Já se sabia que a Free Agency deste ano seria dominada pelo tema Miami Heat, com os seus Big Three a terem a possibilidade de renunciar aos seus contratos, de forma a modificar os equilíbrios contabilísticos dos Heat. Quando LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh avançaram com a rescisão, muitos esperaram ver os três renovar com equipa da Florida, de forma a poder ganhar espaço para reforçar o seu plantel. No entanto, LeBron James voltou a surpreender, anunciando, de forma inesperada, o seu regresso a casa.

LeBron James Cleveland

LeBron regressa a casa

Feitas as pazes com o dono dos Cleveland Cavaliers, LeBron James tentou matar dois coelhos com uma cajadada só. Por um lado, consegue receber o valor máximo de contrato, por outro, talvez o mais importante, junta-se a uma equipa que tem mais possibilidades de ter sucesso no imediato e no futuro, com mais jovens jogadores e a possibilidade de constituir uma excelente rotação. James Jones, também dos Heat, já confirmou a sua viagem para Cleveland, onde David Blatt terá a oportunidade de treinar um candidato ao título de Conferência.

A equipa de Miami conseguiu, entretanto, renovar com Dwyane Wade e Chris Bosh, tendo ainda espaço para reforçar o seu conjunto, depois de assinar com Josh McRoberts e Danny Granger, de forma a manter-se na corrida pelos lugares cimeiros da Conferência Este. Os Indiana Pacers perderam Lance Stephenson para Charlotte e os Knicks conseguiram renovar com Carmelo Anthony, esperando-se que a dupla Phil Jackson/ Derek Fisher possa ainda reforçar o plantel para subir posições na tabela. Quem, a este, está bem ativo nesta pré-temporada são os Chicago Bulls, que foram buscar Pau Gasol e Nikola Mirotic para juntar a Joakim Noah e Derrick Rose, voltando a ter um cinco com talento para lutar pelos lugares cimeiros.

Outras transferências a merecer nota a Este são a chegada de Jodie Meeks a Detroit, Thabo Sefolosha a Atlanta e a manutenção de Marcin Gortat em Washington, que passará a ter a companhia de DeJuan Blair.

A Oeste algo de novo

Steve Blake Portland

Blake devolve experiência aos Trail Blazers

Com mudanças cirúrgicas, depois de um ano em que a Conferência Oeste dominou a competição, deve-se sublinhar o trabalho dos Portland Trail Blazers. A equipa que no ano passado foi uma das revelações da fase regular, junta experiência à sua rotação, com a chegada de Steve Blake e Chris Kaman. Outra mudança a merecer nota é a saída de Chandler Parsons de Houston, passando a vestir a camisola dos Dallas Mavericks. Em Houston conseguiu-se, ainda, a saída de Omer Asik, para os Pelicans, recebendo em troca Trevor Ariza.

Os Los Angeles Clippers também vão refrescar a sua rotação, tendo assinado com Spencer Hawes e Jordan Farmar, enquanto os Phoenix Suns conseguiram resgatar o preponderante Isaiah Thomas. No entanto, muitas das atenções estão centradas nos Los Angeles Lakers, onde o regresso à competição de Kobe Bryant será acompanhado pela chegada de alguns nomes com currículo na NBA. Para já, Jeremy Lin e Carlos Boozer parecem oferecer um aumento da qualidade disponível no Staples Center, ainda que não se consiga entrever como esta equipa poderá entrar na luta pelos lugares de topo de uma Conferência que, mesmo sem mais mudanças, continua muito forte e competitiva.