Caen – Bordéus (Ligue 1)
O Caen luta pela sobrevivência esta sexta-feira à noite com a recepção ao Bordéus, com as duas equipas a medirem forças no Stade Michel d’Ornano, num desafio a contar para a última jornada da Ligue 1. A equipa da casa vem de uma derrota diante do Lyon, e precisa obrigatoriamente de uma vitória neste jogo para manter viva a hipótese de conseguir a manutenção. Do outro lado chega um Bordéus que não tem mais nada pelo qual lutar, registando mesmo seis derrotas consecutivas antes desta última jornada.
O Caen ocupa o 18º lugar com 33 pontos, fruto de 7 vitórias, 12 empates e 18 derrotas, com parciais de 29 golos marcados e 53 golos sofridos. Depois de duas vitórais contra o Nice (0-1) e Dijon (1-0), um empate em terreno do Guingamp (0-0) e uma vitória contra o Reims (3-2), o Caen acabou por escorregar na última jornada e perdeu contra o Lyon (4-0). A equipa está em plena luta pela sobrevivência e já não depende apenas de si mesma, já que se encontra 2 pontos abaixo da linha de água, precisando obrigatoriamente destes 3 pontos e esperar que o Amiens perca na recepção ao último classificado Guingamp.
A equipa venceu os últimos dois jogos disputados em casa para a Ligue 1, pondo fim a um registo de 7 jogos consecutivos sem vencer diante dos seus adeptos. A equipa não depende apenas de si mesma e é importante que o treinador Fabien Mercadal arrisque numa postura mais ofensiva, visto que não tem praticamente nada a perder e precisa obrigatoriamente dos 3 pontos, de forma a cumprir a sua parte para conseguir a manutenção. Genevois e Mbengue, ambos lesionados, são baixas confirmadas.
Onze Provável: Samba – Guilbert, Gradit, Djiku e Imorou – Oniangué e Fajr – Deminguet, Khaoui e Ninga – Crivelli.
O Bordéus, por sua vez, ocupa o 14º lugar com 38 pontos, fruto de 9 vitórias, 11 empates e 17 derrotas, com parciais de 33 golos marcados e 42 golos sofridos. O Bordéus já viu melhores dias e chega aqui numa onda de seis derrotas consecutivas, perdendo às mãos do Saint-Étienne (3-0), Nimes (2-1), Lyon (2-3), Angers (0-1), Lille (1-0) e Reims (0-1). A equipa soma apenas uma vitória nos últimos 13 jogos consecutivos do campeonato, um registo bem negativo mas que, ainda assim, deixa a equipa com a manutenção mais que garantida, contando com 5 pontos acima da linha de água, chegando então aqui sem mais nada pelo qual lutar.
A temporada do Bordéus foi, no geral, muito fraca, especialmente os resultados na condição de visitante em jogos para o campeonato, onde a equipa venceu apenas 2 dos 18 jogos disputados até aqui, perdendo 11 no total, e registando apenas 9 golos marcados e 21 golos sofridos. Nas últimas 9 deslocações da equipa para o campeonato, o Bordéus apontou apenas 2 golos, deixando claro o seu fraco poder ofensivo a actuar nesta condição. A equipa não tem mais nada pelo qual lutar e tem a manutenção assegurada independentemente do resultado deste desafio. Cornelius, Tchouameni, Lewczuk, Samuel Kalu e Josh Maja estão de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Costil – Sabaly, Koundé, Jovanovic e Poundjé – Otávia, Youssouf e Basic – Kamano, Briand e Adli.
O Bordéus chega aqui em muito mau momento de forma, numa serie de 6 derrotas consecutivas, e enfrenta um Caen que luta pela sobrevivência. É de acreditar num jogo inspirado por parte dos homens da casa, que recebem um conjunto com muita dificuldade em actuar nesta condição, e com o Caen a somar os 3 pontos.