Reims – Lille (Ligue 1)
Em França, a bola já rola. O Stade de Reims mede forças com o Lille na segunda jornada da Ligue 1, principal escalão do futebol gaulês. Ambas as equipas dividiram pontos na ronda inaugural e apontam agora à conquista da primeira vitória na prova.
Análise Stade de Reims
A Ligue 1 2019/20 terminou de forma precoce e com o Stade de Reims no sexto lugar da tabela classificativa, conjunto que somou 41 pontos em 28 desafios. O principal destaque associado à prestação do Stade de Reims na última época diz respeito ao saldo estatístico em termos defensivos: ainda que a competição tenha chegado ao fim de forma precoce, o facto de o Reims ter sido a defesa menos batida com apenas 21 golos sofridos. David Guion permanece ao leme da equipa e quer continuar a pautar pela consistência defensiva em 2020/21, se bem que o primeiro encontro não correu tão bem quanto isso a esse respeito: na visita ao Stade Louis II para medir forças com o Mónaco, o Stade de Reims empatou a dois, isto depois de até ter estado a vencer por duas bolas a zero, vantagem alcançado antes de estarem cumpridos 30 minutos do desafio. A defesa do Stade de Reims falhou mais que o habitual mas o contexto é propício a isso mesmo: afinal, a equipa cumpriu o seu primeiro jogo oficial desde março. As devidas conclusões terão sido tomadas, os erros corrigidos e o Stade de Reims quer voltar a primar pela consistência neste regresso a casa, importando referir que nove dos últimos dez encontros caseiros disputados por esta equipa terminaram com menos de três golos. Os comandados de Guion deverão entrar em cena alinhados em 1x4x3x3 e Moreto Cassamá, jogador com passagens por Sporting e Porto nos escalões de formação, poderá assumir a titularidade depois de ter sido lançado na visita ao Mónaco. Moussa Doumbia é a única duvida nos donos da casa que, de resto, contam com todas as principais unidades para o ataque a este desafio.
Onze provável: Rajkovic, Foket, Faes, Abdelhamid, Konan, Cassamá, Chavalerin, Berisha, Touré, Zeneli, Dia
Análise Lille
O Lille estreou-se na Ligue 1 2020/21 a atuar em casa e não foi além de um empate a uma bola frente ao Rennes, emblema apurado para a Liga dos Campeões desta temporada que manteve a “espinha dorsal” do plantel. A formação que contou com os portugueses José Fonte, Xeka e Renato Sanches na equipa titular viu partir a sua principal referência para o Nápoles, nomeadamente o jovem avançado nigeriano Victor Osimhen, procurando agora fazer com que Yilmaz e Jonathan David, reforços para a atual campanha, se adaptem convenientemente à nova realidade. No encontro inaugural, o Lille viu o adversário acercar-se mais vezes com perigo da sua baliza, sendo que o Rennes rematou mais vezes à baliza guardada por Maignan. A adaptação das duas novas unidades ofensivas leva tempo e requer que ambos ganhem confiança, importando começar a marcar. Importa ainda sublinhar que o embate com o Reims teve a particularidade de ter sido jogado em 10×10 durante toda a segunda parte. Defensivamente, o Lille é uma equipa capaz – de outra forma não se conseguiria debater nas posições cimeiras da prova – e apresenta recursos suficientes para se bater com qualquer adversário (o PSG está num pedestal à parte, claro está). Pese embora a saída de Osimhen, a base do Lille mantém-se, bem como a liderança de Christophe Galtier.
Reinildo, suspenso após a expulsão frente ao Rennes, falha a visita ao Stade de Reims.
Onze provável: Maignan, Çelik, José Fonte, Botman, Bradaric, André, Renato Sanches, Ikoné, Bamba, Yilmaz, Jonathan David
Dica de Prognóstico
Não obstante as qualidades reconhecidas ao Reims do ponto de vista defensivo, os sinais deixados na ronda inaugural permitem antever algumas dificuldades para manter a consistência ante o Lille. Jonathan David e Yilmaz querem dar provas ao serviço do novo clube e a possibilidade de termos um encontro com pelo menos dois golos parece-nos elevada.