Ferretti – Jalapa (Primera Nacional)
A discussão por um lugar nas meias finais do “play-off” do Clausura nicaraguense segue madrugada dentro com a realização do embate entre Ferretti e Jalapa, quarto e quinto colocados da fase regular, respetivamente. Os donos da casa são favoritos a avançar, mas certo é que não conseguiram vencer nenhum dos dois embates já disputados com o Jalapa neste ano civil de 2020.
Vencedor da fase regular da Apertura, torneio em cairia nas meias-finais às mãos do Managua, o Ferretti não conseguiu repetir a proeza neste Clausura e terminou a primeira etapa no quarto posto, com 30 pontos, não deixando no entanto de ser um dos conjuntos mais interessantes da Primera Nacional nicaraguense. Apesar de ter encerrado a fase regular com uma derrota ante o Managua (1-0), vencedor da etapa, o percurso do Ferretti fez-se em crescendo, tanto que foi a segunda equipa que mais pontos conquistou nas últimas cinco jornadas. Cinco pontos atrás de Estelí e Diriangen e sete à frente do Jalapa, o Ferretti tem capacidade suficiente para se bater bem com qualquer um dos três emblemas que terminaram acima de si, estando bem mais perto da qualidade de qualquer um deles que do Jalapa, emblema que terminou imediatamente abaixo e adversário que se segue.
Terceira melhor equipa da fase regular a atuar em casa com 19 pontos conquistados em 27 possíveis, o Ferretti somou por vitórias os últimos quatro desafios que disputou no seu terreno e fê-lo em grande estilo, sem golos sofridos e com duas goleadas: Chinandega (7-0), Estelí (1-0), Real Madrid (4-0) e Sabanas (2-0). Na condição de visitado, só o Managua fez mais golos (24 contra 23) que o Ferretti. O melhor marcador da fase regular do Clausura, o mexicano Villalpondo, apontou dez tentos.
Onze provável: Méndez, Fuentes, Cutiño, Quinto, Peralta, Serapio, Christiano, Pablo Gállego, Báez Cano, De Trinidad, Félix
O Jalapa encara este “play-off” na sequência de semanas adversas, ao ponto de ter sido a equipa que menos pontos conquistou nas últimas cinco jornadas. Neste período, o Jalapa não foi capaz de vencer – dois empates e três derrotas. Chinandega (1-0), Sabanas (0-0), Diriangen (0-0), Managua (6-1) e Estelí (1-2) foram as equipas que levaram a melhor diante do Jalapa, conjunto que somou seis pontos em nove desafios disputados fora de portas neste Clausura.
Apesar da goleada sofrida às mãos do Managua, o Jalapa (17 golos marcados e 21 sofridos) não é das equipas mais permissivas do ponto de vista defensivo nesta Primera Nacional, tanto que falamos de uma equipa aparentemente mais forte nesse cômputo que do ponto de vista ofensivo. Para esta visita à casa do Ferretti, atendendo à qualidade do adversário e à estratégia que deverá adotar, perspetiva-se que o Jalapa baixe o bloco e jogue com as linhas próximas para suster o maior ascendente do Ferretti, conjunto muito bem trabalho do ponto de vista ofensivo. Em suma, o Jalapa deverá ser ainda mais cauteloso que o habitual.
Onze provável: Bautista, Medina, Siles, García, Colindres, Ramos, Cruz, Briones, Cruz, Duarte, Pabón
Os bons desempenhos do Ferretti ao longo das últimas semanas, bem como a intenção de assumir o encontro desde o primeiro instante, levam-nos a crer que os donos da casa conseguirão quebrar a organização defensiva do Jalapa mais tarde ou mais cedo, conjunto que não deixou a melhor impressão nas últimas semanas de competição.