Já são conhecidos os 16 emblemas apurados para os oitavos-de-final da Libertadores. Seis são brasileiros, quatro argentinos, dois bolivianos, outros tantos equatorianos, um uruguaio e outro paraguaio. Uns com melhores argumentos que outros, mas todos determinados em suceder ao Atlético Nacional, campeão em título que se despediu de um modo prematuro.

Brasileiros cumprem

Foto: "CONMEBOL"

Foto: “CONMEBOL”

Botafogo, Santos, Atlético Paranense, Palmeiras, Atlético Mineiro e Grêmio asseguraram o acesso aos oitavos-de-final da Libertadores 2017, elevando a bandeira brasileira na prova de clubes mais importante da América do Sul. A Chapecoense e o Flamengo foram os únicos dois emblemas que destoaram deste sucesso “canarinho” na atual edição da competição. A “Chape”, no grupo 7 juntamente com Lanús, Nacional e Zulia, perdeu o direito a disputar a fase seguinte da competição na secretaria, devido à utilização irregular de Luiz Otávio no jogo frente ao Lanús, na Argentina. Os responsáveis do clube recorreram da decisão e ainda aguardam o veredicto final da CONMEBOL, mas as hipóteses de sucesso são reduzidas e tudo indica que a equipa Catarinense não seguirá para a próxima fase.

O Flamengo não se pode dar por satisfeito com a prestação rubricada no grupo 4. O pleno em casa – três jogos, três vitórias – não foi suficiente para o “Mengão” avançar, perdendo a corrida para San Lorenzo e Atlético Paranaense por apenas um ponto, uma vez que as duas equipas terminaram com 10 pontos. O “Furacão” foi o único dos conjuntos brasileiros apurados que alcançou uma vaga nos oitavos-de-final através da segunda posição.

As decisões desta fase de grupos da Libertadores 2017 coincidiram com o início do Brasileirão 2017, situação que afetou as equipas a nível de competição interna, atendendo à clara prioridade dada à Libertadores. No Grêmio (e na própria Chapecoense, que acaba por não passar por questões extra jogo) as consequências não foram tão graves quanto isso, mas o campeão Palmeiras ressentiu-se, até porque Cuca optou por dar descanso aos jogadores mais utilizados sobretudo nas segunda e terceira jornadas do campeonato brasileiro. O “Verdão” não esconde a ambição de se sentar no trono do futebol sul-americano.

Em 18 pontos possíveis (seis jogos), nenhum emblema conseguiu atingir o pleno. Palmeiras (grupo 5), Atlético Mineiro (grupo 6), Grêmio (grupo 8) , River Plate (grupo 4) e Lanús (grupo 7) foram os conjuntos que mais pontuaram, ao conquistarem 13 cada um.

Campeão em título eliminado

Prestação para esquecer. O Atlético Nacional, vencedor da Libertadores 2016, não foi capaz de defender a sua honra em 2017 e acabou eliminado na fase de grupos, enquanto “lanterna vermelha” de um grupo 1 a partir do qual seguiram em frente Botafogo e Barcelona SC. Com três derrotas nos três primeiros jogos da fase de grupos, a equipa colombiana protagonizou o pior arranque de sempre de uma equipa campeã em título na prova. A goleada imposta ao Estudiantes (4-1), na quarta ronda, ainda permitiu à equipa sonhar, mas o desaire do jogo seguinte no Rio de Janeiro frente ao Botafogo sentenciou o destino da equipa que perdeu Miguel Borja e Marlos Moreno. O Botafogo de Jair Ventura demonstrou muita competência venceu o grupo com 10 pontos – tantos quanto o Barcelona SC.

Sorteio

As 16 equipas qualificas para os oitavos-de-final da competição vão a sorteio no próximo dia 14 de junho em Luque, no Paraguai. O sorteio da CONMEBOL definirá o caminho até à final e a divisão dos emblemas é feita em dois potes, o 1 destinado aos primeiros colocados, e o 2, para o segundos.

Pote 1: Atlético Mineiro, Lanús, Grêmio, River Plate, Palmeiras, Santos, Botafogo, San Lorenzo

Pote 2: Godoy Cruz, Guaraní, Emelec, Barcelona SC, Atlético Paranaense, The Strongest, Jorge Wilstermann, Nacional

Boas Apostas!