Uruguai – Peru (Copa América)
O Uruguai e o Peru colocam-se frente a frente este sábado à tarde na Arena Fonte Nova, num desafio a contar para os quartos de final da Copa América 2019. Os uruguaios conseguiram o acesso a esta eliminatória como líderes de grupo, e encontram-se aqui motivados depois de uma boa exibição ao longo da fase de grupos. Já o Peru chegou aqui na condição de 3º melhor classificado, e não se encontra com os melhores níveis de confiança depois de sair goleado às mãos do Brasil, no último jogo da competição.
O Uruguai atingiu estes quartos de final depois de se qualificar como líder do Grupo C com 7 pontos, fruto de 2 vitórias e 1 empate, com parciais de 7 golos marcados e 2 golos sofridos. Os uruguaios realizaram uma óptima campanha ao longo da fase de grupos, começaram por vencer o Equador (4-0) no primeiro desafio, desiludiram depois ao empatar contra Japão (2-2), e no fim venceram o actual campeão em título Chile (0-1), com o golo solitário a ter sido apontado por Edinson Cavani. Esta é a selecção com mais sucesso na Copa América, prova que venceu por 15 vezes na sua história, tendo a última delas sido em 2011. A selecção uruguaia ainda não foi derrotada desde o início de 2019, contando com 6 jogos disputados desde o início do ano, dos quais venceu 5 e empatou o restante.
Esta é uma selecção com jogadores experientes e muito talentosos, possuindo uma excelente espinha-dorsal, começando com Muslera na baliza, Godín e Giménez no coração da defesa, Bentacur, Torreira e Lodeiro no centro do terreno, e Cavani e Suárez a liderar a linha ofensiva. Vecino é baixa confirmada, por lesão, enquanto que Laxalt está em dúvida com queixas musculares e, caso falhe o jogo, será Martín Cáceres a ocupar o seu lugar, com Giovanni González a passar para defesa direito. Ao qualificar-se para os quartos de final como líder de grupo, o Uruguai evitou apanhar a Colômbia e fica então como um forte candidato a avançar na prova.
Onze Provável: Muslera – González, Giménez, Godín e Cáceres – Torreira, Bentacur, Lodeiro e Nández – Cavani e Suárez.
O Peru, por sua vez, chegou aqui depois como 3º classificado no Grupo A com 4 pontos, fruto de 1 vitória, 1 empate e 1 derrota, com parciais de 3 golos marcados e 6 golos sofridos. Os peruanos não conseguiram melhor que o 3º lugar num agrupamento composto por selecções como Brasil, Venezuela e Bolívia, arrancando o seu percurso na prova com um empate diante da Venezuela (0-0), seguindo-se uma vitória contra a Bolívia (1-3) e, por fim, uma derrota diante do Brasil (0-5).
Os Incas foram destruídos às mãos do Brasil, não perderam por mais graças a Gabriel Jesus que ainda falhou uma grande penalidade, e as coisas não melhoraram ao darem por si frente a frente a um Uruguai em grande forma. O Peru enfrenta aqui uma selecção com individualidades bem superiores às suas, e isso faz com que a sua abordagem a este jogo não possa ser a mesma que, por exemplo, contra a Bolívia, com os peruanos a precisarem de estarem mais focados em defender bem as investidas do inimigo, e tentar aproveitar o contra-golpe como forma de criar oportunidades de perigo.
Onze Provável: Gallese – Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco – Yotún e Tapia – Polo, Farfán e Cueva – Guerrero.
O Uruguai tem sido uma selecção em boa forma nesta Copa América, tem conjugado bem a sua boa organização defensiva com a eficácia no processo ofensivo, e é uma selecção com grandes nomes do futebol europeu. Diante de Peru com menos qualidade individual e colectiva, e que conta já com vários golos sofridos, o Uruguai tem todas as armas para conseguir avançar na prova.