Leganés – Real Madrid (La Liga)
O Real Madrid continua a contar os dias que faltam para o final de uma época que tem sido para esquecer. Os “merengues” esperam conseguir defender a honra na reta final com a conquista do segundo posto e nesta jornada 32 realizam uma curta deslocação até ao terreno do Leganés.
Dez pontos acima da linha de perigo, ao Leganés falta a confirmação meramente matemática de que na próxima época vai continuar na elite do futebol espanhol, uma vez que não se perspetiva que a equipa passe por grandes percalços até final. Tudo indica que o objetivo vai ser cumprido e, ainda que longe da prestação da última época abrilhantada pela boa prestação na Copa do Rei, a direção do Leganés tem motivos para se demonstrar satisfeita com aquilo que tem sido o desempenho da equipa.
De olhos postos na primeira metade da tabela, o Leganés atravessa um momento positivo. Após a vitória no “derby” com o Getafe (0-2), uma das surpresas da atual campanha, a equipa do Leganés também se conseguiu impor ao Valladolid (1-0) e posteriormente foi empatar a casa do Alavés (1-1), equipa que tal como o Getafe acalenta aspirações no que toca ao acesso às provas europeias. A possibilidade de defrontar o Real Madrid serve sempre como motivação e a verdade é que o Leganés já venceu a formação “merengue” no Butarque na atual temporada por uma bola a zero, em jogo da Copa do Rei – de nada serviria tendo em conta a vantagem assegurada pelo Real Madrid no Bernabéu.
Os jogos com o Leganés não têm envolvido muitos golos, dado que se registaram menos de três tentos nos últimos sete desafios disputados por esta equipa. A força do Leganés no Butarque não deve ser relativizada, ou não estivéssemos a falar de uma equipa que só perdeu duas vezes em casa na atual edição da La Liga e só sucumbiu em um dos últimos 13 encontros caseiros.
Onze provável: Cuéllar, Tarín, Siovas, Bustinza, Nyom, Silva, Pérez, Vesga, Eraso, Braithwaite, Carrillo
Regra geral, esta fase da temporada costuma ser decisiva para o Real Madrid em algumas frentes, mas a presente época tem sido bastante diferente para pior. Numa altura em que os jornais já dedicam várias páginas ao investimento que Florentino Pérez se prepara para fazer no próximo verão, a equipa da capital espanhola já não aspira a mais que terminar no segundo lugar do campeonato espanhol. A dois pontos do rival Atlético à entrada para esta jornada, o Real subirá ao relvado do Butarque com cinco de desvantagem em relação aos “Colchoneros”, uma vez que o Atléti já venceu o respetivo compromisso nesta ronda.
Em quatro jogos após o regresso de Zidane, o Real conquistou três vitórias e perdeu em Valência (2-1). Ambas as equipas marcaram em três desses desafios, o últimos deles frente ao Eibar (2-1), marcado tanto pela permissividade defensiva do Real quanto pela displicência de Benzema na hora de atirar à baliza contrária, avançado francês que fez os dois golos mas poderia ter dado outra expressão ao resultado, tal a quantidade de oportunidades que desperdiçou.
Vinícius Júnior continua a ser a baixa de maior vulto no Real. Dani Carvajal está apto a jogar mas Odriozola deverá manter a titularidade, enquanto na banda contrária Marcelo poderá render Reguilón.
Onze provável: Navas, Odriozola, Varane, Ramos, Marcelo, Casemiro, Kroos, Modric, Bale, Asensio, Benzema
O Real Madrid já não almeja mais que chegar ao segundo lugar, ao passo que o Leganés também está numa posição tranquila e isso lhe confere uma disponibilidade diferente para o jogo, sem sentir grande pressão. Tudo aponta para um encontro equilibrado.