesmo ficar bem perto da manutenção, não matematicamente, mas pela confiança que juntará aos pontos. Caso perca, poderá voltar a dormir em lugares de descida, uma pressão extra para uma equipa onde Pizzi não poderá jogar, suspenso.
No domingo de manhã, o Mallorca recebe o Levante, que tem sido um bom adversário para as equipas do fundo da tabela, com quatro derrotas em série nos mais recentes encontros. A equipa valenciana vive ainda uma crise de balneário, dividido depois das acusações de Barkero em relação a facilidades dadas pelos seus colegas a adversários. O Mallorca está em último lugar e precisa urgentemente de pontos para largar essa indesejada posição.
Finalmente, o Saragoça, que alcançou uma dramática vitória na última semana, volta a jogar em casa, desta vez frente ao Rayo Vallecano, para tentar somar mais três pontos na esperança de voltar acima da linha de água. Jornada complicada para a equipa de Hélder Postiga que, regressado aos golos, poderá ser uma ajuda decisiva para o conjunto “maño”.
E ainda…
O Real Madrid enfrenta o seu público, depois de falhada a “remontada” frente ao Borussia Dortmund. Para a equipa de José Mourinho resta agora esperar pela final da Taça do Rei, de maneira a conseguir fechar a temporada com um resultado positivo. Num jogo onde deverá haver descanso para alguns dos titulares, o Real quer continuar a demonstrar coração e “ganas” de vencer, mesmo sem objetivos.
Barcelona viveu uma noite negra frente ao Bayern e muita gente critica, em surdina, o técnico Tito Vilanova pela desistência precoce do jogo, ao deixar Messi no banco e ao substituir Xavi e Iniesta. Agora, num jogo onde poderá sagrar-se campeão, será de esperar algum tipo de reação dos seus jogadores. Camp Nou não espera. Exige.
Boas apostas!