Juventus Managua – Ocotal (Torneio de Encerramento)
Em jogo relativo à 17.ª jornada do Torneio de Encerramento da Liga Primera, um dos poucos campeonatos que se mantém ativo no panorama do futebol mundial, na Nicarágua, as equipas da Juventus Managua e do Deportivo Ocotal têm confronto marcado para o início da madrugada da próxima quarta para quinta-feira, em Portugal. Enquanto o conjunto liderado por Jaime Ruíz tenta ainda qualificar-se para os play-offs de apuramento para as séries finais, a formação de Mario Alfaro precisa urgentemente de vencer, para poder manter viva a esperança da salvação.
A Juventus Managua tem sido uma das equipas mais regulares deste Torneio de Encerramento, à imagem do que já tinha conseguido aquando da sua participação no Apertura 2019. Sem argumentos para sonhar com a conquista do título, mas com qualidade suficiente para escapar à luta da permanência, a equipa tecnicamente liderada por Jaime Ruíz chega a esta jornada no 6.º lugar da classificação geral, com 20 pontos. Em 16 jogos, a Juventus nicareguense somou cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas, num quadro estatístico onde se incluem ainda um total de 23 golos marcados e 21 encaixados.
A vantagem de dois pontos em relação ao Chinandega, na primeira posição de apuramento para os play-offs, obriga a Juventus Managua a abordar as duas últimas jornadas da fase regular do Clausura com os níveis de alerta no máximo. Isto depois de a equipa de Masaya ter conseguido evitar a derrota nas últimas três jornadas, onde venceu mesmo em duas ocasiões. A confirmar o excelente desempenho em casa, a Juventus voltou a ganhar, no passado domingo, diante do Real Madriz. O resultado atribuído na secretaria foi de 3-0, depois de o adversário ter abandonado o jogo em virtude de uma polémica decisão de arbitragem, na sequência do 2-0 apontado pela Juventus.
Onze provável: Lorente, Hernández, Moreno, Somarriba, España, García, Gurdado, Pavón, Rafa, Mercado, Vallecillo
O Deportivo Ocotal é uma equipa que chega a esta reta final do Torneio de Encerramento do campeonato nicaraguense com a corda no pescoço. Isto porque, devido à contabilização feita pela Federação para determinar as descidas de divisão, a equipa que passou recentemente a ser dirigida por Mario Alfaro aparece na 10.ª e última posição da classificação geral, relativa à prestação no Apertura e no Clausura, com 31 pontos, menos dois que o Real Madriz e menos quatro que o Las Sabanas. Nesta edição do Clausura em específico, o Ocotal também é o último classificado, com apenas 10 pontos em 16 jogos (duas vitórias, quatro empates e 10 derrotas), onde marcou 10 golos e sofreu 23.
No último domingo, o Deportivo Ocotal somou o sétimo jogo consecutivo sem vencer, ao sair derrotado da receção ao Walter Ferretti, por 0-1. Foi a segunda derrota seguida da equipa de Alfaro, que antes tinha perdido na visita ao terreno do Managua FC (1-2). O último jogo em que o Ocotal conseguiu somar pelo menos um ponto foi há três jornadas, em casa, diante do Deportivo Las Sabanas (1-1), enquanto que a última vitória remonta há cerca de um mês atrás, aquando da receção feita ao Chinandega (1-0).
Onze provável: López, Aguirre, Gutiérrez, Ellis, Obando, Figueroa, Amaya, Meraz, Caceres, Batalla, Velasquez
Este deverá ser um jogo impróprio para cardíacos, relativamente aos adeptos de ambas as equipas, já que só a vitória interessará a ambas, à Juventus Managua para poder confirmar o apuramento para os play-offs e ao Deportivo Ocotal para ainda poder sonhar com a manutenção. Em caso de derrota – ou até empate – o Ocotal poderá ser já automaticamente despromovido ao segundo escalão, caso o Real Madriz vença o Chinandega nesta 17.ª ronda do Clausura. Como tal, a partida deverá ter um foco ofensivo claro de parte a parte, levando a que a Juventus consiga criar várias ocasiões de golo, tal como é capaz de fazer quando atua em casa, mas também a que o Ocotal possa marcar e contribuir para um jogo incerto até certa altura. Será, portanto, uma boa opção o mercado de mais de 2,5 golos, cotado a 1.60 na Bet.pt.