Torino – Fiorentina (Série A)
O histórico Torino está em maus lençóis, tal como é percetível pela sua situação classificativa. A abrir a ronda 20, a formação “Granata” mede forças com a Fiorentina de Cesare Prandelli.
Análise Torino
Será desta? A Série A 2020/21 vai já na jornada 20, mas o Torino ainda deseja conquistar a primeira vitória a atuar em casa – se alcançada neste embate com a Fiorentina, será a terceira na presente edição da prova. Vivem-se dias difíceis em Turim que segue no 18º lugar da pauta classificativa com 14 pontos, tantos quanto o Cagliari e apenas mais dois que o “lanterna vermelha” Crotone.
O Torino começou a temporada sob a orientação de Marco Giampaolo, está agora às ordens de Davide Nicola e impera a convicção de que a equipa tem capacidade para fazer muito melhor do que se tem visto. De resto, a contratação de Nicola foi a mais recente medida da direção do clube para tentar dar a volta à situação. Após o empate sem golos frente ao Spezia, encontro em que o Torino esteve 82 (!) minutos em superioridade numérica, a direção do clube decidiu pôr fim à ligação com Giampaolo, avançando para a contratação de Nicola. Na estreia sob nova orientação, o Torino foi empatar ao reduto do Benevento empatar a dois golos, resultado valorizado tendo em conta que o “Toro” esteve a perder por duas bolas a zero e conseguiu empatar já para lá dos 90 minutos, altura em que Simone Zaza fez o segundo da conta pessoal. Os contornos do empate certamente galvanizam a equipa para este duelo com a Fiorentina e importa também valorizar o facto de, três jogos depois, o Torino ter voltado a marcar. Além disso, a equipa entrará em campo frente à Fiorentina com bem mais tempo de trabalho sob novas ordens que aquando do último embate.
Nkoulou e Vojvoda não vão a jogo, ambos lesionados.
Onze provável: Sirigu, Izzo, Lyanco, Ricardo Rodríguez, Singo, Ansaldi, Rincón, Lukic, Linetty, Belotti, Zaza
Análise Fiorentina
A Fiorentina segue no 12º lugar da tabela com 21 pontos conquistados em 19 rondas, sete acima da linha de perigo e a 13 dos lugares que dão acesso às provas europeias da próxima temporada. Para a formação “Viola”, o objetivo realista passa pela tentativa de terminar na primeira metade da tabela, ou seja, entre os dez primeiros colocados. Antes desta visita a Turim, a Fiore conquistou a sua quinta vitória na atual temporada ao vencer por duas bolas a uma na receção ao “lanterna vermelha” Cortone por duas bolas a uma. Ainda que tenha triunfado pela margem mínima frente a um adversário teoricamente frágil – só venceu por uma margem superior na visita à rival Juve (0-3), duelo em que jogou durante muito tempo em superioridade numérica -, a vitória foi importante por ter permitido recuperar após dois desairs, o primeiro frente ao Inter que ditou a eliminação da Taça de Itália, o segundo às mãos do Nápoles e por seis bolas a zero.
Atendendo à resposta positiva dada no mais recente encontro e ao facto de Cesare Prandelli ter todo o plantel à disposição, não se perspetivam alterações no onze inicial para este desafio.
A jogar fora de portas, a Fiorentina conquistou apenas cinco pontos: empatou frente a Spezia (2-2) e Parma (0-0) e venceu a Juve (0-3), encontro em que a “Vecchia Signora” se viu reduzida a dez logo aos 18 minutos. Em termos absolutos, ao cabo de dez jogos enquanto visitante, a formação de Florença conquistou duas vitórias, outros tantos empates e seis derrotas com dez golos marcados e 21 sofridos. Os duelos com Parma e Juventus foram as únicas ocasiões em que a Fiore não sofreu golos fora de poras – em todas as outras, consentiu dois ou mais tentos.
Onze provável: Dragowski, Milenkovic, Pezzella, Igor, Cáceres, Biraghi, Amrabat, Castrovilli, Bonaventura, Ribéry, Vlahovic
Dica de Prognóstico
O Torino está agora sob nova orientação, sabe que todos os pontos contam e de tudo fará para alcançar algo de positivo neste desafio. Ainda que a Fiorentina esteja numa posição bem mais favorável, tudo aponta para um encontro equilibrado.