União da Madeira – Vitória de Guimarães (Liga NOS)
O União prepara-se para dispuar o segundo encontro na atual edição da Liga NOS. O “derby” entre União e Marítimo inaugurou o palco no principal escalão. Agora é o Vitória Sport Clube que se desloca à ilha para visitar o emblema insular recém-promovido.
O União da Madeira entrou com o pé direito na Liga NOS. No peculiar estádio da Ribeira Brava, os unionistas venceram o “derby” da Madeira frente ao Marítimo por 2-1. Contrariando o favoritismo forasteiro, conquistou uma importante vitória. O campeonato unionista terá que passar muito por fazer valer o factor casa – fará este jogo na Choupana. Aspecto importante para uma equipa cujo objetivo passa por assegurar a manutenção, meta que não se afigura fácil de alcançar. Na última jornada, também num “derby” regional frente ao Nacional, perdeu por 1-0 na Choupana embora tenha conseguido dar boa réplica. Agora sob as ordens de Norton de Matos, técnico que volta a orientar uma equipa primodivisionária, o União tem dado boa luta nestas primeiras jornadas. O jovem Filipe Chaby é o mais recente reforço do União, atleta que chega por empréstimo do Sporting mas ainda não estará disponível para este encontro. Segue-se o Vitória SC, que ainda não venceu na atual temporada.
Onze Provável: André Moreira – Paulinho, Diego Galo, Monteiro, Joãozinho – William Soares, Martins, Rúben – Amilton, Breitner, Élio.
A exigência vigente no D. Afonso Henriques colocam o treinador Armando Evangelista sobre brasas. O sucessor de Rui Vitória no comando técnico tem sido alvo de muitas críticas pela fervorosa massa adepta vimaranense, isto depois da eliminação precoce na terceira pré-eliminatória de aceso à Liga Europa. Há que vencer para afastar a pressão que afeta a equipa, que tarda em confirmar o potencial que se lhe reconhece.. E é essa a intenção vitoriana, que viaja para a ilha na tentativa de conseguir vencer pela primeira vez a título oficial na atual temporada. As debilidades que ficaram expostas aquando do jogo da segunda mão frente ao Altach são preocupantes. Agora, com mais tempo de trabalho, espera-se que o Vitória de Guimarães suba de produção, melhorando essencialmente do ponto de vista defensivo. A equipa precisa de vencer para ultrapassar uma barreira que, aparentemente, tem muito de psicológico.
Na ronda inaugural, pouco mais se podia pedir à equipa de Guimarães. A jogar no Dragão, acabou derrotada por 3-0, mas mostrou qualidade a espaços. O segundo golo, da autoria de Aboubakar, acabou por “matar” os minhotos, que estiveram na iminência de chegar ao empate. No Castelo, na receção ao Belenenses, registou-se um empate a uma bola. Embora tenha passado para a frente do marcador antes do minuto 20, foi já na reta final do encontro que a turma de Evangelista consentiu o empate.
Onze Provável: Douglas – Correia, João Afonso, Moreno, Josué, Luís Rocha – Bouba, Cafú, Tozé, Ricardo Valente – Tomané, Henrique.
Para encontrarmos o último duelo oficial entre União e Vitória SC, temos que recuar bastante no tempo. O último registo remonta à temporada 1994/95, última temporada em que ambas as equipas coincidiram no mesmo escalão. Nessa mesma época, embora estes dados percam a relevância dada a distância cronológica, registou-se uma vitória para cada lado.