José Mourinho, 55 anos, e o mais reputado treinador português já não é o treinador do Manchester United. Depois de vários problemas que se arrastavam e acumulavam, desde o início da temporada, esperava-se semana a semana por esta notícia. De facto o ambiente começava a ser cada vez mais difícil e a ruptura deu-se após os red devils terem perdido (3-1) o super clássico do futebol inglês, diante do eterno rival Liverpool. Já na semana anterior, e em jogo a contar para a Liga dos Campeões, a equipa de José Mourinho tinha sofrido mais um desaire, dessa vez em Mestalla, e com exibições onde a concentração não pareceu estar ao nível das exigências.
José Mourinho uma carreira de sucesso
Em 1989/1990 José Mourinho iniciava a sua carreira de treinador na formação do Vitória de Setúbal. Na época seguinte passou a treinador adjunto no Estrela da Amadora, e na época seguinte na Ovarense. No entanto, na época de 1993/1994, começava realmente a história de José Mourinho quando foi adjunto de Sir Bobby Robson, no primeiro ano no Sporting e depois no FC Porto. Em 1996/97 chega até ao FC Barcelona, na altura para ser adjunto de Louis Van Gaal (170 jogos) e também de Boby Robson (60 jogos).
A aprendizagem tinha sido muita, com verdadeiros mestres, e decidiu arriscar como treinador principal e logo no Benfica, corria a época 2000/2001. O impacto foi imediato, e uma boa série de resultados mostrou, pela primeira vez a sua personalidade vincada. José Mourinho queria esclarecer o seu futuro e não queria ser um treinador a prazo. O Benfica não optou por continuar com ele, e ainda no mesmo ano ruma a Leiria, onde viria a dar uma das melhores classificações de sempre à equipa. Com esse excelente desempenho valeu-lhe o cargo de treinador do FC Porto, na época 2001/2002, onde viria a começar a sua grande conquista de títulos.
Ao serviço do FC Porto, como treinador principal, conquistou o bicampeonato 2002/2003 e 2003/2004. Na época 2002/2003 venceu ainda a Taça de Portugal e na época 2003/2004 chegou ao estrelato, vencendo a Liga dos Campeões. Este super desempenho levou-o até ao Chelsea, que na altura fazia um grande investimento por Abramovic, por forma a tornar-se um dos maiores clubes de Inglaterra, também em títulos. Foi na época de 2004/2005 que ingressou no Chelsea, o clube que lhe deu a alcunha de “Special One”. E não seria para menos, chegou e fez do Chelsea a novo campeão da Premier League, e por duas épocas consecutivas. Ainda nesta primeira passagem pelos blues venceu duas Taças da Liga e uma Taça de Inglaterra, e foi pela 2ª vez considerado o treinador do ano, depois da primeira vez ter sido ao serviço do FC Porto.
A sua ambição levou-o a procurar outros campeonatos e o Italiano foi o escolhido. Ingressou no Inter de Milão onde viria a vencer “tudo”, ou seja 2 campeonatos, 1 Taça de Itália, e a cereja no topo do bolo, mais uma Liga dos Campeões, e novo título de treinador do ano. De Itália passou a Espanha e ao Real Madrid onde somou ao seu já vasto currículo, 1 campeonato, 1 Taça de Espanha e 1 Super Taça, na época de 2011/2012. Regressou novamente ao Chelsea e ainda foi novamente a tempo de conquistar mais um campeonato e uma Taça da Liga. Até que na época de 2016/2017 ingressa no Manchester United onde venceu mais três troféus, sendo o mais importante a Liga Europa. Conquistou ainda uma Taça da Liga e uma Supertaça.
Liverpool vs Manchester United – o último jogo de José Mourinho nos red devils
Este é provavelmente o maior clássico da Liga Inglesa, entre os dois maiores clubes de Inglaterra, falando de massa adepta, e também de prestígio, dois clubes com uma tremenda história em Inglaterra. E talvez tudo isto tenha pesado para de facto ter sido o último jogo de José Mourinho, no comando técnico dos red devils. A derrota por (3-1) mostrou novamente um Manchester United sofrível, muito defensivo, e praticamente sem ideias durante grande parte do encontro. Foi a gota de água, mas não se pode dissociar toda a tensão que existia já desde o começo da temporada.
Chega ao fim, pelo menos para já, a carreira de José Mourinho por terras de sua Majestade, ficando para próximos episódios perceber o que irá acontecer. Haverá uma pausa na carreira do treinador Português? Continuará a provar o seu valor em Inglaterra, ou rumará a uma das grandes ligas que ainda não experimentou, a Bundesliga? O mundo desportivo ficará atento, a par e passo para perceber o próximo desafio do melhor e mais prestigiado treinador português de todos os tempos.
Boas Apostas!