Vitória FC – Belenenses (Liga NOS)
Num dos jogos que colocará um ponto final na edição de 2019/20 da Liga NOS, as equipas do Vitória Futebol Clube, de Setúbal, e do Belenenses têm encontro marcado para o final da tarde do próximo domingo, à porta fechada, no Estádio do Bonfim, em Setúbal. A equipa orientada por Lito Vidigal, que foi contratado precisamente para salvar o Vitória da descida, estará obrigada a somar os três pontos para poder carimbar a permanência, sem depender de terceiros. Pela frente, os sadinos terão a concorrência de uma equipa que, orientada por Petit, conseguiu chegar à última jornada já com o objetivo da manutenção assegurado e, assim, a cumprir apenas calendário.
Análise Vitória FC
Aflita na luta pela manutenção, a equipa do Vitória FC entra em campo, nesta última jornada, com registo de 31 pontos e a ocupar o 16.º e primeiro lugar fora da zona de despromoção na tabela classificativa. Ainda assim, os setubalenses têm apenas um ponto de vantagem sobre o Portimonense, pelo que estarão obrigados a ganhar o seu jogo para poder festejar a permanência. Em 33 jornadas, o registo global da formação sadina é de seis vitórias, 13 empates e 14 derrotas, com 25 golos marcados e 43 sofridos.
Na última jornada, o Vitória empatou a zeros na deslocação ao terreno do Sporting, num jogo onde pouco fez por sair com os três pontos, mas acabou por ver a sua estratégia e organização defensiva acabarem por valer a conquista de um ponto importantíssimo na caminhada pelo seu objetivo. Ficou, assim, interrompido um ciclo de seis derrotas consecutivas, naquele que foi o primeiro ponto somado por Vidigal desde que regressou ao Bonfim. No entanto, o Vitória terá, nesta última ronda, outro desafio pela frente: quebrar uma série de 15 jogos consecutivos sem ganhar.
Onze provável: Paes – Meira, Jubal, Pirri, Sílvio – Semedo, Bessa, Valente – Carlinhos, Hachadi, Zequinha
Análise Belenenses
A formação do Belenenses também passou a maior parte do tempo nesta edição do campeonato português na luta pela sobrevivência, algo que já tem assegurado à entrada para a última jornada. No 14.º lugar da tabela classificativa, a equipa tecnicamente orientada por Petit soma um total de 35 pontos, mais cinco que o penúltimo classificado Portimonense e mais dois que o Tondela. Em 33 jornadas, o registo global da prestação dos “azúis” é de nove vitórias, oito empates, 16 derrotas, 27 golos marcados e 52 golos sofridos.
A festa da permanência sucedeu na sequência do regresso às vitórias do Belenenses, na última jornada, diante do Gil Vicente, em casa emprestada, por 1-0. Apesar de ter sido um jogo onde até foram os gilistas a testar mais a atenção do guarda-redes adversário, foi Marco Matias a vestir o papel de herói, ao apontar o golo do triunfo já na reta final do desafio. O Belenenses conseguiu, assim, voltar a ganhar um encontro oito jogos depois, sendo que, na ronda anterior, a turma de Petit também havia conseguido um resultado positivo, ao somar um ponto, no empate (1-1) forasteiro diante do Braga.
Onze provável: Moreira – Henriques, Coelho, Ferreira – Esgaio, André Santos, Show, Lima – Licá, Cassierra, Varela
Dica de Prognóstico
Apesar da valia individual e coletiva de ambas as equipas acabar por equivaler-se, de uma forma geral, acredito que este seja um jogo onde o Vitória Futebol Clube acabe por dispor de mais oportunidades de golo e de maior organização desde trás. A equipa de Vidigal estará obrigada a ganhar e conseguiu chegar a esta última ronda a depender só de si depois de um encorajador empate em Alvalade, pelo que deverá apresentar-se em campo com níveis de intensidade, garra e atitude superiores aos do Belenenses, em virtude de ter a sua situação já resolvida. Assim sendo, espera-se uma partida onde o Vitória consiga ser mais eficaz na finalização e, em simultâneo, defender bem a sua baliza das investidas contrárias. Será, portanto, uma boa opção o investimento, no mercado de 1X2, na aposta de Vitória Futebol Clube a vencer, com cotação de 1.66 na Betclic.