A 24ª jornada do campeonato espanhol teve um dos jogos mais aguardados do fim-de-semana, com o Atlético de Madrid a receber o Barcelona, onde Leo Messi voltou a fazer das suas e a garantir 3 pontos à formação de Luis Enrique. Já o Real Madrid conseguiu manter a liderança, mas com grande dificuldade, tendo estado mesmo a perder por 2-0 e conseguido dar a volta.

Messi, outra vez

Messi volta a ser fundamental na vitória catalã.

Messi volta a ser fundamental na vitória catalã.

O Atlético de Madrid foi quem entrou mais forte, controlando por completo os primeiros 30 minutos de jogo e usufruindo das únicas situações de golo, destacando-se Griezmann que aos 25 minutos de jogo obrigou ter Stegen a um autêntico voo com remate de fora de área de pé direito. O Barcelona só deu sinais de vida aos 28 minutos, que Suárez a marcar um golo que foi justamente anulado depois de fazer falta sobre Oblak. Foi depois da meia hora de jogo que a partida ficou mais animada, com as duas equipas a criarem sempre situações de perigo, e a ser desta vez o Barcelona a obrigar Oblak a uma grande intervenção, defendendo um livre-directo de Messi, e logo a seguir foi Piqué a obrigar o ex-guarda-redes benfiquista a mostrar os seus bons reflexos.

Depois de uma primeira parte sem golos e onde brilharam os guarda-redes de ambas equipas, foram os catalães a procurar primeiro o golo, ais 48 minutos, mas com Suárez a atirar ao lado no cara-a-cara com Oblak. O primeiro golo do jogo viria a aparecer aos 63 minutos, por intermédio de Rafinha Alcântara, depois de uma grande confusão dentro da área madrilena e com alguma sorte à mistura. A resposta dos comandados de Diego Simeone não tardou a chegar e aos 70 minutos chegaram ao empate, tirando proveito de uma das maiores dificuldades defensivas dos catalães, bolas-paradas. Koke bate o livre e Godín salta mais alto que todos, desviando ligeiramente a bola e a deixar ter Stegen pregado ao relvado. O jogo continuou emocionante com as duas equipas à procura do golo, mas acabaria por ser o Barcelona a chegar ao golo, aos 86 minutos, por intermédio do suspeito do costume, Leo Messi, rematando dentro de área, primeiro bloqueado por Savic, e na recarga a gelar o Vicente Calderón e a garantir 3 pontos aos catalães.

Com esta vitória o Barcelona afastou o Atlético de Madrid da corrida pelo título e mantém-se no encalço do líder Real Madrid, apenas com 1 ponto de diferença.

Reviravolta Blanca

Cinco minutos chegaram para Álvaro Morata entrar e dar os 3 pontos aos Merengues.

Cinco minutos chegaram para Álvaro Morata entrar e dar os 3 pontos aos Merengues.

Um jogo difícil num reduto complicado quase que custou a liderança ao Real Madrid, que viu as coisas muito complicadas depois de se encontrar a perder por 2-0, mas conseguindo uma excelente reviravolta e somando os 3 pontos com um triunfo por 2-3. O Real Madrid entrou a ameaçar, com Cristiano Ronaldo a atirar ao lado da baliza do Villarreal logo aos 2 minutos de jogo. Aos 10 minutos brilhou Navas, depois de um bom remate de Mario Gaspar. Aos 24 minutos foi a vez do Asenjo brilhar, tirando uma bola praticamente dentro da baliza depois de um cabeceamento de Benzema. Esta grande intervenção de Asenjo, que evitou o primeiro golo da partida, parece que ter magoado o guarda-redes espanhol que saiu aos 35 minutos. A primeira parte foi muito emocionante, com o Villarreal a criar muito perigo, praticamente sempre por contra-ataque, e com Castillejo a desperdiçar uma grande oportunidade de golo aos 29 minutos, depois de um belo cruzamento Jaume Costa.

O intervalo acabaria por chegar sem alterações no marcador, mas a segunda parte viria a trazer ainda mais emoção ao jogo. O Villarreal chegou à vantagem aos 49 minutos, com Trigueros a aproveitar uma bola a saltar na grande área Merengue e a não desperdiçar. Apenas 5 minutos depois, Bruno Soriano consegue um grande passe a desmarcar Bakambu que não desperdiçou na cara de Navas e estabeleceu o 2-0. O Real Madrid tinha pouco mais de meia hora para conseguir virar o resultado, ou perderiam a liderança. Aos 60 minutos os Merengues mostraram que nada estava perdido com Cristiano Ronaldo a fazer um grande remate de pé esquerdo, de primeira a bater no poste. Foi então aos 64 minutos que mostraram do que são feitos, com Bale a dar a diminuir a desvantagem, de cabeça, depois de cruzamento de Carvajal. Começava então a remontada Blanca, que chegaria ao empate aos 73 minutos por golo de Cristiano Ronaldo, de grande penalidade.

O terceiro e último golo do jogo chegaria por Álvaro Morata, aos 82 minutos, com o espanhol em campo apenas à 5 minutos, convertendo em golo a primeira oportunidade de golo desde o empate, depois de Cristiano Ronaldo lançar Marcelo pela linha, e de mais um grande cruzamento do brasileiro, com a finalização matadora de cabeça de Morata. Esta foi a última oportunidade de golo da partida, com o jogo a terminar então por 2-3 e com o Real a permanecer na liderança depois de uma enorme reviravolta, cheia de atitude e vontade de vencer da turma de Zinedine Zidane.

Outras curtas da jornada:

  • Depois de vencer o Real Madrid, Valencia volta às derrotas em casa do Alavés.
  • Leganés goleia na recepção ao Deportivo, fugindo aos lugares da zona de relegação.
  • Sevilla vence derby da cidade, vencendo por 1-2 em casa do Real Betis.
  • Athletic Bilbao vence na recepção ao Granada e fica apenas a 1 ponto do 6º lugar.

Boas Apostas!