A ronda 27 da La Liga 2018/19 terminou na noite de domingo com a goleada aplicada pelo Real Madrid em Valladolid (1-4), mas a “bomba” da semana no futebol espanhol detonou apenas na segunda-feira, com o anúncio do regresso imediato de Zinedine Zidane ao comando técnico da equipa “merengue”. Barcelona e Atlético, principais candidatos, cumpriram antes da Liga dos Campeões, enquanto o Getafe deu mais um grande passo na tentativa de se afirmar como grande surpresa da presente edição do campeonato espanhol. Após o despedimento de Miguel Cardoso, o Celta de Vigo caiu para a zona de relegação.

Foto via "Marca"

Foto via “Marca”

A possibilidade já tinha sido avançada pela imprensa espanhola, mas nunca no “timing” em que acabou por se verificar. Certo é que Zinedine Zidane está mesmo de volta ao comando técnico do Real Madrid e já foi oficialmente apresentado no Bernabéu, regressando a “casa” volvidos dez meses para assinar um contrato válido até 2022. A eliminação da Liga dos Campeões às mãos do Ajax acabou por se revelar fatal para Santiago Solari, técnico que, segundo o comunicado oficial divulgado pelo Real Madrid, tem em mãos a possibilidade de continuar no clube, embora a nota não divulgue em que funções. Até final da presente temporada, Zidane orientará o Real Madrid em 11 desafios, todos para o campeonato espanhol. O primeiro está agendado para o próximo sábado, a partir das 16h30.

Final feliz para o Real no Zorrilla

No Nuevo José Zorrilla, o Real Madrid entrou mal no desafio, permitindo desde logo que o Real Valladolid beneficiasse de uma grande penalidade ao minuto 12, no entanto desperdiçada por Rúben Alcaraz. Na primeira meia hora, o Valladolid ainda colocaria a bola nas redes à guarda de Thibaut Courtois em mais duas ocasiões, mas ambos os lances seriam invalidados. Desta feita, a reação “merengue” aconteceu e Varane reestabeleceu a igualdade cinco minutos depois do golo apontado pelo Valladolid. Já na segunda etapa, Benzema “bisou” na partida antes de estar cumprida uma hora de jogo e colocou o placard em 3-1, resultado que seria encerrado por Luka Modric ao minuto 85, já depois da expulsão de Casemiro por acumulação de amarelos.

Barça e Atlético vencem antes dos milhões

Nem o facto de o Rayo Vallecano ter marcado primeiro – golo apontado pelo “suspeito do costume” Raúl de Tomás – abalou a confiança do público presente nas bancadas de Camp Nou perante uma exibição sólida do Barcelona, dominador durante praticamente toda a partida e com o português Nélson Semedo entre os titulares. Ainda antes do intervalo, Leo Messi “ofereceu” o empate a Gerard Piqué e, no início da etapa complementar, o astro argentino encarregar-se-ia de dar vantagem à equipa “Culé” na cobrança de uma grande penalidade. Luís Suárez, agora a atravessar uma fase de maior confiança, apontou o 3-1 final a oito minutos do fim. Na antecâmara do encontro com o Lyon na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, a formação catalã manteve a liderança com uma vantagem de sete pontos em relação ao Atlético de Madrid. Os “Colchoneros” entraram em campo com algumas alterações a pensar no encontro desta semana com a Juventus, em Turim, e viriam a ser felizes graças a um elemento que até começou o desafio no banco de suplentes. Saúl Ñiguez entrou na segunda parte, permitiu a defesa a Lunin, mas não desperdiçou na recarga e selou o triunfo diante do Leganés por uma bola a zero.

Getafe de Champions 

O Getafe de José Bordalás está a rubricar uma campanha notável na La Liga 2018/19, ao ponto de ocupar o quarto lugar da tabela, posto que dá acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada. Invicto há seis jogos, o conjunto dos arredores de Madrid somou a terceira vitória consecutiva na receção ao “lanterna vermelha” Huesca (2-1) com o português Gabriel Antunes entre os titulares. A vitória permitiu conquistar dois pontos ao Alavés, um dos rivais diretos que não foi além de um empate frente ao Eibar (1-1). Sevilha (a cinco pontos), Valência e Bétis (a seis) continuam na perseguição aos lugares “milionários” e também venceram os seus desafios na presente jornada, ao derrotarem Real Sociedad (5-2), Girona (2-3) e Celta de Vigo 80-1), respetivamente.

Celta perde e Villarreal aproveita

Naquele que foi o primeiro encontro às ordens de Fran Escribá, sucessor de Miguel Cardoso no comando técnico e terceiro treinador da equipa na atual temporada, o Celta de Vigo perdeu no Balaídos com o Real Bétis por uma bola a zero, caindo na zona de despromoção. O principal beneficiado de mais um desaire da equipa galega foi o Villarreal, conjunto que apenas três dias de surpreender tudo e todos ao vencer o Zenit na distante São Petersburgo por três bolas a uma, foi ao Ciutat de Valencia superiorizar-se ao Levante no “derby” da comunidade com dois golos marcados já em período de compensação: o primeiro resultou de uma infelicidade de Róber Pier, defesa do Levante, e o segundo por intermédio do nigeriano Samuel Chukwueze.

Restantes resultados:

Athletic 1-1 Espanyol

Boas apostas!