A fase de grupos da Libertadores 2018 caminha a passos largos para a fase a eliminar e 11 dos 16 emblemas que vão marcar presença nos “oitavos” já são conhecidos. Para já, só os grupos 3 e 8 estão concluídos.

Foto: "Boca Juniors/Divulgação"

Foto: “Boca Juniors/Divulgação”

O grupo 3 foi ganho pelos paraguaios do Libertad que amealharam 13 pontos em 18 possíveis, seguidos de perto pelos argentinos do Atlético Tucumán que avançaram com um ponto de vantagem (10 contra 9) em relação ao histórico Peñarol. Os bolivanos do The Strongest não conseguiram tirar o melhor partido da altitude e, desta feita, ficaram pelo caminho na fase de grupos com apenas três pontos conquistados.

No que ao grupo 8 diz respeito, note-se que os dois favoritos seguiram em frente. Os brasileiros do Palmeiras venceram o grupo sem derrotas (16 pontos) mas o campeão argentino Boca Juniors ainda teve que sofrer para conseguir carimbar o acesso com nove pontos, mais dois que o Junior Barranquilla. Os peruanos do Alianza Lima conquistaram apenas um ponto nesta Libertadores.

Sete apurados por antecipação

Nos restantes grupos ainda está uma jornada por disputar, mas há quem já se tenha chegado à frente e assegurado a continuidade em prova. No grupo 1, o Grêmio, atual detentor do título, avançou juntamente com o Cerro Porteño, deixando Defensor Sporting e Monagas para trás.

Os históricos River Plate e Flamengo asseguraram o acesso à fase seguinte a partir do grupo 4, deixando para trás os colombianos do Santa Fe dos equatorianos do Emelec, ao passo que no grupo 5 também avançou uma equipa argentina e outra brasileira: o Racing Club e o Cruzeiro já estão apurados para a próxima fase em prejuízo de Universidad de Chuile e Vasco da Gama.

Um dos encontros mais aliciantes da última ronda é o que vai opor Nacional e Estudiantes. Os uruguaios estão na segunda posição do grupo 6 com oito pontos, ao passo que o Estudiantes tem cinco e precisa de vencer para avançar. O Santos, atual líder e já apurado, defende a sua condição frente à Real Garcilaso que também tem cinco pontos.

A partir do grupo 7, o Corinthians é o único emblema já apurado com 10 pontos, mais quatro que o Deportivo Lara, isto numa altura em que já só estão três pontos em discussão. Os venezuelanos ainda podem ultrapassar os argentinos do Independiente nesta luta.

Boas Apostas!