Início perfeito. Os dois grandes candidatos à conquista do campeonato francês arrancaram a todo o gás e chegam ao fim das primeiras quatro jornadas com um registo 100 por cento vitorioso. Na 4ª ronda, o PSG derrotou o Saint-Étienne e “descolou” dos “verts”, mas o Mónaco não quis ficar atrás e goleou sem apelo nem agravo a equipa do Marselha.
A jornada da Ligue 1 começou com uma vitória “natural” do PSG na receção ao Saint-Étinne, por três golos sem resposta. No Parc des Princes, a evidente superioridade parisiense não deu margem para surpresas, mesmo frente a um adversário que tinha vencido os três primeiros compromissos. Edinson Cavani confirmou o bom momento de forma que atravessa ao marcar dois dos três golos do PSG, enquanto o outro tento foi da autoriaa de Thiago Motta. Desta vez, Neymar Jr ficou em branco. Os comandados de Unai Emery lideram em função da vantagem no capítulo do “goal average” – têm os mesmos 14 golos marcados com o Mónaco mas menos dois sofridos.
Massacrar sem Mbappé
Em França, os últimos dias do mercado de verão prometem ser bem “quentes”, dado que Kylian Mbappé poderá estar a um passo de trocar o Mónaco pelo PSG. O jovem francês não saiu do banco na receção do Mónaco ao Marselha, mas a sua ausência não atrapalhou a equipa da casa que venceu por seis bolas a uma. Com João Moutinho e Rony Lopes no onze, o Mónaco de Leonardo Jardim não deu hipóteses a um Marselha que contou com o português Rolando a titular, sendo que ao intervalo já vencia por quatro a zero, golos de Glik (2′), Falcao (20′ – g.p; 34′) e Adama Diakhaby /45′). Uma grande goleada construída com naturalidade frente a um adversário que investiu para lutar pelo “top 3”, mas desiludiu ao cair com semelhante estrondo na deslocação ao Stade Louis II.
Lyon, Bordéus e Angers invictos
Para além de PSG e Mónaco, o Lyon, o Bordéus e o Angers são as únicas três equipas que ainda não perderam nesta Ligue 1 2017/18. O Lyon de Bruno Genesio, munido de Mariano Díaz, Bertrand Traoré, Maxwel Cornet e Mmephis Depay, não foi capaz de ir além de um empate sem golos na visita a casa do Nantes de Claudio Ranieri, resultado que ainda assim permitiu manter o quarto posto da tabela. O Bordéus voltou a confirmar as boas expectativas que se lhe reservam e venceu o Troyes por dois a um, ao passo que o Angers empatou a um golo com o Lille de Bielsa.
O recém-promovido Amiens abandonou o último lugar da tabela ao receber e vencer o Nice por três a zero, emblema que a meio da semana tinha sido eliminado pelo Nápoles no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Gael Kakuta e Moussa Konaté (2) foram os autores dos golos da primeira vitória do Amiens nesta Ligue 1 2017/18.
Boas Apostas!