A hexacampeã italiana Juventus venceu em três redutos diferentes na jornada 12 da Série A 2017/18. A equipa de Turim teve que sofrer muito mais do que aquilo que se previa para levar de vencido o “lanterna vermelha” Benevento, resultado que permitiu aproveitar os deslizes do (ainda) líder Nápoles e do Inter de Milão.

Foto: "EPA"

Foto: “EPA”

A Juventus entrou em campo ao início da tarde de domingo para defrontar o Benevento, “lanterna vermelha” da Série A 2017/18 sem nenhum ponto conquistado até à data. Com algumas alterações no onze inicial – sobretudo no setor mais recuado -, a “vecchia signora” não se livrou de um grande susto e até entrou e perder, golo de Amato Ciciretti na conversão de um livre direto aos 19 minutos da primeira parte – foi apenas o quinto golo do Benevento na competição. Massimiliano Allegri manteve a confiança no onze que iniciou o jogo, não promoveu alterações ao intervalo e Gonzalo Higuaín, aos 57 minutos, deu o mote para uma recuperação que haveria de ser concluída com um golo de Juan Cuadrado volvidos oito minutos. O placard terminou com um resultado favorável e, ainda que sem grande brilho, a Juve cumpriu a sua “obrigação” frente ao último colocado do campeonato italiano.

Minutos antes do embate entre Juve e Benevento, Inter e Torino fizeram as honras ao inaugurarem um domingo cheio de futebol em Itália. Quem assistiu à partida disputada no Giuseppe Meazza não deu o seu tempo por perdido: várias oportunidades de parte a parte e incerteza no resultado até final. Iago Falqué abriu o ativo à passagem da hora de jogo a favor dos donos da casa, golo que fez com que o Inter aumentasse o cerco à baliza defendia por Salvatore Sirigu. A dez minutos do apito final, Éder Martins, jogador que tinha entrado ao minuto 70, apontou o golo da igualdade para a equipa treinada por Luciano Spalletti. Falhado o assalto à liderança (ainda que provisória) que a conquista dos três pontos permitia, o Inter deixou o segundo lugar à mercê da Juve e acabou mesmo por cair um lugar na tabela, sendo que ainda poderá descer para quarto, uma vez que o encontro da Lazio (está a dois pontos) com a Udinese foi adiado devido ao temporal no Olímpico de Roma.

Derrotado pelo Manchester City a meio da semana, o Nápoles marcou passo na deslocação a Verona para enfrentar o Chievo e não conseguiu melhor que um empate sem golos. O segundo melhor ataque da Série A 2017/18 não foi capaz de quebrar a organização defensiva do Chievo, equipa que sobretudo na segunda parte não deu espaço aos criativos do Nápoles para chegarem ao golo. Os napolitanos perderam pontos pela segunda vez na atual edição da Série A mas mantiveram a liderança com dois pontos de avanço em relação à Juventus.

Para além da Juve, a Roma também teve motivos para regozijo nesta jornada, uma vez que venceu na exigente deslocação a Florença para defrontar a Fiorentina por quatro a dois, aproximando-se dos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada. Para os da casa marcaram Jordan Veretout e Gio Simeone, enquanto os golos da equipa romana foram marcados por Gerson Silva (2), Kostas Manolas e Diego Perotti, dando sequência ao bom momento que a equipa de Eusebio Di Francesco atravessa.

No estádio Mapei, o encontro que encerrou a jornada resultou numa vitória do AC Milan por duas bolas a zero diante do Sassuolo, golos de Romagnoli e Suso. A equipa “rossonera”, sem André Silva, regressou às vitórias e alcançou um resultado que poderá ter sido um “balão de oxigénio” para Vincenzo Montella.

Boas Apostas!