Os quartos de final da Copa do Rei 2017/18 ficam invariavelmente marcados pela eliminação do Real Madrid às mãos do modesto Leganés em pleno Santiago Bernabéu. O Barcelona, o Sevilha e o Valência são os outros três emblemas que seguem em prova.

Foto: “Denis Doyle/Getty”
As taças nacionais costumam ser profícuas em surpresas. Os “outsiders” agigantam-se e, não raras vezes, vestem mesmo a pele de “tomba gigantes”. Nestes quartos-de-final da Copa do Rei, coube ao Leganés essa responsabilidade. Depois de um encontro muito bem conseguido na primeira mão que até terminou com uma vitória do Real Madrid por duas bolas a uma, a equipa dos arredores de Madrid “tomou de assalto” a casa do atual campeão da Europa e venceu por duas bolas a uma, avançando para as meias-finais da competição graças à primeira vitória da história frente à equipa “merengue”. O Real apresentou-se a jogo com várias alterações em relação ao habitual – Cristiano Ronaldo nem sequer esteve entre os convocados – e acabou surpreendido por um adversário que nas meias-finais tem encontro marcado com o “carrasco” da outra equipa da capital espanhola: o Sevilha, conjunto responsável pela eliminação do Atlético de Madrid. A equipa da Andaluzia, agora treinada pelo italiano Vincenzo Montella, começou por vencer a primeira mão do Wanda Metropolitano por dois a um graças a uma “cambalhota” no marcador consumada já na etapa final do desafio. No segundo embate, a sul, o Sevilha voltou a ser mais forte, levou a melhor por três a um e assegurou presença nas meias-finais de uma competição em que tem tradição.
Valência e Alavés protagonizaram a única decisão que foi levada até às últimas consequências. Os “Ché” venceram a primeira mão no Mestalla pela margem miníma (2-1) e, na deslocação a Vitoria, o placard assinalava o mesmo resultado mas favorável ao Alavés ao cabo do tempo regulamentar. Na decisão através da marcação de grandes penalidades, brilhou Doménech, guarda-redes do Valência que “segurou” a passagem dos homens de Garcia Toral às meias-finais da competição, marcando encontro com o Barcelona, atual detentor do troféu.
Para seguir na defesa do troféu, o Barcelona superiorizou-se ao seu rival local: o Espanyol. À derrota por uma bola a zero no Cornellà El-Prat seguiu-se o triunfo que a equipa “blaugrana” precisava para seguir em frente: 2-0. No dia em que o Camp Nou se despediu de Mascherano e Messi marcou o golo 4 mil do Barcelona naquele palco, os donos da casa resolveram a questão antes da meia hora graças a um golo do argentino e outro de Luis Suárez. O reforço Coutinho estreou-se pela equipa catalã num jogo em que o português André Gomes só foi a jogo já em tempo de compensação.
Os primeiros duelos das meias-finais estão marcados para dia 31 deste mês de janeiro. O Leganés recebe o Sevilha e o Barcelona mede forças com o Valência em Camp Nou.
Boas Apostas!