Suécia – Portugal (Liga das Nações)
A Seleção Portuguesa continua a sua caminhada de defesa do título na Liga das Nações, tendo uma partida agendada para a próxima terça-feira, desta feita em Estocolmo, frente à seleção da Suécia, na Friends Arena, à porta fechada. A partida será relativa à 2.ª jornada do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações, competição onde os suecos entraram mal, apesar de terem vendido cara a derrota na estreia contra a campeã mundial França. Do outro lado, estará a ‘Seleção das Quinas’, que vem de uma goleada e uma exibição fantástica diante da Croácia e que contará, previsivelmente, com o regresso da sua principal figura à ação, falamos claro de Cristiano Ronaldo.
Análise Suécia
A seleção da Suécia sabe que não terá vida fácil para superar as expectativas num grupo onde medirá forças, além da França, com Portugal e Croácia. Ainda assim, a formação orientada por Jan Andersson sabe do seu valor, especialmente depois do que demonstrou na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2020, onde acabou em 2.º lugar de um grupo com Espanha, Noruega, Roménia, Ilhas Faroé e Malta. Depois da entrada com o pé esquerdo na nova edição da Liga das Nações, os suecos vão para a 2.ª jornada a ocupar a 3.ª posição da classificação do Grupo 3 da Liga A, com os mesmos zero pontos da Croácia, menos três que Portugal e França.
Depois de iniciar 2020 com duas vitórias em jogos amigáveis realizados em janeiro passado, diante da Moldávia (1-0) e do Kosovo (1-0), na sequência da caminhada que culminou com o apuramento para a fase final do Euro 2020, a Suécia não foi capaz de iniciar como pretendia o seu trajeto na Liga das Nações. Na partida do último sábado, em Estocolmo, contra a França, os nórdicos perderam por 0-1, num jogo onde conseguiram bater-se muito bem diante dos campeões mundiais, tendo o diferencial surgido pela inexistente eficácia na finalização por parte da equipa de Andersson, em contraste com os franceses.
Onze provável: Olsen – Lustig, Jansson, Lindelöf, Bengtsson – Kulusevski, Olsson, Ekdal, Forsberg – Berg, Quaison
Análise Portugal
A Seleção Portuguesa é dona de uma pesada herança no contexto europeu e internacional, depois das conquistas vigentes do Campeonato da Europa (2016) e da primeira edição da Liga das Nações (2018/19). Com capacidade para lidar com o fardo, os comandados de Fernando Santos conseguiram arrancar da melhor forma a defesa do título, pelo que chegam à 2.ª jornada da Liga das Nações na liderança (ainda que partilhada, em termos pontuais, com a França, que tem pior diferença de golos) do Grupo 3 da Liga A, com três pontos, precisamente a mesma vantagem perante Suécia e Croácia.
Na estreia do último sábado, no Estádio do Dragão, Portugal mostrou-se a um nível muito bom, curiosamente com um estilo de jogo diferente do que Fernando Santos costuma implementar. Na receção à vice-campeã do Mundo, a Croácia, a equipa das “Quinas” goleou por expressivos 4-1, tendo ainda somado outras boas oportunidades para conseguir uma goleada ainda mais vincada. Importa lembrar que, do lado dos croatas, nomes como Luka Modric e Ivan Rakitic não marcaram presença, enquanto que, do lado dos portugueses, Cristiano Ronaldo cumpriu programa de recuperação para poder estar presente neste próximo jogo, em Estocolmo, terreno que bem conhece e onde já foi muito feliz ao serviço da Seleção Nacional.
Onze provável: Patrício – Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Guerreiro – Danilo, Rúben Neves, Moutinho – Bernardo Silva, Ronaldo, Diogo Jota
Dica de Prognóstico
Este deverá ser um jogo onde ambas as equipas procurarão vencer, uma vez que só o líder do grupo no final da fase de grupos ganha o bilhete para a “final four” da Liga das Nações, onde Portugal defende o seu título de campeão. A equipa de Fernando Santos aparecerá bastante moralizada depois da excelente vitória à Croácia, mas deverá ter aqui um jogo mais complicado, até porque a Suécia em casa tem-se batido muito bem contra qualquer adversário. A exemplo da França, na primeira jornada, contra quem os suecos dividiram bem as despesas, tendo até boas chances para evitar a derrota. Pela boa dinâmica ofensiva que é esperada de parte a parte, não deverão faltar oportunidades de golo junto de ambas as balizas, pelo que será uma aposta com muito valor o investimento no mercado de ambas as equipas marcam, com cotação de 1.87 na Bet.pt.