Ucrânia – República Checa (UEFA Nations League)
As selecções da Ucrânia e da República Checa colocam-se frente a frente esta terça-feira no Metalist Stadium, num desafio a contar para a 3ª jornada do Grupo 1 da Liga das Nações B. Actualmente como líder isolada, a Ucrânia chega aqui num bom momento de forma e, em caso de vitória, pode arrecadar a qualificação à Liga A. Do outro lado chega uma República Checa que bateu a Eslováquia na última partida, e agora sonha em igualar os ucranianos em pontos.
A Ucrânia ocupa o 1º lugar com 6 pontos, fruto de 2 vitórias, com parciais de 3 golos marcados e 1 golo sofrido. A Ucrânia entrou bem na prova e venceu tanto a República Checa como a Eslováquia nos primeiros dois jogos do agrupamento, tendo também aquecido para este jogo com um empate a uma bola frente à Itália, na última quarta-feira. Os ucranianos chegam aqui motivados com os resultados que têm vindo a conquistar, e encontram-se invictos desde 10 de Novembro de 2017, contabilizando um total de 8 jogos disputados desde então, onde venceram 5 deles.
Grande parte dos elementos desta selecção representa o Shakhtar Donetsk e o Dinamo Kiev, mas os elementos com maior destaque são Yarmolenko, do West Ham, e Konoplyanka, do Schalke 04, duas peças muito importantes para o funcionamento da equipa. Uma vitória aqui seria de enorme importância para o conjunto comandado por Andriy Shevchenko, não só para continuar a dar confiança aos jogadores, mas também por garantiria a promoção à Liga A da Liga das Nações da UEFA.
Onze Provável: Pyatov – Butko, Burda, Rakitskiy e Matvyenko – Marlos, Stepanenko, Malinovskiy, Konoplyanka e Yarmolenko – Yaremchuk.
A República Checa, por sua vez, ocupa o 2º lugar com 3 pontos, fruto de uma vitória e uma derrota, com parciais de 3 golos marcados e 3 golos sofridos. Depois de perder na recepção a esta Ucrânia (1-2) no primeiro jogo da prova, e de ter sido goleada às mãos da Rússia (5-1) num jogo amigável, a República Checa conseguiu regressar às vitórias e foi vencer em casa da Eslováquia (1-2), um resultado que lhe permite manter viva a esperança de ainda seguir em frente na competição.
A República Checa tem alguns jogadores em destaque, como é o caso do guarda-redes Vaclík, os defesas Selassie e Kaderabek, os médios Barák e Jantko, e o avançado Schick, todos a representarem equipas das principais cinco ligas europeias. Este último jogar, Schick, foi suplente utilizado frente à Eslováquia, e marcou o golo da vitória, aumentado a hipótese de conseguir um lugar a titular aqui. A vitória aqui colocaria os checos com os mesmos pontos que a Ucrânia, e daria confiança à equipa para continuar a luta pelo acesso à Liga A.
Onze Provável: Vaclík – Kaderábek, Celustka, Brabec e Selassie – Soucek e Pavelka – Vydra e Dockal e Zmrhal – Krmencik.
Existiram 3 confrontos directos em toda a história, cada uma das selecções venceu uma vez, e o restante jogo terminou empatado.
República Checa
|
1-2 |
Ucrânia
|
UEFA Nations League B 2018/19
|
Ucrânia
|
0-0 |
República Checa
|
Amigáveis 2012
|
República Checa
|
4-0 |
Ucrânia
|
Amigáveis 2011
|
A Ucrânia chega aqui num grande momento de forma, tem conciliado organização defensiva com poder de ataque e não perdeu nenhum dos últimos 8 jogos, vencendo 5. A jogar em casa, com o apoio do seu povo, os ucranianos deverão conseguir os 3 pontos e garantir desde já a qualificação à próxima etapa.