Lecce – AC Milan (Serie A)
O futebol italiano regressou há cerca de uma semana atrás, com a realização das partidas da segunda-mão das meias-finais e da final da Taça da Itália. Agora, é a vez de retornar a Serie A, onde, pela 27.ª jornada, as equipas do Lecce e do AC Milan irão medir forças, numa partida agendada para a próxima segunda-feira, no Stadio Via del Mare, em Lecce. O conjunto orientado por Fabio Liverani é o primeiro classificado abaixo da linha de água e espera sair da zona de descida em breve. Pela frente, estará um conjunto milanês que tem tido dificuldade em chegar à corrida pelos lugares de apuramento europeu.
Análise Lecce
Recém-promovida ao principal escalão do futebol italiano, a equipa do Lecce tem tido alguma dificuldade em realizar uma campanha que lhe permita acreditar de forma absolutamente convicta que conseguirá assegurar o objetivo da manutenção. Atualmente na 18.ª posição da tabela classificativa, o conjunto orientado por Fabio Liverani segue com os mesmos 25 pontos do Génova, a primeira equipa fora da zona de descida. Em 26 partidas, o Lecce conseguiu um total de apenas seis vitórias, sete empates e 13 derrotas, onde marcou 34 golos e encaixou 56, o que faz com que tenha o pior registo defensivo da liga italiana.
A paragem forçada da Serie A, devido à pandemia associada à doença de Covid-19, pode dizer-se que surgiu em boa hora, ainda que pelos piores motivos, para a equipa do Lecce. Nas duas últimas jornadas antes da pausa, a turma de Liverani sofreu duas goleadas, sendo que a última aconteceu por números “à antiga”. Depois dos 4-0 averbados na visita ao terreno da AS Roma, o Lecce perdeu, em casa, com a Atalanta, por humilhantes 2-7, num saldo de dois golos marcados e 11 (!) sofridos em apenas duas partidas. Para trás, ficaram as três vitórias consecutivas, obtidas perante Torino, Nápoles e SPAL.
Onze provável: Vigorito – Donati, Rossettini, Lucioni, Calderoni – Majer, Deiola, Barak – Mancosu, Saponara – Lapadula
Análise AC Milan
A atravessar um dos períodos mais cinzentos da sua longa história, o AC Milan tem tido grandes dificuldades para se reerguer. Neste regresso ao campeonato italiano, a formação tecnicamente dirigida por Stefano Pioli aparece na 9.ª posição da tabela de classificação geral, com 36 pontos, os mesmos do Parma (8.º) e que deixam os milaneses a três pontos de distância do primeiro posto de apuramento para a Liga Europa, presentemente ocupado pelo Nápoles. Em 26 jornadas, o registo global do Milan é de 10 vitórias, seis empates e 10 derrotas, onde a equipa somou apenas 28 golos marcados e 34 golos sofridos.
Depois da paragem superior a três meses, o AC Milan cumprirá, em Lecce, o segundo jogo após a retoma da competição. Há cerca de uma semana e meia atrás, o conjunto de Milão voltou à ação, em partida referente à segunda-mão das meias-finais da Taça de Itália. Na visita ao terreno da Juventus, o AC Milan empatou a 0-0, mesmo depois de ter ficado reduzido a 10 unidades, após a expulsão de Ante Rebic passados apenas 17 minutos do início da partida. Depois do empate com golos (1-1), em casa, na primeira-mão, o Milan ficou afastado da final da Taça. Incluindo os últimos desafios realizados antes da pausa, a equipa segue há três jogos sem vencer e regista apenas um triunfo nos últimos sete.
Onze provável: Donnarumma – Conti, Kjaer, Romagnoli, Theo Hernández – Castillejo, Kessié, Bennacer, Rebic – Çalhanoglu – Rafael Leão
Dica de Prognóstico
Na luta pela manutenção e pelo acesso aos lugares europeus, Lecce e AC Milan, respetivamente, regressam ao campeonato com a intenção de somar os três pontos. Sendo ambas as equipas dois conjuntos pouco estáveis, do ponto de vista defensivo, este deverá ser um jogo com algumas oportunidades no plano geral. Relativamente ao desfecho, prevê-se uma partida com ligeira supremacia do AC Milan, que nem deixou uma má imagem diante da Juventus, dadas as condicionantes da partida. Neste sentido, perfila-se como uma aposta de valor a dupla possibilidade da Vitória do AC Milan ou Empate e mais de 1,5 golos no jogo, um mercado que a Betclic cota a 1.40.