Werder Bremen – Borussia Monchengladbach (Bundesliga)
Na sequência de um triunfo em Friburgo que constituiu um autêntico “balão de oxigénio”, o Werder Bremen prepara-se para receber o Borussia Monchengladbach, emblema que ao perder na receção ao Bayer Leverkusen abandonou o “top 3” da pauta classificativa.
Análise Werder Bremen
O Werder Bremen respira! Em tarde marcada por uma exigente deslocação ao reduto do Friburgo, o Bremen resgatou uma importante vitória por uma bola a zero que permitiu aproximar-se dos adversários diretos na luta pela promoção. Menos de uma semana após a copiosa derrota às mãos do Bayer Leverkusen (1-4) que até poderia ter assumido outras proporções atendendo ao domínio total exercido pelos “farmacêuticos” ao longo do desafio, o Bremen teve que sofrer bastante para resgatar três pontos em Friburgo. Os donos da casa dominaram durante praticamente toda a partida e a ponta final foi de “loucos”: o Friburgo encontrou finalmente os caminhos para as redes do Bremen, mas o lance acabou por ser invalidade após consulta do VAR. Já em tempo de compensação, o Friburgo ainda dispôs de uma ocasião soberana para marcar, mas Jirí Pavlenka defendeu e permitiu que a sua equipa regressasse às vitórias sete jornadas depois.
A vitória na visita a Friburgo não camufla as fragilidades que esta equipa do Werder Bremen apresenta, sobretudo do ponto de vista defensivo. Há dez jogos oficiais que o Bremen, formação que apresenta a segunda defesa mais batida da Bundesliga (59 golos sofridos) não conseguia manter a sua baliza inviolável. No entanto, o triunfo terá surtido um efeito tremendamente positivo do ponto de vista psicológico, sobretudo depois do descrédito atribuído a esta equipa na sequência da goleada sofrida às mãos do Bayer. Para a receção ao Gladbach, encontro em que o Bremen tentará evitar a oitava derrota consecutiva a jogar em casa para a Bundesliga, o técnico Florian Kohfeldt não vai poder contar com os lesionados Pizarro, Toprak e Fulkrug nem com Bargfrede, expulso na ponta final do encontro em Friburgo. De assinalar o regresso do Klaasen à ação, médio holandês que desempenha um papel muito importante no jogo da sua equipa.
Onze provável: Pavlenka, Selassie, Moisander, Veljkovic, Augustinsson, Vogt, Klaassen, Rashica, Eggestein, Bittencourt, Sargent
Análise Borussia Monchengladbach
A derrota às mãos do Bayer Leverkusen (1-3), rival direto na luta pelo “top 4”, deixou o Borussia Monchengladbach fora dos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada. A formação que equipa de preto e branco chega a Bremen na quinta posição da tabela com 52 pontos, a um do Bayer Leverkusen (4º) e a dois do RB Leipzig (3º), sendo que voltar a vacilar não é opção. Neste regresso ao ativo após interrupção, o Gladbach venceu o Eintracht Frankfurt por três bolas a uma e, no último fim-de-semana, averbou um desaire caseiro pelo mesmo “placard” às mãos do Bayer, encontro em que não faltaram ocasiões para marcar de parte a parte, pelo que o Gladbach bem se pode queixar da menor eficácia dos seus dianteiros.
A luta em que este Gladbach está envolvida espelha as suas qualidades. O Gladbach é um dos conjuntos mais interessantes no atual contexto do futebol alemão, uma equipa que joga bem em posse, privilegia uma pressão média/alta e é muito rápida nas saídas para o ataque, potenciadas pela qualidade dos elementos que a compõem. Apesar da derrota na receção ao Bayer, é justo considerar que a exibição do Gladbach não foi tão má quanto o resultado possa indicar.
Nesta visita a Bremen, o Gladbach apresentar-se-á igual a si mesmos, disposto a chegar-se à frente desde os primeiros instantes da partida, dado que só a vitória interessa. O quarto melhor ataque da Bundesliga faz golos há nove encontros consecutivos e quer dar continuidade a esta sequência na visita a uma das defesas mais vulneráveis da competição.
Zakaria e Johnson são baixas confirmadas por lesão. Embolo e Strobl estão em duvida.
Onze provável: Sommer, Lainer, Elvedi, Ginter, Bensebaini, Neuhaus, Herrmann, Kramer, Stindl, Thuram, Pléa
Dica de Prognóstico
O Borussia Monchengladbach, candidato ao acesso à Liga dos Campeões, chega a Bremen com estatuto de favorito à conquista dos três pontos. O histórico de confrontos abona a favor do Gladbach que venceu três dos últimos cinco compromissos frente ao Werder Bremen (os dois outros terminaram empatados). Atendendo à fragilidades que se conhecem a esta equipa do Bremen e às qualidades que o Gladbach tem evidenciado do ponto de vista ofensivo, estamos em crer que a equipa visitante consiga chegar ao golo em mais que uma ocasião.