A seleção brasileira “sofreu a bom sofrer” para conquistar a primeira vitória na fase final deste Mundial 2018. O “Escrete” derrotou a Costa Rica por duas bolas a zero com dois golos marcados para lá do minuto 90, o segundo da autoria de Neymar. A imagem do jogador do PSG em lágrimas está a correr a internet e a despoletar várias reações.

Foto: "AP"

Foto: “AP”

Depois da vitória diante da Costa Rica, Neymar passou pela “zona mista” do estádio indiferente aos microfones da imprensa brasileira, recusando-se a prestar declarações. Mais tarde, na sua conta na rede social “Instagram”, lançou o desabafo:

“Nem todos sabem o que passei para chegar até aqui. Falar ate papagaio fala. Agora fazer…O choro e de alegria, de superação, de garra e vontade de vencer. Na minha vida as coisas nunca foram fáceis. Nao seria agora, né!!! O sonho continua. O sonho nao. OBJETIVO. Parabens, rapaziada. Vocês sao F…”

Apontado como grande figura de (mais) uma seleção brasileira que tenta alcançar o tão ambiciona hexacampeonato, Neymar não foi poupado pela crítica após o embate inaugural frente à Suíça que culminou com um empate a uma bola. O jogador dos franceses do PSG tinha contraído uma grave contusão que chegou a pôr em causa a sua presença no campeonato do mundo, mas recuperou a tempo de participar no primeiro encontro da prova – o terceiro após recuperar da lesão.

Acusado de “egoísmo” e de “querem resolver sozinho” pela imprensa brasileira que escreveu mesmo que Tite deverá exigir “mais humildade” ao jogador, Neymar reagiu e o grupo defendeu a sua posição.

Thiago Silva foi um dos jogadores a assumir a defesa de Neymar: “O jogo estava muito difícil contra a Costa Rica. Fizemos de tudo para marcar gols. Principalmente ele. E foram 90 minutos até sair o primeiro. E depois de cinco minutos, ele fez o dele. O Neymar não parou de lutar um minuto sequer. Nós precisamos entender os nossos idolos”, declarou.

Para além do central que partilha o balneário com Neymar em Paris, Gabriel Jesus, outro dos jogadores criticados em virtude do seu subrendimento na estreia, surgiu em defesa do companheiro no ataque: “O Brasil precisa aprender a respeitar seus ídolos. O que muita gente faz com o Neymar não tem cabimento. Ele faz de tudo pela Seleção. Não é justo o que falam dele. Ele deveria ser tratado ter todo o apoio”, atirou. A titularidade do avançado do Manchester City tem sido questionada e a imprensa brasileira tem defendido que Roberto Firmino, do Liverpool, deveria ocupar o lugar.

Boas Apostas!