Lech Poznan – Benfica (Liga Europa)
Numa partida que abrirá as hostilidades relativas ao Grupo D da Liga Europa da UEFA edição 2020/21, a equipa do Benfica terá pela frente o Lech Poznan, num jogo agendado para a próxima quinta-feira, a decorrer em Poznan, no Stadion Miejski. A formação polaca é, no plano teórico, a mais fraca de um grupo com Lech, Benfica, Standard Liège e Rangers, mas merece toda a atenção, até porque ficou a apenas quatro pontos de se sagrar campeã polaca na última época. Já a equipa de Jorge Jesus iniciará uma campanha onde aspira chegar o mais longe possível, sem deixar de sonhar com a final de Gdansk, por forma a dar cor ao sonho de um título europeu tão propalado nos últimos tempos na Luz.
Análise Lech Poznan
A equipa do Lech Poznan teve de passar por um trajeto longo, que remonta ao passado dia 27 de agosto, para poder confirmar a sua presença na fase de grupos a Liga Europa. Presente nas pré-eliminatórias desde a primeira etapa, a equipa comandada pelo técnico Dariusz Zuraw (que conta nas suas fileiras com o médio português Pedro Tiba) teve de eliminar o Valmiera, o Hammarby e o Apollon, antes de bater, por último, no “play-off”, os belgas do Charleroi. Isto depois de uma temporada de 2019/20 onde o Lech conseguiu acabar o campeonato polaco como 2.º classificado, a apenas três pontos de distância do título conquistado pelo Légia de Varsóvia.
Ao contrário do seu adversário, o Lech vai para este jogo depois de ter acumulado vários minutos de competição oficial na época de 2020/21, onde já realizou 11 jogos, tendo saído derrotado em apenas duas ocasiões, em ambas para o campeonato da Polónia, contra o Zaglebie (2-1) e o Jagiellonia (2-1). Por sinal, este último desaire remonta ao passado fim-de-semana, onde o Lech reatou a competição após a pausa internacional para os jogos de seleções com uma derrota fora de portas, que quebrou uma série de cinco vitórias consecutivas e de oito jogos seguidos sem perder. Na liga polaca, o Lech ocupa, de momento, o 9.º posto classificativo, com saldo de oito pontos em seis jogos.
Onze provável: Bednarek – Czerwinski, Rogne, Crnomarkovic, Kravets – Moder, Pedro Tiba, Ramirez – Puchacz, Ishak, Kaminski
Análise Benfica
A equipa do Benfica marca presença nesta fase de grupos da Liga Europa em virtude de ter falhado o primeiro grande objetivo da época de 2020/21, que passava pela entrada na Liga dos Campeões, onde as “águias” caíram logo na 3.ª pré-eliminatória, contra o PAOK (2-1). De agulhas apontadas às competições internas, mas também a uma prestação que leve a equipa o mais longe possível na segunda maior prova de clubes da UEFA, a comitiva tecnicamente liderada por Jorge Jesus espera poder chegar às últimas eliminatórias, ainda que tenha como ambição a presença na final de Gdansk, curiosamente também na Polónia.
Após a surpreendente derrota na visita à Grécia, em contexto europeu e naquele que foi o primeiro compromisso de caráter oficial da temporada, o Benfica ainda não conheceu outro resultado que não a vitória. Em quatro partidas na Liga NOS, as “águias” somaram todas por triunfos, com destaque para os 3-0 aplicados na visita ao Rio Ave, no último domingo, após duas semanas sem competir. Nas partidas anteriores, o Benfica venceu o Famalicão (5-1), o Moreirense (2-0) e o Farense (3-2). Para já, a formação encarnada é líder da tabela classificativa da Liga NOS, com cinco pontos de vantagem para FC Porto, Sporting e Santa Clara.
Onze provável: Vlachodimos – Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo – Pedrinho, Weigl, Pizzi, Everton – Waldschmidt, Seferovic
Dica de Prognóstico
Em teoria e de acordo com o potencial qualitativo de ambas as equipas, este será um primeiro jogo entre o conjunto menos dotado e o mais capacitado deste Grupo G. A atravessar um bom momento de forma, a equipa do Benfica deverá conseguir levar a boa fase que vive a nível interno no campeonato português para o nível europeu, até porque do outro lado estará um Lech competitivo na Polónia, mas onde se pratica um futebol com um nível abaixo da média europeia. Não é crível que a formação de Poznan apresente argumentos defensivos suficientes para superar a capacidade criativa da equipa de Jorge Jesus, pelo que fará grande sentido o investimento no mercado agregado da Vitória do Benfica e Mais de 1,5 golos no jogo, com cotação de 1.55 na Betclic.