A 20ª jornada da Bundesliga trouxe grandes surpresas e quem ganhou com isso foi o Bayern de Munique, que foi o único dos primeiros 7 classificados a conseguir triunfar no fim-de-semana e, consequentemente, a isolar-se no topo da tabela. O Leipzig, Frankfurt, Borussia Dortmund, Hoffenheim e Hertha Berlim escorregaram todos.

Bávaros vencem ao cair do pano

Vidal e Robben dão vitória a Bayern de Munique ao cair do pano.

Vidal e Robben dão vitória a Bayern de Munique ao cair do pano.

Que o Bayern de Munique não é o mesmo conjunto dominante que o ano passado está visto, mas ainda assim detém qualidade suficiente para ser favorito em todos os jogos das competições nacionais. Contudo, este sábado, em casa do Ingolstadt, teve bastante dificuldade em conseguir o 0-2, ainda que a equipa da casa não tenha feito um único remate à baliza. A primeira grande situação de perigo surgiu aos 19 minutos, com Alonso a fazer um passe soberbo atrás do meio-campo para a desmarcação de Lewandowski, que chegou primeiro que o guarda-redes Hansen e ainda picou a bola por cima do dinamarquês, mas um defesa do Ingolstadt cortou a bola antes desta atravessar a linha de golo. No arranque do segundo tempo o Ingolstadt voltou a tirar outra bola quase dentro da baliza, mas desta vez foi Muller quem rematou.

Não foi um jogo muito emocionante, onde só deu Bayern de Munique e estes falhavam na parte da finalização. Ficou ainda um pénalti por assinalar sobre Lewandowski aos 68 minutos. Aos 82 minutos o avançado polaco esteve muito perto de marcar um verdadeiro golaço, com um poderoso remate fora de área a bater na trave. O primeiro golo da partida apareceu apenas aos 89 minutos, com Vidal a encostar depois de uma boa assistência de Thomas Muller. O segundo golo não demorou mais de 1 minuto a aparecer, com Robben a fechar as contas depois de uma boa tabela com Douglas Costa.

Prestação medíocre de Dortmund termina em derrota

Contratação de inverno, Terrence Boyd, faz o primeiro golo ao serviço do Dortmund.

Contratação de inverno, Terrence Boyd, faz o primeiro golo ao serviço do Dortmund.

O Borussia Dortmund tem estado muito aquém das expectativas esta temporada e os seus desempenhos, principalmente fora de portas, têm sido decepcionantes e prova disso foi este desaire em casa do último classificado Darmstadt. As primeiras situações de golo foram feitas pelo Darmstadt, uma de bola-parada e outra em contra-ataque, aos 4 e 6 minutos respectivamente. Sem conseguir responder, o Dortmund sofreu o primeiro golo aos 20 minutos de jogo, com a nova contratação Terrence Boyd a apontar o primeiro golo ao serviço da equipa. O Dortmund só respondeu aos 23 minutos, com Reus a falhar na cara de Michael Esser, e depois aos 30′ de livre-directo com Reus a atirar à trave. O golo do empate aconteceu mesmo antes do intervalo, com Emre Mor a assitir Raphael Gurreiro, que não desperdiçou dentro de área ao atirar forte com um remate de primeira.

Com a chegada do segundo tempo o Darmstadt continuou atrevido e, aos 60 minutos, esteve bem perto do 2-1 com um erro individual do Dortmund. Ora se não foi aos 60 minutos, foi mesmo aos 66 que a equipa da casa chegaria à vantagem do marcador, com Antonio Colak, em campo à menos de 10 minutos, a responder de boa forma a uma assistência de Sidney Sam. Thomas Tuchel, que já tinha lançado Kagawa e Dembélé, lançou ainda Schurrle para ver se conseguia diminuir o estrago, já que poupou alguns jogadores com o encontro da Liga dos Campeões em vista, mas não teve sucesso e acabou mesmo por perder a partida.

Outras curtas da jornada:

  • Leipzig é surpreendido em casa, saindo derrotado por 0-3 na recepção ao Hamburgo, que conseguiu assim sair da zona de relegação.
  • Bayer Leverkusen vence na recepção ao Frankfurt, por 3-0.
  • Hoffenheim concede a segunda derrota da temporada, em casa do Wolfsburg por 2-1.
  • Schalke venceu na recepção ao Hertha Berlim, por 2-0.
  • Freiburg confirma bom momento caseiro com nova vitória sobre o FC Koln, por 2-1.

Boas Apostas!