Venezuela – Chile (Mundial 2026)
Nesta próxima terça-feira ao início da noite, as seleções nacionais da Venezuela e do Chile vão protagonizar duelo relativo à 4.ª jornada da fase de apuramento da CONMEBOL para o Mundial 2026, em Maturín, no relvado do Estadio Monumental de Maturín. A equipa orientada pelo treinador Fernando Batista tem superado as expectativas no seu arranque de campanha, vinda de um ponto dourado conquistado na visita ao Brasil, na última semana de trabalhos. Pela frente, a “vinotinto” terá a concorrência do grupo liderado por Eduardo Berizzo, que aposta no regresso a um patamar de qualidade competitiva que lhe permita discutir a presença na fase final do próximo Campeonato do Mundo de forma ativa e credível com os principais candidatos sul-americanos.
Análise Venezuela
A seleção nacional da Venezuela tem ficado acima das expectativas ao cabo de três jornadas realizadas na fase de qualificação, chegando a esta jornada a ocupar o 6.º lugar do quadro classificativo, com os mesmos quatro pontos do Chile e do Uruguai, um acima do Equador e a um de distância da Colômbia. Em três jornadas, o registo total da equipa a cargo do treinador Fernando Batista é de uma vitória, um empate e uma derrota, com dois golos marcados e dois golos sofridos.
Com apenas uma derrota na última dezena de partidas realizadas, a Seleção Venezuelana parece atravessar um excelente momento de forma e estar apostada em crescer de forma sustentada em termos coletivos, ainda que a qualidade individual do grupo às ordens do selecionador Batista seja consideravelmente inferior à da maior parte dos adversários desta etapa. Na última ronda, a Venezuela conseguiu somar um ponto e salvar-se da derrota no terreno do Brasil (1-1), um dos “tubarões” deste apuramento, depois do triunfo com o Paraguai (1-0), em resposta à derrota inaugural na Colômbia (0-1).
Onze provável: Romo; Gonzalez, Osorio, Angel, Makoun; Machis, Herrera, Rincon, Sosa; Cordova, Rondon
Análise Chile
A seleção nacional do Chile espera poder voltar a discutir com realismo o apuramento para a fase final de uma grande prova internacional, estando nesta altura a ocupar o 5.º posto do quadro classificativo, com os mesmos quatro pontos do Uruguai e da Venezuela, um acima do Equador e a um da Colômbia. Em três partidas, o registo total da equipa orientada por Eduardo Berizzo é de uma vitória, um empate e três derrotas, com três golos marcados e três golos sofridos.
Tendo perdido apenas um dos últimos oito jogos realizados, precisamente na jornada de abertura da sua campanha de apuramento para o Mundial 2026 (por 1-3 na visita ao terreno do Uruguai, há um mês e uma semana, sensivelmente), o Chile atravessa bom momento de forma recente, com dois jogos consecutivos sem perder. Depois da derrota na estreia, a equipa de Berizzo empatou, a 0-0, na receção da 2.ª jornada à Colômbia, tendo sido capaz de somar o primeiro triunfo na última sexta-feira, ao bater o Peru, em casa, por 2-0, reforçando a confiança para as próximas jornadas.
Onze provável: Cortes; Catalan, Medel, Maripan, Suazo; Mendez, Pulgar; Echeverria, Valdes, Brereton; Sanchez
Dica de Prognóstico
Bom jogo em perspetiva, entre duas seleções que chegam a esta jornada empatadas no número de pontos e que, em caso de vitória, reforçam de forma clara e evidente a boa entrada nesta fase de qualificação. De moral reforçado pelo empate conseguido fora com o Brasil, a Venezuela promete assumir uma postura ofensiva em casa, perante um Chile com alguns problemas defensivos, mas que deverá ter espaço para explorar e também incomodar a defesa venezuelana. Assim, prevê-se um jogo bem disputado e relativamente aberto, pelo que será interessante a aposta no mercado de Mais de 1,5 golos no Jogo, cotado a 1.42 na Betano.
Casas de Apostas com os melhores Bónus