Com o Bayern de Munique já isolado na liderança da prova e cada vez mais perto de se sagrar pentacampeão, o Borussia Dortmund, Leipzig e Hoffenheim lutam afincadamente por pelo 2º e 3º lugar de acesso directo à Fase de Grupos da Liga dos Campeões.
Leipzig e Hoffenheim à procura de fazer história
Estas duas equipas têm sido duas das maiores surpresas deste ano na Bundesliga, principalmente para o Leipzig que participa pela primeira vez na sua história no principal escalão de futebol alemão. O conjunto recém-promovido conseguiu um excelente arranque de temporada, concedendo o primeiro desaire da época apenas na 13ª jornada do campeonato, e tendo mesmo conseguido roubar a liderança da prova ao Bayern de Munique durante algumas jornadas, mas acabando por perdê-la mais tarde. Contudo, os Touros parecem ter sofrido uma quebra na sua forma e têm vindo a perder vários pontos nas últimas jornadas, vencendo apenas 2 dos últimos 7 jogos consecutivos.
Esta quebra de rendimento do Leipzig anulou toda a enorme vantagem com que contava sobre o 3º e 4º lugar e vê agora o Borussia Dortmund e o Hoffenheim cada vez mais próximos, contando com apenas 3 pontos de vantagem sobre o 3º Dortmund e 4 sobre o 4º Hoffenheim. A equipa do leste da Alemanha já provou do que é capaz e tem qualidade para grandes feitos, mas precisa de encontrar rapidamente o caminho das vitórias e segurar o 2º ou 3º lugar, ou cairá para o lugar de acesso ao play-off ou, caso se mantenha a má forma, poderá ter que se contentar com os lugares de acesso à Liga Europa.
Já o Hoffenheim é uma equipa habitual no principal escalão de futebol alemão, mas não é uma equipa que é constantemente vista a passar pelos lugares de acesso às competições europeias, muito menos a conseguir fazer frente aos gigantes da Alemanha. Contudo, tudo isto mudou desde que Julian Nagelsmann assumiu os comandos da equipa em Fevereiro da temporada passada e evitou a relegação da equipa. Este nova temporada o trabalhado do jovem treinador alemão, de apenas 29 anos, deu frutos e prova disso é actual posição que ocupa na tabela, estando no lugar de acesso ao play-off da Liga dos Campeões e com apenas 1 ponto a menos que o 3º classificado Borussia Dortmund.
Julian Nagelsmann foi eleito o treinador do ano da Alemanha, e não é para menos, uma vez que apresenta um histórico de apenas duas derrotas em 25 jogos disputados na Bundesliga esta temporada, apresentando ainda a 2ª defesa que menos golos sofre e o 3º ataque que mais golos tem marcado. Atingir qualquer uma das competições europeias seria um marco histórico para o clube, mas o jovem técnico alemão tem apresentado organização, qualidade, regularidade e talento suficiente para levar a equipa até à Liga Milionária.
Tanto o Hoffenheim como o Leipzig ainda contam com alguns jogos complicados no calendário, o que deixa ainda tudo em aberto.
Dortmund à carga pelo 2º lugar
O Borussia Dortmund foi a equipa que mais aquém das expectativas tem ficado esta temporada. Era de se esperar, pelo menos, uma corrida taco a taco com o poderoso Bayern de Munique pelo título de campeão alemão, mas a grande irregularidade de resultados dos Auri-Negros não permitiu isso. Um calendário apetrechado de competições, como Liga dos Campeões e Taça da Alemanha, e uma vaga de lesões que abalou a equipa esteve também por detrás da incapacidade de conseguirem melhor que aquilo que fizeram durante grande parte da primeira volta do campeonato.
A incapacidade de manterem uma serie vitoriosa estender-se por mais de 3 jogos consecutivos, apenas na Bundesliga, tirou o Borussia Dortmund da corrida pelo título, chegando mesmo a passar pelo 7º lugar que nem acesso à Liga Europa garante. Contudo, agora o Dortmund tem conseguido somar mais vitórias e, graças aos deslizes do Leipzig, tem conseguido aproximar-se do 2º lugar, posição em que terminou na temporada transacta. Ainda assim esta equipa tem de ter cuidado já que conta com o Hoffenheim no seu encalço, que por sua vez conta com um calendário bem mais desimpedido.
O talento, e a quantidade de opções de qualidade, que o técnico Thomas Tuchel tem ao seu dispor é inegável, e é apenas uma questão de tempo até a equipa apanhar o Leipzig, caso este continue com a perder pontos com tem feito. Além disso, e apesar de apresentarem lacunas defensivas, esta é a equipa com o 2º ataque mais eficaz do campeonato, contando ainda com o líder da lista de melhor marcador da Bundesliga, Aubameyang, com 23 golos marcados em 23 jogos que disputou.
Antevê-se desta forma que o Borussia Dortmund consiga, mais cedo ou mais tarde, conquistar o 2º lugar. Já o Hoffenheim detém consistência suficiente para se aguentar na corrida pelo 3º posto da tabela, devendo ser uma corrida equilibrada com o Leipzig, mas com o técnico Julian Nagelsmann a dever estar à altura do desafio.
Boas Apostas!