Levante – Barcelona (La Liga)
Ao início da noite desta terça-feira, a equipa do Levante fará a cortesia da receção à equipa do Barcelona, num jogo relativo à 36.ª jornada de La Liga, agendado para o relvado do Estadi Ciutat de València, em Valência. A formação às ordens do treinador Paco López tem o objetivo da manutenção praticamente carimbado e procurará agora chegar ao melhor registo pontual possível. Do outro lado, os valencianos terão o conjunto liderado por Ronald Koeman, que desiludiu no passado fim-de-semana, falhando a ultrapassagem ao líder Atlético Madrid, ficando assim dependente de terceiros para poder reconquistar o título de campeão nacional espanhol.
Análise Levante
A equipa do Levante tem feito uma campanha relativamente equilibrada na luta pela permanência, objetivo que está praticamente confirmado, até porque chega a esta antepenúltima rodada no 14.º lugar da tabela classificativa, com os mesmos 39 pontos do Valencia, nove acima de Huesca e Elche, primeiros em zona de despromoção. Em 35 jogos de campeonato, a formação liderada pelo técnico Paco López somou nove vitórias, 12 empates e 14 derrotas, com 40 golos marcados e 50 golos sofridos.
O momento de forma com que a equipa do Levante chega a este jogo é tudo menos positivo, uma vez que somou apenas uma vitória e um empate nos últimos oito jogos, averbando as restantes partidas por derrota. Sem ganhar há cinco jogos consecutivos, o grupo orientado por Paco López conseguiu quebrar a série de quatro derrotas seguidas no passado sábado, ao somar um ponto fora de portas. Na deslocação ao Alavés (2-2), o Levante até ficou perto de voltar a ganhar, mas deixou a vantagem escapar com golo sofrido aos 87’.
Onze provável: Fernández – Coke, Duarte, Vezo – Son, Pier, Melero, Toño – Rochina – Martí, Morales
Análise Barcelona
A equipa do Barcelona tem feito um campeonato cheio de altos e baixos e chega à antepenúltima jornada de La Liga a ocupar a 3.ª posição da tabela classificativa, com registo de 75 pontos, os mesmos do Real Madrid, dois atrás da liderança do Atlético Madrid e com vantagem de quatro para o Sevilla. Em 35 jogos no registo total do campeonato, o conjunto às ordens de Ronald Koeman somou 23 vitórias, seis empates e seis derrotas, com 80 golos marcados e 33 golos sofridos.
As últimas partidas têm sido de grande inconstância para a equipa do Barcelona, que perdeu, na última jornada, a oportunidade de depender só de si para poder reconquistar o título de campeão. Há três jornadas, a equipa de Koeman foi altamente surpreendida em casa pelo Granada (1-2), num jogo que poderia ter valido a subida à liderança da classificação. Na resposta, o Barcelona venceu fora o Valencia (3-2) num jogo bastante emotivo. Este sábado passado, o conjunto “culé” não foi capaz de mais do que somar um ponto na receção ao Atlético Madrid (0-0), num jogo que teria valido a ultrapassagem aos “colchoneros”.
Onze provável: Stegen – Araujo, Piqué, Lenglet – Roberto, Jong, Moriba, Pedri, Alba – Griezmann, Messi
Dica de Prognóstico
Este é um jogo absolutamente fundamental para o Barcelona, se quiser continuar a alimentar a ambição do título, perante um Levante com o seu objetivo da permanência já no bolso. Espera-se, por isso, uma partida onde a equipa de Ronald Koeman consiga impor a sua superioridade desde cedo, não só nos planos técnico e tático, mas também ao nível da concentração e do foco competitivo. Com qualidade individual e coletiva de sobra no ataque, o conjunto catalão deverá conseguir criar várias oportunidades de golo, sendo por isso um forte candidato a somar os três pontos numa partida onde também o Levante poderá criar as suas chances, sobretudo a explorar o contra-ataque. Como tal, o melhor investimento será na Vitória do Barcelona e Mais de 2,5 golos, mercado agregado cotado a 1.40 na Betclic.