Tottenham – Bournemouth (Premier League)
O Tottenham e o Bournemouth colocam-se frente a frente este sábado ao fim da tarde num desafio a contar para a 14ª jornada da Premier League. Os Spurs chegam aqui depois de uma vitória complicada diante do Olympiakos, a meio da semana para a Liga dos Campeões, e Mourinho irá descansar alguns dos jogadores mais regulares. Do outro lado chega um Bournemouth numa onda de duas derrotas consecutivas, as únicas nos últimos cinco desafios consecutivos do campeonato.
O Tottenham ocupa o 10º lugar com 17 pontos, fruto de 4 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, com parciais de 16 golos marcados e 17 golos sofridos. Os Spurs parecem estar a dar-se bem sob as ordens de Mourinho, já que venceram os dois jogos disputados desde que o português assumiu o leme da formação londrina, batendo o West Ham (2-3) e Olympiakos (4-2). Esta vitória diante do Olympiakos veio a meio desta semana para a Liga dos Campeões, uma vitória complicada visto que o Tottenham perdia por 0-2 aos 19 minutos de jogo. Contudo, Mourinho mexeu na equipa e resgatou a vitória antes do último quarto de hora de jogo.
Os Spurs somam apenas uma vitória nos últimos 6 jogos do campeonato, e após um desgastante desafio diante dos gregos, Mourinho poderá fazer algumas alterações, descansando alguns jogadores mais regulares. A equipa perdeu apenas 1 dos 6 jogos do campeonato disputados em casa, vencendo 3, e regista 11 golos marcados e 5 golos sofridos. Apesar de Mourinho já estar a mostrar resultados, há ainda muito trabalho a fazer, especialmente a nível defensivo, com os Spurs a terem concedido 4 golos nos últimos 2 jogos. Lloris, Michel Vorm, Lamela e Ben Davies estão de fora, os quatro lesionados.
Onze Provável: Gazzaniga – Aurier, Alderweireld, Vertonghen e Rose – Ndombele e Winks – Moura, Alli e Heung-Min – Kane.
O Bournemouth, por sua vez, ocupa o 11º lugar com 16 pontos, fruto de 4 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, com parciais de 16 golos marcados e 17 golos sofridos. Depois de três jogos invictos, onde empataram na recepção ao Norwich City (0-0) e em terreno do Watford (0-0), e venceram o Manchester United (1-0), os Cherries foram perder as últimas duas jornadas, diante do Newcastle (2-1) e Wolverhampton (1-2). A temporada dos Cherries tem sido inconstante e a equipa não demonstra diferença em actuar em casa ou fora, somando praticamente os mesmos pontos. A jogar fora, nos 6 jogos disputados a valer para o campeonato inglês, o Bournemouth venceu 2, perdendo 3, registando 7 golos marcados e 8 golos sofridos.
A equipa até começou a obter bons resultados a jogar fora no início da época, somando as duas vitórias nos primeiros 3 jogos, mas falhou depois em vencer qualquer um dos restantes 3. Dominic Solanke, David Brooks, Junior Stanislas, Charlie Daniels e Joshua King, todos lesionados, e Simon Francis, castigado, são baixas confirmadas. Ainda assim, Eddie Howe irá estar confiante em conseguir, pelo menos, visar a baliza adversária, tendo em conta as grandes falhas defensivas dos Spurs.
Onze Provável: Ramsdale – Smith, Cook, Aké e Rico – Lerma, Billing, Wilson e Groeneveld – Fraser – Wilson.
Existiram apenas 4 confrontos directos entre as duas equipas com o Tottenham como equipa da casa, e os Spurs venceram sempre, registando um total de 13 golos marcados e nenhum concedido. Atendendo à qualidade das duas equipas, ao histórico de confrontos directos, pelo factor casa e pelo factor de Mourinho ser agora o treinador dos Spurs, é de acreditar numa vitória do Tottenham, a terceira sob as ordens do português. Contudo, a organização defensiva está longe de estar no seu melhor, e o Bournemouth poderá conseguir chegar ao golo.